10 passos para transformar o seu estágio num emprego

Conheça as estratégias que pode colocar em prática para que a sua presença laboral passe de temporária a permanente.

estágio artigoExistem muitas estratégias que os estagiários podem colocar em prática durante este tempo em que estão integrados no dia-a-dia de uma empresa para tentar garantir que a sua presença laboral passe de temporária a permanente.

Saiba como transformar o seu estágio num emprego, seguindo as dicas propostas pelas revistas Forbes e Time.

 

1. Escolha o estágio certo para o seu perfil

Para começar, tente estar atento a estágios que se adequem às suas competências, formação académica e experiência profissional prévia, caso a tenha. É importante também avaliar o trabalho a desenvolver durante o estágio. Muitas vezes, as empresas pequenas ou médias, com falta de colaboradores, podem oferecer as melhores oportunidades de progressão na carreira e transição para um emprego pós-estágio. Se possível, tente falar com pessoas que passaram pelo mesmo estágio para avaliar a sua experiência a nível laboral.

 

2. Concentre-se no aqui e no agora

Um dos maiores erros durante um estágio é não se aplicar ao máximo no trabalho que tem em mãos naquele momento e estar já a pensar qual será o seu próximo estágio que lhe dará passagem direta para uma posição permanente numa empresa. Em vez disso, concentre-se no momento presente: execute as tarefas que lhe são confiadas de forma competente e no prazo previsto; mostre-se sempre disponível e capaz de trabalhar em equipa; construa a sua reputação e mostre que podem confiar em si.

 

3. Seja avaliado

Apesar de a sua atenção estar focada no trabalho presente, deve manter sempre o futuro em mente e a possível conversão do seu estágio num emprego. Sabendo que muitas empresas aproveitam os seus programas de estágio como forma de recrutamento, informe-se sobre os passos necessários a dar na fase pós-estágio, já que isso mostrará ao potencial empregador que está interessado na empresa. Se o processo estiver formalizado, com avaliações intermédias e finais, informe-se sobre essas mesmas avaliações e prepare-se para as mesmas. Se existirem vagas abertas na empresa não hesite em candidatar-se.

 

4. Receba ‘feedback’

Mesmo que a empresa onde esteja a estagiar implemente um processo formal de avaliação, solicite ‘feedback’ regular sobre o seu trabalho e não espere que o estágio chegue a meio ou ao fim para saber o que pensam de si e do seu trabalho. Nas primeiras semanas, peça ‘feedback’ semanal e tente melhorar o que não estiver bem. No momento de se candidatar a um emprego permanente esta avaliação do seu estágio será preciosa.

 

5. Alargue a sua rede de contatos

Assim que o estágio comece, lute contra a timidez e fale com os seus colegas de trabalho. Aproveite o estágio como uma boa oportunidade para fazer ‘networking’ e alargar a sua lista de contactos, que lhe serão úteis no futuro para progressão na carreira. Sejam profissionais mais séniores ou colegas de estágio, todos são contactos vitais para obter uma referência ou recomendação para uma determinada posição dentro da empresa. Uma boa forma de alargar os seus contactos é participar nos eventos organizados pela empresa e falar com pessoas fora da sua equipa.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB