Sete ideias para poupar energia

Com pequenas mudanças em casa pode poupar quase 400 euros por ano na factura da electricidade.

poupar energiaA sua casa consome a maior parte dos seus recursos e, muitas vezes, é em casa que desperdiça dinheiro, com equipamentos ligados todo o dia ou luzes acesas onde não está ninguém na divisão. Se prestar atenção aos pormenores não é o seu forte, saiba que há situações em que convém mesmo olhar para os detalhes. A máxima “grão a grão, enche a galinha o papo” faz aqui todo o sentido. Com pequenas mudanças em casa, pode poupar quase 400 euros por ano. Dinheiro que poderia canalizar para outras áreas da sua vida, como a poupança para a reforma, por exemplo.

1. Lâmpadas economizadoras

Com uma lâmpada fluorescente compacta de 18 Watts consegue o mesmo efeito que com uma lâmpada normal de 100 Watts. São lâmpadas mais caras, mas o investimento inicial é compensado, uma vez que duram mais tempo e permitem uma poupança considerável na sua factura energética. Se substituir só cinco das lâmpadas normais por lâmpadas economizadoras pode cortar 50 euros por ano no que gasta em electricidade. Poupe 50 euros por ano.

2. Electrodomésticos

Opte, sempre que possível, pelos equipamentos com melhor classificação de eficiência energética. A diferença no consumo de energia entre um frigorífico combinado classe A (a melhor classificação) e um de classe C, ascende a meia centena de euros por ano. Poupe 52 euros por ano (só com o frigorífico).

3. Baixe a temperatura da máquina

Prefira usar o programa de baixas temperaturas da sua máquina de lavar roupa. Se regular a temperatura para 40ºC, em vez de 60ºC, pode poupar 16 euros por ano. Outra boa ideia é usar a máquina apenas quando tiver roupa suficiente para a capacidade máxima do tambor e sempre nos programas mais económicos. Nesse caso conseguirá diminuir também a factura da água. Poupe 16 euros por ano.

4. On/Off

Desligue mesmo os equipamentos, em vez de os deixar apenas em stand-by. Da próxima vez que desligar a televisão, faça-o no botão do aparelho. A luz que fica acesa (sem nenhum benefício adicional) custa 37 euros por ano.

5. Corte o cordão

Retire o carregador do telemóvel da tomada quando acabar de o carregar. Poupe até 87 euros por ano.

6. Tape as correntes de ar

Calafete portas e janelas. Uma casa mal isolada perde até 11 por cento do calor do seu interior. Dá trabalho, mas diminui a necessidade de aquecedores eléctricos e poupa na factura da electricidade. Opte por vidros duplos, que diminuem os barulhos da rua e, ao mesmo tempo, a perda de calor. Poupe 78 euros por ano.

7. Diminua o termóstato

No Inverno reduza o termóstato do aquecedor, no Verão suba a temperatura do ar condicionado em 1º C, com isso pode poupar 43 euros por ano. Se limpar todos os filtros regularmente, poupa mais 15 euros. Poupe 58 euros por ano.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB