GUIAS PRáTICOS

Já conhece o Programa Casa Eficiente?

O Programa Casa Eficiente vem abrir a oportunidade de melhorar a eficiência energética das habitações nacionais e tem parcerias bancárias.

Espaço Porto CruzO Programa Casa Eficiente vem  abrir oportunidade de melhorar a eficiência energética das habitações nacionais. Lançada em abril deste ano, a iniciativa integra o Programa 2020, conta com parcerias bancárias e visa a aquisição de equipamento ou a execução de obras.

Muitas das casas nacionais mantém ainda uma grande debilidade no que diz respeito aos indicadores de eficiência energética. Ou seja, grande parte do edificado nacional ainda não tem a sua certificação energética e mutos daquelas que já a têm ainda não respondem aos padrões mais elevados da escala de classificação energética.

A um cenário que tem grande margem de melhoria, o governo respondeu com o lançamento do Programa Casa Eficiente que, desde Abril de 2018, permite pelo menos três soluções de apoio ao incremento energético de particulares e empresas.

Desde logo, a aquisição de eletrodomésticos, equipamentos ou tecnologia que possam melhorar a eficiência energética; reduzir o consumo e monitorizar a sua gestão, assim como o investimento justificado com obras tendo em vista a melhoria do desempenho energético das casas.

Na prática, esta iniciativa vem viabilizar um incremento do desempenho ambiental e isso, além de envolver a eficiência energética, nomeadamente com o recurso a energias renováveis, pode implicar uma melhor gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Quais as vantagens de aceder aos Programa?

O Casa Eficiente 2020 vem permitir condições mais favoráveis de acesso a crédito para intervenções quer no interior, quer no exterior das casas, assim como para condomínios ou seja, nas zonas comuns das habitações. Esta operação pode ser solicitada junto de um banco parceiro desta iniciativa – de onde se inclui a CGD – Estas intervenções podem ser de vária ordem – desde que fundamentadas com objetivos definidos e devidamente registados no portal Casa Eficiente 2020 (associar a https://casaeficiente2020.pt/sobre-o-programa/)

 

Obter o apoio – Passo a passo

  • Aceder ao portal onde além de toda informação necessária deverá obter a sua declaração de Casa Eficiente
  • Simular as intervenções para que vai pedir apoio: aqui identifica as operações que pretende levar a cabo e a plataforma indica-lhe o seu impacto ambiental e energético.
  • Orçamentar a intervenção com os fornecedores que pode selecionar da lista disponível para cada tipologia de operação. A plataforma devolve-lhe uma minuta orçamental que deve apresentar à lista de fornecedores qualificados para este programa.
  • Depois de obter um orçamento mais fechado e apresentar toda a documentação necessária, obterá a sua declaração Casa Eficiente a validar com a com a sua rúbrica.
  • Oficialize a sua candidatura junto de um dos bancos protocolados a quem deve apresentar a Declaração Casa Eficiente e restante documentação necessária

Consulte mais detalhes no portal do Programa Casa Eficiente em https://casaeficiente2020.pt/sobre-o-programa/

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB