Black Friday: Como aproveitar os descontos online?

São várias as lojas online que estão a promover descontos em produtos devido à Black Friday. Saiba como tirar partido deste evento.

black fridayCerca de 15% dos portugueses vão optar por fazer as suas compras de Natal ‘online’ este ano. A revelação foi feita por um inquérito recente da consultora Delloitte que realizou o estudo “Portugal – Natal 2014”. Se é um dos que vai optar por comprar através desta via, porque não fazê-lo na ‘Black Friday’ (“Sexta-feira Negra”, traduzindo literalmente para português)? Nos países anglo-saxónicos a tradição da ‘Black Friday’ é bastante forte, e este dia celebra-se a 28 de novembro em 2014. Em Portugal apenas poderá aproveitá-lo na sexta-feira seguinte ao dia 25 de dezembro, ou seja, este ano será no dia 26 de dezembro. No entanto, há cada vez mais lojas a aderirem a este fenómeno ainda em novembro.

Se quer usufruir dos descontos e promoções da ‘Black Friday’ antes do Natal, terá de o fazer através das lojas ‘online’, sendo necessário ter alguns cuidados para que tudo corra pelo melhor e as suas compras consigam chegar a tempo do dia de Natal.

 

Pesquise antes

É essencial que antes de se comprometer com qualquer tipo de produto, pesquise as várias promoções das lojas ‘online’. Até porque muitas delas começaram as promoções já no início de novembro. Se já tiver algum produto em vista, tente pesquisar se ele está em promoção. Além disso, é importante que verifique o preço do produto em vários sites. Como o desconto pode variar, é imperativo que esteja bem informado sobre o valor praticado nas várias lojas ‘online’. Tenha também em conta o tempo de entrega. Se estiver a realizar uma compra de Natal, a encomenda pode não chegar a tempo. A razão normalmente apontada para esta situação é o aumento de fluxo de encomendas que podem atrasar a entrega de alguns pedidos.

 

Veja se compensa

Ao comprar um produto numa loja ‘online’ fora da União Europeia, terá que ter mais atenção à relação entre o preço e o custo que poderá ter com o desalfandegamento. Lembre-se que se a encomenda parar na alfândega terá que apresentar os documentos comprovativos da sua compra. Por norma, o processo de paragem na autoridade alfandegária é aleatório. Mas se a sua encomenda for inferior a 22 euros, e sendo isenta de IVA, é possível que não necessite de realizar o desalfandegamento. Ainda assim se a encomenda vier com a fatura, a Alfândega faz as contas aos direitos aduaneiros e ao IVA e terá que pagar esse valor quando levantar o produto nos CTT. Para saber mais sobre este assunto leia o artigo “Como desalfandegar uma encomenda vinda de fora da Europa?”.

Outra questão a ter em conta são as taxas de câmbio. É igualmente importante que verifique o preço em euros antes de proceder ao pagamento, pois poderá ficar mais caro, ou mais barato, após a aplicação da taxa de câmbio. A título de exemplo: um produto que custa 119 dólares, após o câmbio poderá ter um custo de 95 euros, de acordo com uma simulação feita no conversor de taxas de câmbio do Banco de Portugal, no dia 17 de novembro de 2014. Já um artigo comprado num site do Reino Unido, cujo preço seja 119 libras, ao fazer a conversão o custo dispara para 148 euros. Além disso, não se esqueça de contabilizar todos os custos envolvidos no processo como o preço de entrega que podem encarecer o preço final a pagar.

 

Informe-se sobre as políticas de devolução

Por mais que queira comprar um artigo que esteja a um preço imperdível, deve antes de mais informar-se sobre as políticas de devolução. Geralmente as lojas ‘online’, têm uma política de devolução bastante abrangente. Normalmente terá um mês para proceder ao retorno da sua encomenda, que será seguida pela devolução do seu dinheiro. Lembre-se que ao fazer compras em lojas ‘online’ mais conhecidas é mais fácil ter acesso a um e-mail ou contacto telefónico onde pode expor o seu caso ou algo que correu menos bem com a sua encomenda. Se realizar uma compra ‘online’ fora da União Europeia, informe-se sobre como pode desistir da compra se acontecer algum imprevisto.

 

Leia também: 

Sabe que impostos paga nas compras online?

O que pode comprar no estrangeiro sem pagar imposto? 

Oito dicas para poupar neste Natal

Como poupar nas compras de supermercado 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB