Como celebrar a consoada sem gastar muito dinheiro

Saiba como preparar a Ceia de Natal gastando menos de cinco euros por pessoa.

Conheça três receitas de Natal ‘low cost’

A autora de livros de culinária confessa ainda que tenta sempre partilhar na consoada: “Toda a gente leva alguma coisa. O objetivo não é tanto poupar, mas antes não desperdiçar e comprar apenas aquilo que realmente necessito. É preciso planear ao máximo e não comprar demais”. Para que possa ter acesso a uma consoada tradicional sem ter que gastar muito, aqui ficam três sugestões de receitas natalícias.

 

Bacalhau com Natas à Antiga

Uma alternativa mais em conta ao tradicional bacalhau da consoada

Ingredientes para 4 pessoas:

consoada

6 batatas médias

2 cebolas

2 dentes de alho

1 folha de louro

500g de bacalhau (demolhado, limpo de peles e espinhas)

azeite q.b.

200ml de natas

200ml de leite

1 colher de sopa de manteiga e noz moscada q.b.

Preparação:

Descasque e corte as batatas em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal. Entretanto descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas em rodelas, os dentes de alho previamente picados e a folha de louro e deixe a cebola começar a alourar. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Entretanto escorra as batatas e com o passe-vite ou um esmagador manual desfaça as batatas em puré. Junte depois o leite e a manteiga até formar um puré aveludado. Tempere com um pouco de noz moscada. Junte a cebolada de bacalhau já cozinhada ao puré e envolva bem. Acrescente depois metade das natas e volte a mexer.

Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e sobre a mistura coloque as restantes natas. Leve depois ao forno já aquecido (200ºC) para gratinar a superfície. Sirva com uma salada verde.

 

Caril de Peru

Ideal para as sobras do peru de Natal

Ingredientes para 3/4 pessoas:

consoada

600g de carne de peru já cozinhada e partida em pedaços (restos de peru assado do natal)

150g de coco em barra (pode também usar 200ml de leite de coco)

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 colher de sobremesa de pó de caril

sal e pimenta q.b.

1 cebola grande

2 dentes de alho

azeite q.b. e coentros picados

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho juntamente com um pouco de azeite. Junte depois o pó de caril e deixe fritar tudo até formar uma pasta, juntando golinhos de água para não agarrar. Junte depois o coco em barra cortado em pedacinhos pequenos e 200ml de água a ferver (em alternativa junte o leite de coco). Junte também a polpa de tomate e retifique de sal e pimenta. Acrescente agora o peru já partido em pedaços e envolva bem. Deixe ferver em lume brando durante 10 minutos. Polvilhe com os coentros picados e sirva com arroz basmati.

 

Aletria

Uma receita tradicional de Natal económica

Ingredientes para uma travessa:

consoada125g de massa de aletria

1 litro de leite

casca de 1 limão

1 pau de canela

100g de açúcar

4 gemas

canela em pó

 

 

Preparação:

Levar um tacho ao lume com o leite, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixar levantar fervura e juntar a massa da aletria, deixando cozinhar em lume brando até esta estar cozida.

Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Bater as 4 gemas e juntar em fio à aletria. Voltar a colocar ao lume e deixar cozinhar até engrossar. Colocar a mistura numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com canela em pó.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB