- Saldo Positivo - http://saldopositivo.cgd.pt -

Cinco sites para o ajudar a poupar

Os tempos dificeis exigem poupança aos portugueses, mas a tarefa afigura-se hercúlea para quem, todos os meses, tem créditos para pagar, contas fixas, despesas de automóvel, escolas e material dos filhos. O orçamento caseiro já está apertado, mas dá sempre para encolher um pouco mais sem perder qualidade de vida. Aliás, ganha-se em poupança e em tempo. Se já começou pelo Saldo Positivo está no caminho certo para aforrar, mas conheça outros sites que o ajudam a fazer alguma poupança.

Use o crédito pessoal para investir em si

Electricidade

Experimente os simuladores da EDP [1]. O simulador de potência estima os consumos da sua casa de forma intuitiva e a partir daí, poderá decidir qual a potência a contratar. O simulador de tarifas permite-lhe sabe qual a melhor forma de poupar na electricidade, se adoptar a tarifa simples ou a bi-horária.

Água

Se quer saber os seus níveis de consumo de água ou se está a utilizar mais deste bem natural do que devia (penalizando o ambiente e a sua conta bancária), então experimente o simulador de consumos da EPAL [2]. Este permite que tome consciência da eficiência e racionalidade dos seus hábitos de consumo. Vai, ainda, revelar-lhe a quantidade de água que se perde com pequenos descuidos ou avarias, assim como algumas dicas de poupança de água.

Gasolina

Para quem utiliza diariamente o automóvel, mas já não sabe por onde começar a cortar nos gastos, o Saldo Positivo deixa-lhe duas dicas. Antes de sair de casa, seja para ir para o trabalho ou para lazer, aceda ao site da Brisa, secção de clientes [3], onde consta informação de trânsito. Desta forma, poderá saber se a estrada que pretende utilizar está congestionada. Se estiver, procure seguir caminho por outra via que esteja mais aliviada. Este pormenor poupa-lhe tempo e dinheiro. A segunda dica é o site da Direcção Geral de Energia e Geologia, Preços de Combustível online [4]. Se precisa de colocar gasolina na sua viatura, neste site irá encontrar os postos de combustível onde a gasolina ou o gasóleo são mais económicos.

Às compras

O Kuanto Kusta [5] é um site português que faz comparações de preços entre centenas de lojas online. Desde artigos de informática, a telemóveis, jogos de computador, passando pela roupa ou livros, aqui pode encontrar de tudo. O funcionamento é muito simples: abre o site, escreve o nome do artigo que procura e aparecem as lojas onde o produto está à venda e respectivos preços. Excelente para fazer comparações e optar pelo sitio mais barato.