Como escrever uma carta de apresentação em sete passos

Se pretende utilizar uma carta de apresentação para complementar ao seu currículo, saiba como escrevê-la.

carta de apresentaçãoNos tempos que correm ter apenas um bom CV não chega para chamar a atenção dos recrutadores. A forma como se apresenta e se dirige numa candidatura pode ser uma boa forma de potenciar curiosidade no seu futuro chefe. Para isso é necessário que antes de formalizar a sua candidatura tenha preparada uma carta de apresentação. Este documento é uma boa oportunidade para dar a conhecer um pouco de si e da sua personalidade. Não se esqueça que uma carta de apresentação serve sempre como complemento ao envio do CV e, por isso, não deverá conter muitas informações sobre a sua carreira profissional. Apesar de ser considerado um meio datado, esta carta ainda pode ser utilizada como um instrumento de exposição do seu valor. Saiba como deve escrever uma carta de apresentação.

 

1. Seja simples na carta de apresentação

Utilize vocabulário simples, mas que vá de encontro aos padrões da empresa. Tente ser o mais objetivo possível, sem prolongar muito a carta. É aconselhável que não escreva mais que quatro parágrafos, de forma a que a carta seja lida de forma rápida. Leia também o artigo: Três regras para procurar emprego 

 

2. Faça uma pesquisa sobre a empresa

De forma a ir de encontro aos padrões da empresa é importante que pesquise um pouco sobre ela. Assim, poderá saber qual é a linguagem mais adequada para preencher a sua carta de apresentação. Se pretende ocupar uma vaga ligada a uma carreira mais criativa, utilize a carta de apresentação como forma de dar a conhecer ao recrutador a sua imaginação e criatividade. Leia também o artigo: Como descodificar um anúncio de emprego

 

3. Destaque o seu valor

A carta de apresentação é um meio de dar a conhecer os motivos pelos quais é a pessoa certa para o lugar a que está a candidatar-se. Por isso mesmo, faça um pequeno resumo das suas principais capacidades e reforçando aquelas que a empresa procura. Não se esqueça de referir sempre a sua experiência, referindo exemplos. Conheça nove sites à medida da sua profissão

 

4. Transmita dedicação e espírito de iniciativa

Se não sentir qualquer tipo de entusiasmo pelo trabalho a que se está a candidatar, não envie o seu currículo. Descubra as empresas que mais se adequam ao seu perfil e tente saber se existem vagas disponíveis. Se existirem, escreva na carta de apresentação os motivos que o levaram a candidatar-se ao emprego disponível e explique porque o deixaria satisfeito trabalhar naquela empresa. Tente referir a importância que a empresa tem na sua área de especialidade e seja autêntico naquilo que escreve. Leia também o artigo: Como utilizar o networking para encontrar emprego

 

5. Personalize a carta para o cargo a que se candidata

Não envie a mesma carta para todos os cargos a que se candidata. A linguagem utilizada entre empresas pode variar entre o muito formal e o informal e será um erro fazê-lo uma vez que o recrutador pode não considerar o seu CV. Por isso faça uma pesquisa sobre a empresa antes de escrever a sua carta de apresentação. Leia também o artigo: Saiba como as ‘soft skills’ podem ajudá-lo a encontrar emprego

 

6. Coloque os pré-requisitos

É importante referir que tem os pré-requisitos pedidos pela empresa na sua carta de apresentação. Esta é uma boa forma de fazer com que o recrutador olhe para o seu currículo com mais atenção, conhecendo a sua carreira e a sua experiência profissional. Leia também o artigo: Sete regras de ouro para arrasar numa entrevista de emprego

 

7. Cuidado com os erros ortográficos

Um estudo recente realizado pela CV-DNA detetou que cerca de 46% dos currículos que chegam às empresas contêm erros ortográficos. Por isso mesmo, tenha atenção ao que escreve e leia várias vezes o que escreveu de forma a que não tenha nenhum erro na sua carta de apresentação ou currículo. Leia também o artigo: 10 Erros a evitar no curriculo

 

Nota: Este artigo foi originalmente publicado no dia 25 de março de 2014

 

Leia também: 

Saiba como ter um currículo vencedor em 2014

Opinião: Como ser chamado para um entrevista de emprego

Como ser readmitido no seu antigo emprego? 

Pitch: Como brilhar numa entrevista de emprego em três minutos

Uma resposta a “Como escrever uma carta de apresentação em sete passos”

  1. sergio

    Atenção ao uso da expressão ‘de encontro a…’ quando devia ser ‘ao encontro de’.
    A primeira significa embater. a segunda, aproximar…

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB