Como descodificar um anúncio de emprego?

Nem sempre é fácil descodificar a informação de um anúncio de emprego. Saiba como pode tornar essa tarefa mais fácil.

anúncio de emprego“Empresa procura colaborador com uma forte capacidade para comunicação, dinamismo e capacidade de gestão de tempo e prioridades”. Para quem procura emprego, todas as ofertas parecem iguais. Mas e se fosse possível descobrir o que o empregador procura de forma a ter mais possibilidade em ser chamado para uma entrevista de emprego? Quando ainda 14,6% dos portugueses estão desempregados, segundo dados do Eurostat relativos ao mês de abril, encontrar emprego requer algumas estratégias que podem trazer melhores resultados do que outras. Um primeiro passo para conseguir ser bem-sucedido na busca por um emprego passa por perceber quais os anúncios a que deve responder e como deve apresentar a sua candidatura. Conheça então algumas dicas para conseguir deslindar um anúncio de emprego.

 

1. Ler nas entrelinhas

Ler nas entrelinhas e definir as palavras-chave do anúncio são aspetos cruciais. É aqui que terá o primeiro contacto com o que esperam de si enquanto funcionário. Por isso mesmo, é importante estar atento não só à forma como a empresa é descrita, mas também às características pedidas. Quando estiver a preparar o seu currículo, não se esqueça de incluir as palavras-chave que considerou serem mais importantes para o emprego em questão. Por exemplo, se é descrito que a empresa é líder no ramo de atividade, possivelmente, aquilo que o empregador mais irá valorizar será a experiência do candidato, de forma a consolidar a posição da empresa. O mesmo acontece quando é referido que o candidato procurado terá de trabalhar num ambiente enérgico. Isto significa que é esperado que o candidato contratado consiga trabalhar sob stresse.

 

2. Onde foi publicado o anúncio?

A importância das agências de recrutamento, sites de emprego e informações enviadas a universidades podem ajudá-lo a garantir que é o candidato que a empresa procura. As empresas mais conceituadas e com uma relativa importância no mercado costumam recorrer a agências de recrutamento para contratarem trabalhadores com alguns anos de experiência. Outras preferem enviar informações de recrutamento para universidades no caso de estarem à procura de estagiários ou ‘trainees’ durante alguns meses. Assim é fácil perceber se a empresa procura um funcionário com experiência ou prefere investir num recém-licenciado, com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.

Sendo mais vastos, os sites de emprego podem oferecer emprego em vários ramos de atividade. Possuindo mais popularidade junto de quem procura emprego e vivendo das ofertas publicadas pelas empresas podem ter anúncios que descrevem pouco a atividade a que se candidata. Esta situação pode tornar um pouco mais difícil a tarefa de descodificar o anúncio. Tenha em conta que pode sempre medir a importância do cargo a que se candidata através da descrição da atividade.

 

3. Preste atenção à ordem de responsabilidades descrita

A maior parte das pessoas apenas liga ao título da oferta de emprego, deixando para segundo plano as tarefas que o empregador espera ver cumpridas. Se são pedidas habilitações académicas ou conhecimentos de línguas terá que ter em conta que possivelmente a empresa está a procurar responder a necessidades e, como tal, é essencial que tenha conhecimentos nas áreas pedidas. Geralmente os primeiros três requisitos são os mais importantes e no seu currículo deve estar bem explícito que possui as necessidades pedidas. Se não tem os primeiros requisitos, mas existem outras forças no seu currículo que o qualificam à posição a que está a concorrer, mencione-as com exatidão e de que forma já as utilizou em empregos passados. Lembre-se que apesar de não ter todas as competências exigidas isso não faz de si um mau candidato.

 

4. Quais são os requisitos mais pedidos num anúncio de emprego?

Segundo o site Career Cast, as palavras mais utilizadas num anúncio de emprego são as que se prendem com os requisitos para efetuar a candidatura: capacidade de comunicação, ‘multitasking’, capacidade de trabalhar em equipa, de resolução de problemas, de liderança e criatividade. Porquê estes requisitos? De acordo com o mesmo site, são estas habilitações que potenciam o sucesso e garantem que irá realizar bem o seu trabalho.

 

Cuidados com as ofertas de emprego fraudulentas

Nos dias que correm, existem muitas ofertas de emprego que não passam de fraudes. Tenha atenção às ofertas de emprego que prometem ganhar dinheiro rapidamente e que envolvem pouco investimento. Para saber mais sobre este assunto, leia o artigo “Conheça as burlas mais comuns e saiba como proteger-se“.

 

Leia também:

Conheça nove sites de emprego à medida da sua profissão 

Saiba como as ‘soft skills’ podem ajudá-lo a encontrar emprego 

Como aumentar os rendimentos sem pedir um aumento? 

Como utilizar o ‘networking’ para encontrar emprego?

Como escrever uma carta de apresentação em sete passos

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB