Oito cabazes de frutas e legumes por menos de 16 euros

Saiba como fazer uma alimentação saudável com oito cabazes de frutas e legumes por menos de 16 euros.

cabazes de frutas e legumesReduzir o peso das despesas de supermercado e ainda assim manter uma alimentação saudável é um desafio com o qual a maioria dos portugueses se debate atualmente. Atentas a estes problemas, várias empresas ligadas ao setor agrícola têm começado a comercializar vários cabazes de frutas e legumes de época, a preços acessíveis. Comprados diretamente ao produtor e sem passar por intermediários comerciais, os cabazes de frutas e legumes oferecem quantidades consideráveis de alimentos e podem ainda, em alguns casos, ser entregues em casa ou no local de trabalho. Conheça então oito cabazes de frutas e legumes que podem ajudá-lo a poupar na alimentação. Leia também o artigo: Seis dicas para fazer uma alimentação saudável low cost

 

1. Prove

Iniciado nos concelhos de Palmela e Sesimbra em 2006 e agora presente em quase todo o país, tem como objetivo desenvolver o conceito de proximidade entre produtores e consumidores com recurso às novas tecnologias de informação. Por isso mesmo, as inscrições só são possíveis através de internet no site do Prove. É fornecida uma lista onde poderá retirar os legumes ou frutas que não quer receber no seu cabaz. A entrega do cabaz é feita num local central, geralmente, o mercado municipal sendo que a sua escolha fica a cargo do comprador. O preço varia entre os nove e os 10 euros.

 

2. Mercado Saloio

Os cabazes do Mercado Saloio mudam todas as semanas e o seu preço varia entre 12 e 13 euros. Pode sempre complementar o seu cabaz com outras ofertas como pão saloio, broa de milho, mel ou queijo de ovelha. Fazem entregas em casa ou no local de trabalho, mas de momento apenas está disponível em Sintra, Cascais, Oeiras, Lisboa e Amadora.

 

3. Horta à porta

Além de fazerem entrega de cabazes de fruta e legumes, também fazem entrega de refeições. De momento, apenas está disponível a entrega na cidade do Porto. Todos os produtos são biológicos e provenientes da zona Norte e Centro. Os cabazes são entregues semanalmente ou quinzenalmente e o preço varia consoante o seu tamanho. Um mini-cabaz com um mínimo de quatro produtos pode ficar-lhe por 10 euros. Um cabaz pequeno com mínimo de oito produtos fica em 16 euros. Para saber mais e poder realizar a sua inscrição visite o site.

 

4. Dona Horta

A Dona Horta especializou-se na entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Os cabazes são entregues em datas e locais pré-definidos. Só poderá escolher o seu cabaz depois de fazer a inscrição, sendo que os cabazes podem ser médios, com uma variedade de seis a oito produtos (8 euros), ou grandes, tendo 8 a 10 produtos (10 euros). Além disso, pode ainda adicionar ao seu cabaz frutas, verduras e ervas aromáticas. Por agora, as entregas fazem-se apenas nas regiões de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande.

 

5. Chuchubio – Frutas e Legumes

Este cabaz com produtos biológicos poderá ser entregue em casa ou pode ser levantado numa das lojas parceiras destes produtores. Apenas disponível na zona do Porto, Vila Nova de Gaia, Trofa, entre outras zonas da região disponíveis no site da Chuchubio onde poderá fazer a sua inscrição. Disponível em cabazes de vários tamanhos, o de tamanho médio com aproximadamente seis quilos tem um custo de 16 euros. Se preferir pode sempre optar pelo cabaz pequeno com quatro quilos e um custo de 11 euros.

 

6. Cabaz da Horta

O Cabaz da Horta entrega ao domicílio produtos agrícolas de quintas da região de Setúbal e Palmela. Os produtos são colhidos no próprio dia de entrega para assegurar a sua qualidade. Para encomendar deverá contactar o Cabaz da Horta por email ou mensagem escrita, indicar o seu nome, morada, contacto telefónico e qual o cabaz que prefere tendo em conta que tem uma grande variedade. A entregas são feitas na zona de Setúbel e na zona de Aires. O cabaz S com cerca de cinco quilos tem um preço de 10 euros, enquanto que no cabaz M, com cerca de oito quilos, o preço atinge os 16 euros. Para conhecer a variedade de cabazes, consulte o site.

 

7. Bio Solo

A Bio Solo dedica-se à entrega de cabazes de legumes e frutas biológicos. As encomendas são feitas através da loja online e entregues todas as semanas. A escolha do cabaz pode ser personalizada ou feita através da seleção de um cabaz pré-seleccionado, denominado o “Cabaz da Semana” que tendo o tamanho médio terá um custo de 15 euros. As entregas são feitas entre Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Lourinhã e Torres Vedras e têm um custo de dois euros, sendo que o cliente pode escolher qual a melhor hora de entrega.

 

8. Pé de Salsa

Apostar na produção de agricultores com pequenas produções na zona da Arrábida e na região saloia é um dos compromissos da Pé de Salsa. Os cabazes possuem sempre legumes, frutas e ervas aromáticas da época que podem ser utilizados nas receitas partilhas no site. O cabaz S contém sete variedades de produtos, possui 4,5 quilos e custa 10 euros. O cabaz M contém dez variedades de produtos, pesa sete quilos e tem um preço de 14 euros. Os cabazes são entregues na região de Cascais, Oeiras, Almada, Seixal, Lisboa e Sintra.

 

O Caso My Farm

Inspirado no famoso jogo Farmville, o My Farm é uma nova forma de praticar agricultura sem sair de casa. Ao ser ‘e-agricultor’ pode controlar a sua horta em tempo real, certificando-se da qualidade dos legumes, frutas e ervas aromáticas que decidir plantar. Cada horta tem um gestor, que será o responsável pelo trabalho desenvolvido e será através dele que estará informado sobre o que se passa na sua horta. As hortas têm entre 21 e 49 metros quadrados e terá direito a arrendá-las durante seis meses. Os custos são por hortas e não por ‘e-agricultores’, o que significa que poderá partilhar a sua horta e os seus custos com amigos ou familiares. Para ter uma porção de terra terá um custo inicial de 50 euros, isto se preferir a horta de 21 metros quadrados, sendo que posteriormente terá que realizar um carregamento obrigatório na sua conta do My Farm de 50 euros para pagar ao seu gestor de horta e para ser utilizado nas atividades necessárias para a produção como sementeiras, tratamentos, sistema de rega, entre outros. Por enquanto, estas hortas apenas existem em Beja e em Sintra, sendo que a médio prazo a organização desta iniciativa espera chegar ao resto do país.

 

Nota: Este artigo foi originalmente publicado no dia 1 de abril de 2014

 

Leia também: 

Como aproveitar as promoções dos supermercados 

Poupe mais de 400 euros por ano usando a marmita

Como fazer refeições por menos de 1,25 euros?

– Cinco formas de reduzir o desperdício alimentar 

– Como usar corretamente os cupões de desconto

Uma resposta a “Oito cabazes de frutas e legumes por menos de 16 euros”

  1. José Pires

    Olá bom dia a todos.
    Parabéns pelo artigo.
    Queria apenas acrescentar que para a zona de Aveiro e Porto também existe a opção do Cabaz da Grela.
    https://www.facebook.com/cabazdagrela

    Obrigado e bem hajam

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB