Saiba como escolher um computador

Quer comprar um computador mas não sabe decifrar as características técnicas dos PC's? O Saldo Positivo ajuda-o a escolher o computador ideal.

computador-artigoHá um conjunto de aparelhos que fazem parte de qualquer lar. É o caso da televisão, do frigorífico ou da máquina de lavar roupa. Mas nas últimas duas décadas, um outro aparelho invadiu as casas portuguesas: o computador. Tanto assim é que são frequentes os casos em que existe mais do que um computador por habituação. O estudo Bareme Internet da Marktest, de novembro do ano passado, indicava que em 73% dos lares portugueses existia pelo menos um computador. Mais: dois em cada cinco lares tinham mais do que um computador.

Mas para vasta maioria das pessoas a grande questão está em conseguir descodificar a linguagem informática e garantir que se escolhe o computador certo, adequado ao perfil do utilizador e com tudo aquilo que o utilizador tem direito. Uma tarefa que poderá ser bastante complexa tendo em conta a grande variedade de modelos existente no mercado, com preços que podem oscilar entre os 400 euros e ir até aos 2.900 euros.

Por isso mesmo, e para ajudar os consumidores menos dotados de conhecimentos informáticos e com dificuldades em decifrar as características técnicas dos aparelhos, o Saldo Positivo apresenta-lhe um conjunto de conselhos a ter em conta para escolher o computador perfeito para si.

 

Computador de secretária ou portátil?

A boa notícia é: provavelmente não precisará de gastar uma fortuna para ter um computador novo em casa. Um especialista informático, contactado pelo Saldo Positivo, explica porquê: “Para uma utilização típica ou seja, para o caso de uma pessoa que utilize o computador para ir à internet, consultar e-mails, ver filmes, fazer downloads de música e para jogos ocasionais, não precisa de gastar muito dinheiro porque hoje em dia praticamente todos os portáteis já estão equipados com peças capazes de satisfazer as necessidades de 80% dos utilizadores”. E para estes casos, existem no mercado máquinas com preços que variam entre os 400 e os 600 euros.

No entanto, e como o próprio especialista salienta, cada caso é um caso. E um computador que é indicado para uma pessoa poderá não ser o mais adequado para outro consumidor. “A primeira questão que uma pessoa deve colocar antes de comprar um computador é saber qual é o seu perfil de utilizador, com que objetivo vai utilizar a máquina”. Por exemplo: se for um grande fã de jogos, provavelmente, a compra de um portátil não será o mais adequado. “Nos portáteis é bastante mais difícil substituir componentes. E os gamers, geralmente, fazem investimentos elevados para manterem as suas máquinas atualizadas e tirarem melhor partido da experiência do jogo”, explica o especialista. Portanto, neste caso, um computador de secretária será o mais adequado, sendo que este utilizador tipo deverá ainda privilegiar uma boa placa gráfica e a capacidade de memória do computador.

Continue a ler este artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 3 | Ver artigo Completo

3 respostas a “Saiba como escolher um computador”

  1. Maria dos Anjos Nogueira Mendes

    Muito útil, muito obrigada.

    Responder
  2. Ana

    Um artigo útil. Gostei da forma como explicou a função de cada componente do computador. obrigada pela ajuda

    Responder
  3. Maria

    Bastante útil, simples de perceber, óptimo orientador para a aquisição de um novo Portátil. Obrigada pela ajuda

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB