5 dicas para compras em cima da hora

Se não teve tempo de fazer as suas compras, conheça cinco dicas que podem salvá-lo.

Comprar presentes de Natal em cima da hora é uma aventura. Não apenas pelos quilómetros infindáveis de trânsito nas zonas comerciais, pelas lojas cheias, pelo estacionamento esgotado, mas principalmente pela dificuldade que é encontrar o presente ideal quando já há muita coisa esgotada.

Para que esta experiência não se torne num pesadelo, o primeiro passo é fazer uma lista com o nome de todas as pessoas a quem vai oferecer presentes e ir pensando no que essa pessoa iria gostar. Se é daqueles que deixa os presentes para a última hora, prepare-se, pois mesmo em crise, irá encontrar os centros comerciais cheios. Para evitar que se desgaste demasiado, o Saldo Positivo deixa-lhe cinco dicas que vão facilitar-lhe a vida e vão evitar que arruíne a sua conta bancária.

Faça uma lista

Faça uma lista de todos os familiares e amigos que merecem receber um presente. Depois determine quanto dinheiro pode gastar no total, sem comprometer a sua saúde financeira, e, só depois, decida quanto é que vai gastar por cada pessoa que consta na sua lista. Seja qual o valor destinado para pessoa, faça todos os esforços para manter o orçamento inicial e não gaste dinheiro que não tem.

Depois de fazer a lista, imagine o que gostaria de oferecer a cada pessoa e compare preços através da internet. Para isso, utilize sites como kuanto kusta, o precos.com.pt ou o izideal.

Evite gastar demais

Esta quadra faz com que muitas pessoas se deixem entusiasmar e acabem por gastar mais do que podem. Não vale a pena exceder-se nos gastos com presentes, porque vai falhar a regra número 1: fazer um orçamento de natal e manter-se fiel a ele.

Além disso, está criar falsas expectativas aos seus familiares e amigos. No próximo ano, se não conseguir manter o budget, estes poderão ficar desapontados.

Utilize cartões que o ajudam a poupar

Nesta época natalícia pode também colocar os cartões bancários a favor da sua carteira. Por exemplo, algumas marcas têm cartões de fidelização que permitem acumular pontos que depois são convertidos em diversos tipos de vantagens. Por outro lado, não se que esqueça que existem cartões bancários que permitem o cash-back. Ou seja, os bancos devolvem ao cliente uma pequena percentagem do valor efetuado em compras com este meio de pagamento. Nota ainda para os cartões que permitem o arredondamento para a conta poupança e por fim aos cartões que permitem preparar a reforma.

Vá às compras sozinho

Quem faz compras sozinho tende a gastar menos dinheiro do que aqueles que vão às compras com amigos ou familiares. Um parceiro para as compras poderá ser motivo de distração, mas também o podem pressionar a comprar presentes que não estão na sua lista. Assim, por mais que a companhia lhe saiba bem, prefira sempre ir às compras sozinho.

Este factor é especialmente importante se tiver filhos. As lojas colocam os produtos destinados aos mais pequenos, mesmo ao nível dos seus olhos, o que faz com que estas se sintam atraídas por determinado objeto e corre o risco de ter o seu filho a fazer uma “cena” à frente de toda a gente para ter o brinquedo em causa. Estas situações são de evitar, por isso deve procurar não fazer compras com os filhos.

Seja criativo

Se o seu orçamento de Natal é tão apertado, que não chega para todas as pessoas que constam na lista, dê asas à imaginação. Se tiver algum talento especial, poderá usá-lo como presente, por exemplo, se tiver jeito para doces, faça umas compotas ou umas bolachas para oferecer, se tiver jeito para as artes manuais, faça um colar.

Se não tiver nenhum talento especial, pode, por exemplo, oferecer um “voucher” caseiro para tomar conta do seu sobrinho enquanto os pais vão jantar fora, oferecer uma limpeza de casa ou pintar uma divisão da casa. Basta ter imaginação.

Conheça os cartões da Caixa que lhe dão cash-back aqui.

Conheça os cartões da Caixa que lhe permitem arredondar aqui.

Conheça o cartão da Caixa que lhe permite preparar a reforma aqui.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB