Como fazer pagamentos com o telemóvel?

A SIBS lançou o MB Way que permite aos consumidores fazerem pagamentos e transferências através do telemóvel e sem recurso a cartões bancários.

MBway_artigo

Como fazer pagamentos com o telemóvel?

Imagine que era possível os consumidores pagarem as compras de supermercado ou a conta de um restaurante sem o recurso a dinheiro ou a cartões bancários, utilizando apenas o telemóvel? Este cenário não é hipotético e é já uma realidade. A SIBS, a entidade que gere a rede de multibanco em Portugal, lançou recentemente o serviço MB Way. Através deste serviço, os consumidores podem ter acesso a algumas das funcionalidades associadas ao multibanco, como é o caso dos pagamentos e das transferências, a partir de um telemóvel (‘smartphone’) ou de um ‘tablet’.

Como é que isto se processa? Primeiro, os consumidores deverão dirigir-se a um multibanco para associarem os seus cartões bancários (de débito ou de crédito) ao seu número de telemóvel. Para isso, no multibanco deverão selecionar a tecla MBWay, inserir o número de telemóvel e definir o PIN MBWAY com seis dígitos. Será este PIN que permitirá aos consumidores fazerem os seus pagamentos por telemóvel. Depois deste passo, os consumidores deverão fazer o ‘download’ da app MB Way no seu telemóvel e ativar a aplicação. Leia também o artigo: Aprenda a descodificar o talão de multibanco.

Este processo não tem custos para o consumidor e, segundo a SIBS, trata-se de um mecanismo seguro. “A segurança está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB WAY e as compras poderão ter um limite diário definido por si”, explica a entidade gestora da rede multibanco no seu site.

Há um ponto importante a salientar: Para poderem utilizar este serviço, os bancos onde os consumidores têm conta têm de ser aderentes a este serviço. Segundo a página oficial deste serviço são 13 as instituições financeiras aderentes ao MB Way, entre as quais está a CGD. Leia também o artigo: Qual é a melhor forma de ir ao banco?

Além de poderem fazer pagamentos utilizando os telemóveis, os consumidores vão poder também realizar transferências bancárias. No entanto, e segundo a informação disponibilizada recentemente pelo Observador, esta opção por enquanto está disponível apenas em cinco bancos. Para fazer uma transferência bancária não será necessário o consumidor ter acesso ao IBAN do destinatário da transferência, bastando apenas indicar o número de telemóvel da pessoa em questão. No entanto, para que isto seja possível têm de ser cumpridos alguns requisitos: primeiro, que os bancos envolvidos nas operações de transferência sejam aderentes ao serviço MB Way; segundo que o destinatário da transferência também já tenha aderido a este novo serviço da SIBS.

 

Leia também os seguintes artigos:

– Internet no telemóvel: Como poupar na fatura?

– Saiba como escolher um smartphone

– Como baixar os custos com as telecomunicações

– 10 Dicas para poupar em casa

Uma resposta a “Como fazer pagamentos com o telemóvel?”

  1. Cap

    Ter que ditar o número de telemóvel à outra pessoa?? FAIL. Acabou de ser menos rápido e cómodo que usar o cartão MB, que já por si não é uma boa solução.
    A app deveria comunicar essa informação tocando o telemóvel um no outro. Como? Ambos têm bluetooth e sensor de movimento, quando 2 sentem o mesmo movimento e toque no mesmo microsegundo comunicam usando bluetooth e já está.. para o cliente seria apenas abrir a app colocar o PIN dar um toque e aparecia o valor e confirmação bastando depois clicar OK. Uma experiência de compra completamente diferente !!!

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB