Como ganhar dinheiro com a reciclagem

Latas, papel, plástico ou roupa. Quase tudo pode valer algum dinheiro. Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem.

reciclagem1Os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem. Segundo dados da Sociedade Ponto Verde, em 2014 foram encaminhadas 419.000 toneladas de embalagens para os respetivos Ecopontos. Para ter uma ideia, a quantidade total do peso do lixo urbano em embalagens desviado de aterro equivale a mais de 100.000 elefantes.

No entanto, sabia que é possível fazer dinheiro com a reciclagem? Não será esta atividade que o tornará rico, mas pense duas vezes quando estiver prestes a mandar coisas antigas para o lixo. Quer se trate de latas, papel, plástico, roupa, telemóveis, artigos eletrónicos velhos, que já não utilize e não funcionem, podem valer dinheiro no mercado da reciclagem. Desta forma, estará não só a beneficiar o ambiente, mas também ajudar a sua carteira.

 

Como fazê-lo?

Se pretende ganhar algum dinheiro com as coisas que vai deitar para o lixo, o primeiro passo é descobrir uma empresa que faça gestão de resíduos na sua zona de residência. Quanto mais perto, melhor, uma vez que a entrega dos resíduos fica a seu cargo e as despesas de transporte podem ser desencorajadoras. Para perceber como funciona o mercado da compra e venda de resíduos, o Saldo Positivo falou com Elsa Nascimento, diretora comercial da Renascimento, empresa que se dedica à gestão de resíduos. “Nós estamos no fim da linha, não reaproveitamos material, apenas reciclamos”, explicou. Por este motivo, “os valores que pagamos estão relacionados com o valor da matéria prima para reciclagem. Por exemplo: o valor dos materiais de metal entregues estará sempre relacionado com o valor do ferro que a siderurgia paga pelo ferro para reciclar”.

Para ter uma ideia, por uma tonelada de cartão, o melhor preço que irá conseguir é 60 euros a tonelada, ou seja, seis cêntimos por quilo. “Os portugueses têm alguma dificuldade em juntar estas quantidades e principalmente transportá-las. Por vezes pedem-nos para ir buscar, mas aí terão de pagar transporte e começam a fazer as contas. Na maior parte dos casos acabam a ir depositar o cartão aos ecopontos”, contou Elsa Nascimento ao Saldo Positivo. Conheça sete artigos que pode reciclar e ganhar dinheiro.

 

1. Latas

É uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro com a reciclagem. Muitas pessoas já ouviram falar de alguém que trocava latas de refrigerante por dinheiro, sem nunca perceber muito bem como é que funcionava. Segundo a diretora comercial da Renascimento, as latas podem valer entre os 100 até aos 600 euros por tonelada, conforme sejam de ferro ou alumínio, respetivamente. Se reunir dois quilos de latas de refrigerantes poderá ganhar cerca de 1,20 euros. Não irá ganhar muito dinheiro, por isso, recomenda-se que tente juntar o máximo possível para que possa ser rentável.

 

2. Tampas de plástico

De certeza que alguma vez na sua vida se cruzou com alguém que lhe pediu tampas de garrafas porque era possível trocá-las por uma cadeira de rodas. Na prática, essas tampas seriam depois vendidas a uma empresa de gestão de resíduos e, com esse dinheiro, as pessoas podiam comprar a cadeira de rodas. Se pretende juntar tampas de plástico para depois as vender, fique a saber que estas podem valer entre 200 a 300 euros por tonelada, ou seja, 20 a 30 cêntimos por quilo. O valor é simbólico, porém são produtos que facilmente se armazenam.

 

3. Metais

Os metais podem representar um encaixe interessante, nomeadamente, se se tratar de cobre. Diz Elsa Nascimento que há muitas pessoas que se dirigem à Renascimento porque estão a renovar a casa e encontram materiais que podem ser vendidos: “Por exemplo, os materiais das portas podem ter algum valor, consoante sejam de ferro ou cobre, que pode ir dos 100 euros a 5.000 euros por tonelada, respetivamente”.

 

4. Móveis e material eletrico

Se estiver a renovar a casa e tiver móveis ou aparelhos eletrónicos para deitar fora, Elsa Nascimento recomenda que antes de se dirigir à empresa de gestão de resíduos, vá a uma casa de compra e venda de equipamentos ou móveis em segunda mão ou procure outras alternativas para vender.

 

5. Plástico

Artigos de plástico também podem ser reciclados e render algum dinheiro a quem se disponha a acumular. O preço atribuído depende da sua natureza: se for plástico “filme”, como os sacos de plástico, poderá valer cerca de 120 euros por tonelada (0,12 euros por quilo), enquanto se estivermos a falar de garrafas de plástico ou embalagens Pet, o valor desce para 60 euros por tonelada, ou seja, seis cêntimos por quilo.

 

6. Automóveis em fim de vida

Isto apenas se aplica aos automóveis em fim de vida e para abater. “Nestes casos, compramos o automóvel por inteiro, fazemos o abate da matricula, retiramos as peças que estão em bom estado e pagamos o abate”. O valor que pagam varia em função do automóvel, pode ir dos 50 aos 100 euros.

 

7. Roupa

Algumas empresas de pronto-a-vestir apostam na reciclagem de roupa, ou seja, em troca de roupa usada oferecem vales de desconto na compra de novas peças. Por exemplo, neste momento, a Intimissimi, loja que vende roupa interior, tem uma campanha a decorrer até 31 de maio de 2015 que oferece ‘vouchers’ por roupa para reciclar. Segundo informação da empresa, um sutiã vale três euros, vestuário e pijamas valem dois euros e as cuecas um euro. Este é um exemplo, no entanto, outras empresas, como a H&M, também já tiveram campanhas semelhantes.

 

Material eletrónico

Existem algumas lojas físicas e virtuais que compram material eletrónico antigo, porém ainda a funcionar, como a Cash Converters. No entanto, se tem um computador que já não funciona ou cujo valor de arranjo não merece o investimento, poderá encontrar quem o queira comprar, mesmo sem estar operacional. O objetivo será desmontá-lo para depois aproveitar as peças.  O melhor será navegar em sites como o OLX, Ocasião ou o Custo Justo para conhecer qual a procura por material eletrónico estragado e os preços que oferecem.

 

Leia também:

Oito formas de obter rendimentos extra 

Cinco  dicas de poupança das nossas avós

Seis dicas para vender artigos usados na internet com sucesso

4 respostas a “Como ganhar dinheiro com a reciclagem”

  1. Jorge

    o Título devia mudar para, “Cmo ganhar dinheiro simbólico”.

    Responder
  2. jose cardoso

    o titulo poderia ser, como dar a ganhar dinheiro a outros hehehe,

    Responder
  3. Ana Reis

    A Renascimento é uma empresa que se dedica à reciclagem e valorização de resíduos. Claro que se vender-mos os bens em segunda mão para serem reutilizados conseguimos obter mais dinheiro do que vender a estas empresas para reciclagem.

    Responder
  4. bruno santos

    a quem contactamos para recolher o material? ou onde podemos entregar?

    pagam mesmo?

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB