Cinco dicas para divulgar um pequeno negócio

Conheça algumas formas 'low cost' de dar a conhecer o seu pequeno negócio e conseguir cativar mais clientes.

negocios-artigoPara muitas pessoas, ter um atividade, à parte do seu emprego, é uma forma de aumentar os rendimentos mensais. Algumas ideias de atividades extra que pode fazer são: babysitting, cuidar de animais domésticos, passar roupa a ferro, fazer uns trabalhos de costura ou traduções. Qualquer que seja o serviço que ofereça para ganhar algum dinheiro, a parte mais difícil pode ser atrair clientes, ou seja, dar a conhecer o seu trabalho.

Existem algumas formas de espalhar a palavra sobre os serviços que presta e aumentar as hipóteses de ver a sua lista de clientes a crescer, como, por exemplo, distribuir panfletos, colocar anúncios em locais estratégicos ou distribuir cartões-de-visita. Aqui ficam algumas ideias de baixo orçamento para quem quer divulgar um pequeno negócio. Leia o artigo: Quatro formas de ganhar dinheiro extra se gosta de animais

 

1. Criar e distribuir panfletos

Este é o primeiro passo para divulgar um pequeno negócio. Em primeiro lugar, é preciso criar o panfleto ou folheto com imagens e palavras que chamem à atenção do negócio e que contenha informação fundamental, como: quais os serviços, qual o preço, número de telefone, e-mail e outras informações relevantes. Depois, escolha algumas zonas-chave, onde acredite que possa angariar clientes, e distribua os panfletos. Entre em algumas lojas ou cafés movimentados na zona e peça para deixar alguns panfletos. Leia o artigo:  Como ganhar dinheiro com a reciclagem

 

Tome nota desta dica: Faça um orçamento

Estas ideias são todas ‘low cost’, mas na maior parte dos casos implica gastar algum dinheiro. Por isso, estabeleça um orçamento para gastar a divulgar o seu pequeno negócio e veja-o como um investimento que terá retorno. Decida o que pretende fazer e depois distribua uma verba para cada uma das ações.

 

2. Faça cartões de visita

Faça um cartão-de-visita atraente, mas sobretudo que contenha a informação mais importante, como os contactos, endereço de correio eletrónico e ‘site’ (se houver), para que os interessados saibam para onde contactar. Quando tiver o cartão, distribua-o a todas as pessoas que conhece. Nunca se sabe quando não se vai cruzar com alguém que necessite os seus serviços ou conheça alguém que precise. Leia o artigo: Recibos verdes: Como abrir e fechar a atividade

 

3. Tenha um ‘blog’ com conteúdos relevantes

O marketing de conteúdos é uma das melhores, e mais baratas, formas de criar uma relação duradoura com os clientes e também de atrair novos consumidores. Assim, uma ideia relevante é criar um blogue, onde passe a divulgar conteúdos, criados por si, onde se posiciona como especialista, que é capaz de dar solução aos problemas dos clientes. Para dar a conhecer esse blogue, é importante estar presente nas redes sociais, assim como utilizar técnicas de SEO – Search Engine Optimization, que ajudem a posicionar o blogue nos lugares cimeiros do motor de pesquisa do Google. Leia o artigo: Como lançar a sua marca através de um blogue

 

4. Crie uma página de ‘Facebook’

A presença nas redes sociais, principalmente o Facebook, é um passo obrigatório para quem quer divulgar um negócio. Em primeiro lugar, porque criar uma página nesta rede social é gratuito e depois porque muitos dos seus potenciais clientes podem estar no Facebook. Para criar interação e conseguir chegar a mais pessoas, é necessário dinamizar o perfil da página. Além de publicitar os seus serviços, coloque notícias que possam estar relacionadas com o negócio, lance debates e, se possível, conteúdo próprio que as pessoas possam querer ler e partilhar. Peça ajuda aos seus amigos para partilharem a sua página de Facebook e coloque alguns temas. Leia o artigo: Quatro estratégias de marketing digital para impulsionar o negócio

 

5. Coloque anúncios em classificados

Uma outra forma de divulgar o seu pequeno negócio é colocando um anúncio em jornais de classificados ‘online’, como o OLX (na parte de serviços) ou o Ocasião.pt (na parte de emprego). É certo que para colocar um anúncio numa destas plataformas, terá sempre de pagar uma comissão, mas o retorno poderá valer a pena. Leia o artigo: Seis dicas para vender artigos usados na internet com sucesso

 

Leia também os seguintes artigos:

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