10 ‘sites’ para poupar em tudo neste Natal

O Natal deve ser uma época festiva, mas as famílias acabam por gastar mais dinheiro do que o que gostariam. Saiba como poupar.

sites_natal1O Natal deve ser uma época festiva, de convívio e harmonia mas é também uma altura em que as famílias acabam por gastar mais dinheiro do que o que gostariam. Presentes para família e amigos, refeições tradicionais, doces típicos, decorações para abraçar o espírito natalício e, em alguns casos, viagens de deslocação, podem fazer com que o orçamento definido previamente para gastar nesta quadra seja ultrapassado. Existem, porém, algumas formas para poupar em todas estas áreas. Conheça 10 sites para o ajudar a poupar nesta quadra. Leia o artigo: Faça você mesmo: Seis sugestões de presentes de Natal

 

1. Groupon

Quer oferecer uma massagem, um fim-de-semana num hotel de luxo, um jantar no restaurante da moda ou algo mais alternativo como uma viagem de helicóptero? Com os sites de compras coletivas, como o Groupon, poderá ter acesso a experiências diferentes com desconto. O site está dividido em várias partes, entre as quais “Mais do que presentes”, que se divide em “sabor”, “momentos”, “ar puro” e “detalhes”.

 

2. Kuanto Kusta

Quer queira oferecer uns ténis de marca, um perfume ou o último ‘smartphone’ do mercado, no Kuanto Kusta poderá encontrar o melhor preço para a sua carteira. O modo de funcionamento é bastante simples, basta colocar no motor o que procura, fazer a pesquisa, escolher o produto certo e será elencada uma lista de lojas online em que poderá comprar com o respetivo preço. Se clicar em “detalhes do preço”, poderá ver a totalidade custo, incluindo pormenores, como as taxas de transporte, que podem fazer a diferença no total a pagar.

 

3.  Caça promoções

Se vai fazer a consoada em sua casa é mais do que certo que as despesas serão elevadas, por isso, deve procurar poupar no que puder. Uma boa forma de fazê-lo é através de promoções e descontos. Hoje em dia todas as lojas e supermercados fazem promoções, mas, se não tiver o “olho treinado”, encontrá-las não é fácil. Por isso, pode recorrer aos blogues que agregam todas as promoções que existem no mercado, como o “Caça Promoções”. Aqui poderá encontrar os folhetos com descontos dos supermercados e assim escolher onde é que pode ser mais rentável fazer compras para a ceia de Natal. O blogue tem também uma secção de “amostras e descontos”, onde pode encontrar vales de desconto que as marcas oferecem, assim como amostras.

 

4.  Economia cá de casa

Joana Roque é a autora deste blogue (Economia cá de casa) onde pode retirar inúmeras ideias (todas poupadas) para poupar na consoada, desde presentes feitos por si a receitas deliciosas. É também Joana Roque que escreve o blogue “As minhas receitas”, onde pode ir buscar inspiração para fazer umas bolachas de gengibre para a consoada. Leia o artigo: Como celebrar a consoada sem gastar muito dinheiro

 

5. A primeira casa da rua

Se procura ideias de baixo custo para decorar a sua casa e deixar o espírito natalício entrar, inspire-se no blogue “A primeira Casa da Rua”, onde poderá encontrar ideias simples, recorrendo a técnicas de reciclagem, reutilização e recuperação. Além de ideias originais e de baixo custo para decoração, no blogue pode encontrar uma secção “Especial de Natal”, onde o autor vai colocando as suas ideias para a quadra. Veja, por exemplo, este pormenor que pode fazer a diferença. Leia o artigo:  13 sites ‘Faça Você Mesmo’ que podem ajudá-lo no Natal

 

6. Pinterest

Para quem procura inspiração para várias áreas, desde a alimentação à decoração, e a lingua inglesa não é um problema, socorra-se da rede social Pinterest. Aqui encontra ideias simples e originais, que podem fazê-lo brilhar sem gastar muito dinheiro. Por exemplo, coloque “natal” e “decorações” na pesquisa e descubra como fazer estes fantoches decorativos, usando apenas um pau de gelado e papel. Leia o artigo: Faça você mesmo: Quatro redes sociais onde pode tirar ideias

 

7. Trivago

Este ‘site’ é um agregador de sites de reservas, como o ‘Booking’, e que faz a comparação de preços de hotéis. Assim, se quiser passar os dias de natal com a família noutra cidade que não a vossa ou se pretender oferecer uns dias de férias, esta é uma boa forma de poupar dinheiro. Basta colocar o nome da cidade para onde pretende viajar, escolher o hotel e aparecer-lhe-á uma lista de ‘sites’ onde pode fazer essa reserva, com os respetivos preços. Assim saberá onde encontrar o melhor preço.

 

8. Skyscanner

Quem é que não gostaria de receber uma viagem no sapatinho, no dia de Natal? Caso essa viagem implique uma deslocação de avião, pode recorrer ao ‘Skyscanner’ – um agregador e comparador de preços de viagens – para encontrar a companhia aérea com o melhor preço para a data pretendida. Se a viagem for para o Natal, é possível que já não encontre preços simpáticos, uma vez que é uma data muito concorrida e, para conseguir poupar, é necessário marcar com alguma antecedência. Porém, se o objetivo é oferecer uns dias de férias numa outra cidade, como, por exemplo, Londres, basta colocar a data, que irá aparecer sugestões para várias carteiras, desde companhias de baixo custo às tradicionais. E se for flexível em relação às datas, poderá poupar ainda mais dinheiro.

 

9.  Preços do combustível online

O Natal é uma das alturas mais movimentadas nas estradas portuguesas. Isto acontece porque muitas famílias se deslocam de automóvel para passar a quadra às respetivas cidades natal. Isto faz com que, para além de presentes e alimentação, muitas pessoas tenham ainda despesas extra relacionadas com o transporte. Uma forma de amenizar esta parcela do orçamento é controlando quanto é que gasta em gasolina. Para fazê-lo, pode recorrer ao ‘site’ “Preços do combustível online”, que pertence à DGEG. Para descobrir o posto de combustível mais barato no município onde reside, basta clicar em cima concelho e escolher a opção “ver os mais económicos”. Também pode procurar os postos de combustível na zona onde está, ao colocar o nome da rua em “localizar-me em”, depois clique em cima dos postos de combustível que aparecem e veja os preços praticados. Escolha o mais barato para atestar antes de iniciar a viagem.

 

10. Via Michelin

Pode ainda procurar poupar na deslocação ao optar pelo itinerário com menos custos. Para isso, pode utilizar o ‘Via Michelin’, um ‘site’ que, entre outras coisas, calcula o melhor percurso para chegar ao seu destino. Pode escolher entre as várias opções: o itinerário aconselhado, o mais curto, o mais rápido ou o mais económico. Pode ainda acrescentar informações sobre restaurantes, sitios turísticos ou hotéis. Se pretende escolher um caminho alternativo à autoestrada, basta clicar em “opções” e escolher a opção “evitar portagens”.

 

Leia também:

Oito dicas para poupar neste Natal

Kit de preparativos de última hora para o Natal

10 decorações de Natal low cost

Opinião: Noite de Paz (Financeira). O Natal está mesmo aí à porta

Como investir o subsídio de Natal

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB