10 coisas que deve fazer pela sua saúde

Há alguns hábitos de saúde que deve adquirir para se tornar numa pessoa com uma saúde de ferro. E, com isso, poupar algum dinheiro.

Publicado em: Particulares Poupar Saúde

Já pensou que a sua saúde é o seu bem mais precioso, uma vez que sem saúde, não pode fazer praticamente nada? Existem algumas recomendações sobre o que deve fazer diariamente ou ocasionalmente, para se manter uma pessoa saudável e manter sempre um sorriso nos lábios.

Descansar é uma das melhores coisas a fazer pela sua saúde

1. Consulte o médico – Não apenas quando se sente adoentado, sobretudo se a sua idade já não for das mais jovens, uma ida ao médico pode ajudar a encontrar precocemente sinais de doenças, para assim serem tratadas de forma mais rápida e eficaz.

2. Faça exercício físico. Caminhe – Coloque o seu corpo em movimento, faça exercício físico. O desporto faz mexer o seu corpo e também interfere com a sua energia, dando-lhe um boost. Se tem pouco tempo para se exercitar, consegue sempre encaixar 30 minutos de exercícios por dia. Há também muitos municípios que oferecem aos seus habitantes circuitos de manutenção.

3. Evite utilizar o seu carro em deslocações curtas. Uma pequena caminhada faz bem ao seu coração e ao planeta.

4. Recicle – Assim ajuda o planeta e não só, a reciclagem tem cada vez mais impacto na sua saúde. Separe os resíduos e ponha-os no ecoponto correcto. Tudo quanto seja plástico ou metal para o ecoponto amarelo. Papel e cartão no ecoponto azul. E tudo o seja relacionado com vidro, sejam garrafas, frascos ou boiões no ecoponto verde. É uma associação indirecta mas, em última análise, ao reciclar está a ajudar o Planeta Terra a respirar melhor, e assim estará a ajudar e muito a sua saúde.

5. Escove os dentes. Use fio dentário – A melhor maneira de manter os seus dentes saudáveis é escová-los a seguir às refeições. Assim, remove a placa bacteriana formada por restos de comida, saliva e bactérias. Antes de escovar não se esqueça de usar fio dentário, para uma higiene mais completa. Ao escovar os dentes regularmente, prevenirá doenças dentárias, como cáries, e evitará algumas visitas ao estomatologista, poupando a sua carteira.

6. Faça refeições em casa – Ao fazer refeições em casa, ganha em praticamente todos os aspectos. A comida será mais saudável em sua casa e a sua carteira também é poupada, já que consegue poupar mais. Habitue-se a comer devagar e não demasiado – Comer demais não é comer bem. Coma até se sentir satisfeito e de forma equilibrada. Se for preciso, coma pequenas porções várias vezes ao dia. Ao comer devagar ajuda a digestão, podendo inclusive apreciar ainda com mais prazer as suas refeições. Alguns estudos recentes mostram que comer devagar poderá fazer com que o seu corpo se sinta saciado com menos quantidade de comida.

7. Não abuse de determinados tipos de alimentos – Apesar de um dos grandes prazeres da vida ser a comida, existem determinados tipos de alimentos que deve evitar consumir, desde fast-food a alimentos mais gordurosos ou com excesso de açúcar, para evitar a hipertensão ou o colesterol. Deve ainda evitar os alimentos “artificiais”, com muitos corantes e conservantes, refrigerantes, fritos e molhos, entre outros.

8. Hidrate-se – É importante repor os líquidos que o corpo vai perdendo ao longo do dia, seja através da respiração, da urina ou da transpiração. A força das nossas células vem essencialmente da água, que garante que o nosso corpo vai funcionar correctamente. Existem alguns alimentos ricos em água que podem ajudá-lo a atingir um nível óptimo de hidratação, como fruta e verduras.

9. Descanse e durma bem – Descanse bem e de forma consistente todos os dias. Sem dormir, o chamado “relógio biológico” baralha o seu ritmo e assim começar a falhar. Seja consistente com os seus horários para assim criar uma rotina para o seu organismo.

10. Faça rastreios e auto-exames – Habitue-se a fazer auto-exames, porque assim poderá detectar doenças precocemente. Há muitas instituições que realizam rastreios de algumas doenças, aproveite a borla e faça rastreios ao seu corpo. Além de saber se tem ou não alguma doença, também poupa, já que a grande maioria destas acções é feita sem custos para o utente.

Uma resposta a “10 coisas que deve fazer pela sua saúde”

  1. deiva

    adoro aprender sobre a saude

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB