APB promove sessões de educação financeira em Lisboa

Durante este mês e até ao dia 2 de junho a Associação Portuguesa de Bancos vai dar acções de formação financeira. Veja como participar.

lietracia-artigoDurante o mês de maio e o início de junho, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) vai promover em Lisboa várias sessões de educação financeira abertas ao público em geral.

Entre os temas que serão abordados durante estas ações está a gestão do orçamento familiar, os conceitos básicos sobre como funcionam os produtos financeiros e um módulo específico sobre a caracterização dos depósitos bancários.

As sessões terão lugar na Hemeroteca Municipal de Lisboa, entre as 17.30 e as 19.00 horas e o calendário das sessões de formação é o seguinte:

– 11 de maio: Planeamento e gestão do orçamento familiar; crédito e endividamento

– 18 de maio: Sistema financeiro e produtos financeiros (conceitos básicos)

– 25 de maio: Poupança: Conceitos básicos, remunerações e taxas de juros

– 2 de junho: Os depósitos bancários – Caracterização e tipologia; a Garantia dos depósitos.

A participação nestas sessões é gratuita, no entanto, os consumidores interessados deverão fazer uma inscrição prévia. Mais detalhes aqui.

Recorde-se que estas ações fazem parte da estratégia do grupo de trabalho de educação financeira da APB para a promoção da formação do público em geral.

 

Relatório da OCDE revela melhorias na literacia financeira dos portugueses

Um estudo elaborado pela OCDE e divulgado no mês passado revela que os portugueses detêm conhecimentos financeiros acima da média europeia. Recorde-se que neste relatório foram estudados 17 países. E Portugal não saiu mal nesta fotografia: em nove das 12 questões colocadas os portugueses registaram resultados acima da média europeia. Por exemplo: 72% dos entrevistados em Portugal referiram fazer um orçamento familiar (um valor que compara com os 63% da média europeia) e 87% mostraram saber o que é a inflação.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados:

– Manual de educação financeira é lançado hoje nas escolas

– Reguladores dão acções de formação financeira gratuitas 

– Como chegar a milionário seguindo as dicas dos gurus

– Como organizar o seu orçamento quando está sem dinheiro

– 10 Sites para gerir melhor as suas despesas

– Seis dicas poupança  de milionários frugais

– Cinco más estratégias para as suas finanças

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB