Cinco sinais de que deve mudar de emprego

O Saldo Positivo dá-lhe a conhecer alguns sinais que podem ajudá-lo a reconhecer se é ou não feliz no seu emprego.

empregoO desânimo, a falta de expectativas futuras e até a falta de reconhecimento do trabalho podem ser motivos para mudar de emprego e até de vida. A insatisfação nem sempre se deve ao dinheiro, nem à quantidade de trabalho, mas está sempre ligada a motivos pessoais e profissionais que afetam o sucesso dentro de uma empresa. Nestas situações, o maior desejo é “mandar tudo às urtigas” e deixar o trabalho. O Saldo Positivo dá-lhe a conhecer alguns sinais que podem ajudá-lo a reconhecer se é ou não feliz no seu emprego e se chegou a hora de procurar um trabalho novo que vá de encontro às suas expectativas.

 

1. Não se sente realizado

Se sente insatisfação profissional, se para si é cada vez mais penoso ir trabalhar ao longo da semana, então é porque algo está mal. Se as suas tarefas profissionais tornam-se monótonas, se existe falta de reconhecimento do seu trabalho e também falta de motivação é natural que não existam indícios de realização pessoal. Tente falar com o seu chefe de forma a dar-lhe a conhecer os seus sentimentos face à sua vida profissional. Se continuar a sentir que não existe qualquer tipo de realização ou alegria naquilo que faz, o melhor é começar a procurar um novo emprego que o desafie profissionalmente.

 

2. Tem um chefe insuportável

Ter um mau superior pode não só arruinar a sua vida profissional, como a sua vida pessoal. A pressão, manipulação ou exigência podem ser situações com as quais não se identifica. Estas situações, além de o desmotivarem podem também passar para o plano familiar, pondo em causa a sua estabilidade emocional. Se está convencido que o seu chefe não é uma pessoa com quem seja fácil trabalhar e trocar opiniões, isso pode ser um sinal de que está a precisar de mudar de emprego. Se está a sentir dificuldades em conseguir mudar de trabalho, equacione a possibilidade de solicitar uma mudança de departamento dentro da sua empresa. Desta forma deixará ter de lidar com o chefe com o qual se incompatibilizou.

 

3. Não se identifica com a cultura de empresa

A cultura do escritório e dos seus colegas pode ser demasiado diferente da sua, o que cria várias disparidades de visão no rumo que tem de dar ao seu trabalho. Estar muito tempo presente num ambiente que vai contra as suas crenças e princípios, e que o leva a defender algo em que não acredita pode ser prejudicial ao seu próprio desempenho enquanto funcionário. Este ambiente pode ser mesmo propício à diminuição de produtividade e competências. Se após o período de adaptação à empresa, continua a sentir-se assim, o melhor é começar a procurar qual o melhor local que se adequa às suas convicções.

Continue a ler este artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

8 respostas a “Cinco sinais de que deve mudar de emprego”

  1. António Ditoso

    Lindas Dicas, muito satisfeito.

    Responder
  2. uane leopoldo

    concordo plenamente com tudo que foi citado principalmente por ser o meu caso,muito agradecido pelas dicas

    Responder
  3. Bento becapasse

    Foram os grandes motivos k me fizeram trocar d W. Gostei das dicas

    Responder
  4. Elias

    Boas dicas. As dicas 2 e 3 foca o meu quotidiano

    Responder
    • Saldo Positivo

      Caro Elias,
      Muito obrigada pelas suas palavras e pelo seu feedback.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  5. Maria

    Gostei da ultima. Principalmente se o novo emprego for melhor.

    Responder
  6. prakash baulane

    muito interessante

    Responder
  7. Ana

    A parte de encontrar novo emprego… qual a empresa que está disposta a esperar 60 dias por nós?

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB