12 ‘apps’ para todas as etapas escolares dos seus filhos

Com os novos avanços tecnológicos, existem cada vez mais 'apps' que podem auxiliar os seus filhos em algumas disciplinas escolares.

appsCom o início da época escolar, muitos pais fazem as contas a todo o material escolar que têm de adquirir para os seus filhos. No entanto, com as novas tecnologias, ‘smartphones’ e ‘tablets’ a invadirem as casas dos portugueses é mais fácil poupar com o recurso de aplicações gratuitas ou de valor reduzido. Dicionários e calculadoras são exemplos de materiais escolares utilizados nas salas de aula que pode encontrar também nas lojas de aplicações. Conheça então 12 ‘apps’ que podem ajudar o seu filho na escola desde o ensino básico até à universidade.

 

1. Apps dos 6 aos 10 anos

– ABC do Sapo: Se o seu filho ainda não aprendeu o abecedário, a aplicação ABC do Sapo pode ser uma ajuda. Disponível em Android e iOS e completamente gratuita, esta aplicação permite conhecer o nome e o som das letras e descobrir novas palavras.

– Pili Pop: Ensinar a língua inglesa de forma diferente é uma das vantagens desta aplicação. Apesar de custar 5,99 euros e apenas estar disponível para iOS, é uma aplicação que motiva a aprendizagem oral através de jogos lúdicos e do reconhecimento da fala.

– Animações de Matemática: A matemática pode ser por vezes um “bicho de sete cabeças” e é por isso que esta aplicação pode tornar-se numa ajuda para as crianças que têm alguma dificuldade nesta disciplina. Ao oferecer exercícios divertidos de somar, subtrair, multiplicar, dividir e até frações torna-se bastante útil para os mais pequenos. Tem um custo de 0,89 cêntimos e está apenas disponível em iOS.

 

2. Dos 11 aos 15 anos

– Dicionário da Língua Portuguesa: Com a chancela da Porto Editora, foi criado a pensar tanto nos alunos como nos professores que recorrem ao dicionário para retirar dúvidas. Ao realizar o ‘download’ da aplicação – que é completamente gratuita, irá conseguir aceder ao dicionário com o novo acordo ortográfico e sem o novo acordo ortográfico. Está disponível em iOS e Android.

– O corpo humano explicado por Tom: Ter dúvidas sobre o funcionamento do corpo humano é recorrente nas crianças. Questões sobre como funciona o cérebro ou porque ficamos bronzeados podem ser facilmente respondidas através da utilização desta aplicação. Apenas disponível em iOS, é gratuita.

– Babbel: É no ensino básico que é introduzida a aprendizagem de duas novas línguas, que podem tornar-se confusas e complicadas para os novos alunos. Por isso mesmo, esta aplicação pode ajudar os seus filhos não só em inglês e francês, mas também em alemão ou espanhol ou outras línguas que queiram aprender. Esta aplicação é gratuita e está disponível em Android e iOS.

 

3. Dos 16 aos 18 anos

– WolframAlpha: Para quem tem bons conhecimentos de inglês, esta aplicação revela-se uma salvação para quem quer ver as suas dúvidas respondidas em pouco tempo. Basta inserir a palavra-chave do assunto a pesquisar e ter acesso a toda a informação existente sobre o tema. Está disponível em Android e iOS e tem um custo de 2,69 euros.

– iStudiez Pro: Para os estudantes que gostam de ver todas as suas atividades organizadas, esta aplicação pode ser uma boa opção. Além de poder colocar o horário escolar é também possível inserir os prazos de entrega de trabalhos, planear os trabalhos de casa ou trabalhos de grupo. Pode ser instalada não só em computadores, como nos ‘tablets’ e ‘smartphones’ que tenham sistema Windows e iOS e tem um custo de 2,69 euros.

– Quick Graph +: As calculadoras gráficas necessárias para a disciplina de matemática têm normalmente um custo bastante elevado para os bolsos de alguns pais. Mas existe uma aplicação que pode ajudar a poupar algum dinheiro. A Quick Graph + é uma calculadora gráfica que permite produzir gráficos em 2D e 3D e realizar e editar equações. Está disponível gratuitamente para iOS, mas existem aplicações equivalentes em outras lojas de aplicações.

 

4. Mais de 18 anos

– EasyBib: Para quem tem de escrever regularmente trabalhos escritos onde a utilização de citações é obrigatório, esta aplicação promete tornar a pesquisa e inserção de citações mais fácil. Ao utilizar esta ‘app’ pode escolher o formato da citação pedida e encontrar facilmente a página e o livro a que a citação pertence. Esta aplicação é gratuita e está presente em iOS e Android.

– SelfControl: Nem sempre é fácil encontrar a concentração necessária para realizar trabalhos ou estudar. Por isso, esta aplicação foi criada com o intuito de bloquear qualquer site distrativo por um certo período de tempo. É gratuito e está apenas disponível para computadores Mac, mas existem aplicações similares para outros dispositivos.

– Google Drive: Todo o tempo livre que existir para fazer trabalhos é para aproveitar. E é aqui que o Google Drive pode ser uma ajuda: Como está disponível em vários dispositivos ao mesmo tempo, pode em qualquer altura escrever ou alterar qualquer documento de Word, Excel e até Powerpoint que tenha introduzido na nuvem. Além disso, é possível partilhar os documentos existentes com outros colegas. É grátis e está disponível para computadores, ‘tablets’ e ‘smartphones’.

 

 

Leia também: 

Como escolher um ‘tablet’?

Saiba como escolher um ‘smartphone’

Que seguros existem para proteger os seus filhos? 

Quatro jogos que ensinam ao seu filho o valor do dinheiro

10 dicas financeiras de pais para filhos

Uma resposta a “12 ‘apps’ para todas as etapas escolares dos seus filhos”

  1. Malu

    Muito interessante!

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB