10 Situações que podem desvalorizar a sua casa

Se está a pensar em vender a sua casa, conheça dez situações que podem baixar o valor final.

Publicado em: Casa Particulares Poupar

casaA maior parte dos portugueses prefere ter casa própria a casa arrendada. Prova disso é o estudo levado a cabo pelo instituto económico alemão IWD e dado a conhecer no ano passado, em que é divulgado que pelo menos 75% dos portugueses são proprietários de imóveis. Depois de nos últimos anos o mercado imobiliário parecer estar a sucumbir aos efeitos da crise económica, as vendas de habitação estão agora a aumentar. De acordo com os dados mensais da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) em abril, as transações no mercado imobiliário aumentaram 28,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Se está a pensar em colocar a sua casa à venda, conheça dez situações que podem contribuir para a desvalorização do preço da sua habitação.

 

1. Má vizinhança

Ter vizinhos problemáticos com atitudes pouco sociais como fazer barulho excessivo ou ter um comportamento agressivo pode ser uma situação complicada para quem está a tentar vender a habitação. Ainda assim, é aconselhável que informe o comprador sobre a relação que tem com os seus vizinhos de forma a que ele tome a sua decisão da melhor maneira possível.

 

2. Vive numa zona de bares

Se a sua habitação está situada numa rua com muitos bares, cafés e restaurantes é normal que a sua casa veja o seu preço ser desvalorizado. Isto porque a localização da sua residência implica que os novos compradores vão muito provavelmente assistir a casos extremos de barulho, zangas e lixo característicos das ruas com muita movimentação.

 

3. Obras ilegais em casa

Ao fazer qualquer modificação na planta da sua casa, deve informar a Câmara Municipal da sua área de residência e pedir uma licença. Isto é bastante importante no caso de tentar no futuro vender a sua habitação, uma vez que a planta colocada na Câmara Municipal pode não corresponder à realidade. Assim, o novo proprietário terá que realizar a atualização de informação junto do município e possivelmente pagar uma multa que não lhe compete.

 

4. Vive numa zona de cheias

Existem algumas zonas em Portugal, que nos últimos anos têm sido sacrificadas pela subida das águas. Tendo em conta os possíveis estragos é natural que a sua casa veja o seu valor a diminuir se vive numa zona com uma história de cheias.

 

5. Não dar atenção à zona exterior da sua habitação

Ter um jardim coberto de ervas daninhas e paredes exteriores danificadas pode diminuir em 5% o valor da sua casa, segundo os especialistas da Moneywise. Fazer uma manutenção geral periódica pode ser benéfico para melhorar a aparência visual da sua habitação e ajudá-la a valorizar.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB