Altere a sua casa para o modo poupança

Alterar a sua habitação para modo para poupança, será essencial para um maior controlo dos seus gastos.

Publicado em: Casa Particulares Poupar

As medidas apresentadas em conjunto pelo Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu estão a começar a ser aplicadas e está na altura de começar a poupar, para conseguir equilibrar as perdas que vai ter nos próximos tempos. Nada melhor do que começar a alterar a sua habitação para um modo de poupança, precavendo-se contra os tempos mais difíceis que aí vêm. Existem diversas maneiras de poupar na sua casa, mas as mais essenciais abrangem as questões mais importantes, ou seja, água, electricidade ou gás.

Comece a poupar ainda mais na sua casa, alterando o seu modo para poupança

O Saldo Positivo dá-lhe a conhecer algumas formas de poupar dentro da sua residência, guardando mais umas moedas na sua carteira.

Reutilize e faça o seu orçamento

Um maior e melhor planeamento do seu mês, em termos financeiros, poderá ser a chave para uma maior poupança. Se ainda não faz um orçamento para a sua carteira, será uma boa altura para começar e para perceber as diferenças (e as poupanças) que podem surgir. Não se esqueça: Um bom planeamento evita muitos dissabores.

Relativamente a exemplos sazonais, evite ter coisas mais tempo do que aquele em que as vai realmente usufruir. Por exemplo, agora que a época desportiva está a terminar, equacione a utilização de canais desportivos nos meses de verão. Estará a pagar por um serviço que, durante uns meses, terá pouca utilidade se for um amante do futebol europeu. Se já é um grande adepto do orçamento familiar, faça-o e refaça-o diversas vezes, até conseguir poupanças significativas. Seja imaginativo.

Reduza, reutilize e recicle. Aprenda a reduzir as quantidades em tudo. Reutilize o que pensa que já não usa e aproveite para dar uma outra utilidade a alguns objectos. Ponha a imaginação a funcionar e dê outra alegria à sua casa.

Água

É o bem mais essencial para a vida e é igualmente importante que racionalize cada vez mais o consumo de água na sua casa, começando por implementar algumas regras mais básicas, tais como trocar o banho de imersão pelo duche, poupando cerca de um terço de água. Poderá ainda aproveitar a água ao iniciar o banho (enquanto não aquece) guardando-a num balde para ser aproveitada futuramente.

Higiene pessoal
Na sua higiene ainda mais pessoal, comece a fechar a torneira enquanto escova os dentes ou corta a barba. Se tem alguma torneira a pingar, resolva o problema o mais rápido possível, já que poderá poupar bastante no final do mês. Já nas suas limpezas, por exemplo da loiça ou da roupa, opte por lavar manualmente sempre que a sua máquina não está cheia.

Torneiras
Nas torneiras, pode optar por colocar um redutor de fluxo, o que poderá gerar uma poupança significativa do consumo de água. Também no autoclismo poderá poupar alguns litros de água, bastando para isso diminuir o volume da sua descarga colocando, por exemplo, uma garrafa de água cheia dentro do reservatório.

Electricidade

No plano de austeridade apresentado conjuntamente pelo FMI, UE e BCE, haverá um aumento do IVA para a electricidade, o que poderá representar um acréscimo de algumas dezenas de euros anuais. Assim, é importante que estabeleça regras na sua habitação para uma maior eficiência energética.

Lâmpadas
Poderá começar por mudar as suas lâmpadas incandescentes para economizadoras. Este investimento, em lâmpadas que não são baratas, é sustentável a longo prazo, já que as lâmpadas “novas” duram ,em média, muito mais e gastam muito menos. A troca de lâmpadas na casa pode mesmo resultar em poupanças de mais de 30 euros por ano. Contudo, não pode relaxar. Lá por ter lâmpadas economizadoras não quer dizer que as possa deixar acesas mais tempo ou que comece a instalar muito mais pontos de iluminação em casa.

Electrodomésticos
Evite ainda deixar a sua televisão, leitor de DVD ou aparelhagem em modo stand-by, já que irá continuar a gastar energia. Opte, por exemplo, por comprar uma ficha tripla com botão de alimentação, para assim controlar da melhor forma, os gastos eléctricos dos seus aparelhos.

Racionalize, ainda, o seu frigorífico, evitando abri-lo de forma sistemática para tirar apenas uma coisa. Aproveite também o facto de Portugal ser o país europeu com mais horas de sol durante o ano, e em vez de usar a máquina de secar a roupa, use um estendal, poupando assim muita electricidade.

Gás

Tal como na electricidade, o IVA no gás vai aumentar no último trimestre do ano. Assim, todos os pequenos comportamentos que aliviem uma conta que vai passar a chegar com IVA a 23 por cento, são bem-vindos. A grande fatia da utilização do gás na sua habitação está relacionada com os cozinhados e com a água quente. Assim, comece a poupar desligando o esquentador enquanto não o utiliza.

Comece, também, a cozinhar de forma mais económica, nomeadamente através de um maior controlo dos bicos do fogão, para assim ser mais eficiente. Utilize as tampas das panelas para uma cozedura mais rápida, e também panelas mais pequenas para uma maior eficiência. Use, de forma mais recorrente, a panela de pressão, já que esta necessita de menos gás para cozinhar.

Uma resposta a “Altere a sua casa para o modo poupança”

  1. Miguel

    Excelentes dicas! De implementação obrigatória para quem quer/precisa poupar dinheiro!

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB