8 grandes ideias low cost para casas pequenas

Dê uma nova vida à sua casa de poucos metros quadrados, com estes truques de baixo custo.

Casas pequenas: 8 grandes ideias low costVive numa casa pequena? Seja por opção ou por restrições de orçamento, morar numa casa de poucos metros quadrados tem os seus prós e contras diários. Por um lado, não existe espaço mais aconchegante para chamar ‘lar, doce lar’. Por outro, a área reduzida pode facilmente tornar-se claustrofóbica, além de se deparar irremediavelmente com limitações de espaço para arrumação. Existem, no entanto, boas alternativas para tirar o melhor partido de casas pequenas, sem precisar de gastar muito dinheiro.

O design e a criatividade são os seus melhores amigos nesta tarefa de rentabilizar o espaço existente. Para o inspirar, deixamos-lhe oito ideias para aproveitar, ao máximo, casas pequenas. Dos truques de decoração a ajustes na mobília, ganhe mais espaço e reinvente o seu lar. Ficará rendido ao charme da sua pequena grande casa.

 

1. Dê prioridade às cores claras

É impossível aumentar a sua casa sem grandes obras, mas pode sempre dar um aspeto mais amplo a cada divisão. Neste jogo de aparências, as cores claras são a melhor opção para casas pequenas. Por isso, a escolha de paredes e mobílias em tons claros permite que a sua habitação pareça maior. Para quebrar a monotonia, pode sempre deixar as cores garridas para um tapete ou para uma pequena área numa das paredes, por exemplo.

 

2. Cuidado com o tamanho de espelhos e janelas

Além das cores claras, existem outros truques que pode aplicar para dar a ilusão de uma casa mais ampla. Colocar um espelho de corpo inteiro numa divisão é uma das estratégias mais elementares de design de interiores para aumentar – visualmente – um espaço. Se tiver orçamento para obras maiores, opte também por janelas que ocupem toda a área do teto ao chão.

 

3. Divida os espaços com cortinados

Se precisa de dividir espaços da casa para vários usos, utilize cortinados. Este truque é particularmente útil para habitações T0, em que tudo está numa única divisão. Além de ocuparem pouco espaço, os cortinados (com calhas presas ao teto) são também um elemento interessante de decoração. Opte por tons e padrões em harmonia com o resto da casa.

 

4. Renda-se às mesas rebatíveis

Para ganhar espaço na cozinha, nada melhor do que uma mesa rebatível de parede. De custo reduzido, estes tampos são a opção ideal para cozinhas pequenas. Às horas de refeição, levante o tampo da mesa. Depois, basta voltar a baixá-lo junto da parede para aumentar o espaço disponível. As mesas rebatíveis são, por norma, indicadas para poucas pessoas (um ou dois moradores). Se precisar de uma peça maior, opte por mesas extensíveis – que facilmente podem ser aumentadas ou reduzidas, quando necessário.

 

5. Aproveite as escadas ao máximo

Se a sua casa incluir degraus interiores, garanta que está a aproveitar o vão das escadas para arrumação ou outros usos. Este espaço é frequentemente desaproveitado, mas pode ser uma boa opção para contornar a falta de arrumação de casas pequenas. Se tiver aptidão para a ‘bricolage’, pode também transformar em gavetões o espaço entre degraus. Consulte aqui um manual passo a passo (em inglês) da Canadian Home Workshop.

 

6. Arranje novos espaços de arrumação na casa de banho

Por mais pequena que seja a sua casa de banho, há sempre espaço que pode aproveitar para ganhar arrumação extra. Coloque, por exemplo, prateleiras estreitas (mas altas) numa parede livre, ou um pequeno móvel de gavetas por debaixo do lavatório. Em alternativa, se optar por não gastar dinheiro em peças de mobiliário, utilize cestos de pano para guardar toalhas e outros objetos essenciais desta divisão.

 

7. Recrie os espaços livres

Olhe para os espaços livres da sua casa e pense em como pode aproveitá-los para um novo uso. Sobra-lhe uma pequena área entre o roupeiro e a cama? Porque não criar um mini- escritório? Instale um tampo pequeno de madeira como secretária, coloque estantes na parede e complemente esta área com uma cadeira. Nem sempre precisa de uma divisão inteira para criar novas utilizações na sua casa.

 

8. Recorra a armários encastrados

Com um orçamento um pouco maior, poderá aproveitar a ‘magia’ dos encastrados para ganhar espaço na sua casa. Por norma, o roupeiro encastrado é a opção usual. Contudo, poderá também usar esta lógica nos armários da cozinha ou da sala. Escolha um bom acabamento e portas de vidro para um aspeto mais elegante, criando simultaneamente um espaço de arrumação e um expositor.

 

Leia também:

Saiba o que deve constar no contrato de arrendamento

Hygge: Inspiração dinamarquesa para a felicidade ‘low cost’

Como organizar a casa seguindo as dicas dos gurus da arrumação

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB