Como organizar a casa seguindo as dicas dos gurus da arrumação

Organizar a casa não tem de ser uma tarefa penosa e aborrecida. Siga as dicas dos gurus para manter a sua casa arrumada sem esforço.

organizar a casaArrumar e organizar são verbos necessários mas, por vezes, difíceis de conjugar. Agora que o bom tempo finalmente começa a ser uma realidade, muitas famílias preparam-se para fazer as limpezas da primavera, aproveitando para arrumar a roupa de inverno que só voltará a ser usada daqui a alguns meses e também para fazer uma seleção dos artigos que podem voltar a ser usados, daqueles que vão ser doados ou mesmo aqueles que já não têm qualquer utilidade nem destino, senão o caixote do lixo.

Mas organizar uma casa não tem de ser necessariamente uma tarefa penosa ou aborrecida e pode trazer outro tipo de benefícios para a vida e para o bem-estar dos consumidores Marie Kondo é uma das mais conhecidas gurus da arrumação e organização e é também a autora do best-seller “Arrume a sua casa, arrume a sua vida”, publicado em Portugal pela Pergaminho. Ela defende a ideia de que viver num espaço desorganizado pode ser suficiente para que uma pessoa não consiga organizar toda a sua vida. Conheça as suas dicas de arrumação, bem como os conselhos de outros dois gurus.

 

1. Marie Kondo

É considerada atualmente como a maior guru da arrumação, tendo até um tempo de espera superior a três meses pelos seus serviços no Japão, de acordo com o New York Times. Marie incorpora uma visão diferente nas suas técnicas de arrumação: Ao invés de pensar no que quer deitar fora ou dar, deve antes pensar naquilo que quer manter.

Alterar o ‘mindset’ é uma das formas de conseguir arrumar tudo de uma vez, segundo as declarações desta guru ao Business Insider. Ao ver tudo arrumado, vai passar a querer manter a organização em sua casa. A especialista defende que existe uma ordem de arrumação que deve ser seguida. Roupa, livros, documentos, itens diferentes e memórias são os artigos a que deve dar especial atenção enquanto está a organizar. Seguindo esta ordem consegue melhorar as suas capacidades de julgamento sobre o que realmente necessita de manter e os artigos que lhe transmitem felicidade.

 

Três conselhos de arrumação a reter:

-Antes de iniciar uma limpeza profunda ao seu roupeiro, por exemplo, opte por retirar tudo o tem dentro dele. De seguida, ao escolher a peça de roupa que quer manter deve guiar-se pelo sentimento de felicidade que sente ao tocar-lhe. Se não sentir nada é porque pode colocá-la na pilha para dar ou deitar fora.

-Organize tudo de uma vez. Dedicar dias para organizar cada artigo listado (Roupa, livros, documentos, itens diferentes e memórias) não é a estratégia correta, para Marie Kondo.

-Discipline-se: Para manter a casa arrumada e conseguir descansar devidamente quando chega a casa depois de um dia de trabalho é importante manter alguns hábitos de organização. Kondo defende que quando uma pessoa chega a casa deve arrumar primeiro os itens que traz da rua (casaco, calçado, sacos das compras, etc.) e só depois de tudo estar no devido lugar é que a pessoa deverá descansar e relaxar no sofá.

 

2. Peter Walsh

A capacidade de organização e arrumação do australiano Peter Walsh valeu-lhe já a possibilidade de ter o próprio programa “Extreme Clutter” nos Estados Unidos. Para começar o processo de arrumação, este guru aconselha começar por um sítio pequeno, como uma gaveta ou a mesa-de-cabeceira. Diz ele ao site Apartement Therapy que iniciar este processo e mantê-lo, alcançando pequenas vitórias, ajuda a construir a confiança necessária e passar ao nível seguinte. Um outro conselho de Peter Walsh passa por estabelecer uma rotina regular de organização e cumprir a sua prática ao longo do dia. Por exemplo: Quando abrir uma gaveta, feche-a; quando utilizar uma peça de roupa, volte a arrumá-la ou coloque-a na máquina de lavar; quando acabar um produto, substitua-o.

 

Três dicas para manter a casa arrumada:

– Comece pelo mais fácil. Se pretende iniciar uma arrumação profunda à sua casa comece pela divisão mais fácil e aproveite para começar a retirar o lixo, itens partidos ou sem utilidade e artigos que não pertençam aquela divisão.

– Comprometa-se com a arrumação. Tente começar a organizar o seu apartamento todos os dias, durante algumas semanas. Trabalhe de divisão em divisão até conseguir alcançar o resultado que pretende.

– Envolva os seus filhos. De forma a incutir desde cedo a arrumação nas crianças, Peter Walsh aconselha que sejam elas a escolher cinco brinquedos com os quais já não queiram brincar e que possam ser dados a outras crianças.

 

3. Alejandra Costello

Considerada uma das pessoas mais organizadas nos Estados Unidos, Alejandra Costello mantém um canal no Youtube onde publica semanalmente vídeos de organização para as várias áreas da casa. Alejandra recomenda as pessoas a retirarem tudo aquilo que têm nos roupeiros e gavetas e decidirem rapidamente o que vão doar e os artigos que vão manter. No caso de terem dúvidas, esta guru aconselha as pessoas a optarem pela pilha de doações.

 

Três recomendações para manter a casa arrumada:

-Dedique 30 minutos por dia à arrumação. Se é daquelas pessoas que dedica um dia do fim-de-semana para limpar a casa esqueça este método. Alejandra aconselha antes que o faça durante 30 minutos todos os dias.

– Use as cores. Uma das características de Alejandra Costello é utilizar organizadores de diferentes cores para simbolizar um determinado evento ou ocasião. Por exemplo, ela utiliza envelopes transparentes para as faturas que ainda estão por pagar e um dossier verde para organizar tudo o que se relacione com o Natal.

– Não desista. Se está prestes a desistir da limpeza e arrumação da casa, não desista. Escreva num papel tudo o que pretende fazer e comece a priorizar o mais importante.

Leia também os seguintes artigos:

– Como fazer uma mini-horta em casa

– Seis ideias de marmitas saudáveis ‘low cost’

– Como organizar o frigorífico e evitar o desperdício

– Como poupar nas compras de supermercado

– Como renovar a sua casa sem gastar muito dinheiro

– Seis programas de televisão que ajudam a poupar

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB