Como pedir senha de acesso ao E-fatura para os filhos?

Os progenitores podem validar despesas no E-fatura dos filhos, mas, para tal, é necessário que os mais pequenos tenham uma senha de acesso.

610x253_artigo

Como pedir senha de acesso ao Portal das Finanças para os filhos?

Já pediu senha de acesso ao Portal das Finanças para os seus filhos? Embora não seja obrigatório é recomendável que o faça. Com a entrada em vigor da Reforma do IRS, os contribuintes passaram a ter o poder de acompanhar as suas deduções, assim como a validar e corrigir despesas. Para tal, é fundamental que acedam regularmente à página pessoal do E-fatura para confirmar se está tudo em ordem e para fazerem as atualizações necessárias. Leia o artigo: Quais as datas do IRS a que deve estar atento em 2016?

O mesmo se aplica às despesas dedutíveis dos filhos. Nestas situações, os progenitores podem validar as despesas na sua área pessoal do E-fatura, mas, para tal, é necessário que os mais pequenos tenham uma senha de acesso. Para aceder aos dados do sistema dos seus filhos deverá solicitar senha de acesso no Portal das Finanças, através de registo com o NIF dos seus filhos no respetivo ‘site’. Para tal selecione:

Serviços Tributários -> Registar-me (Novo utilizador)

Depois, ser-lhe-á enviada uma carta com a senha para autenticação no Portal das Finanças e que permite consultar os elementos das faturas emitidas em nome dos seus filhos.

Os pais poderão, ainda, criar um acesso direto à página do E-fatura dos filhos através do sistema de gestão de utilizadores do Portal das Finanças. Para tal, devem seguir os seguintes passos:

1. Entrar no Portal das Finanças

2. Clicar em “Serviços Tributários”

3. Colocar o NIF e password dos filhos

4. Escolher “Outros serviços”

5. Selecionar “Gestão de utilizadores”

6. Escolher a opção “Criar um novo utilizador”

7. Atribuir um nome e senha ao novo utilizador.

8. No fundo da página escolha como operação autorizada “WFA – Comunicação de dados de faturas”

9. Na página seguinte, anote o número de identificação que foi atribuído ao novo utilizador.

Depois, para aceder à página do E-fatura do filho, o pai/mãe precisa apenas de aceder ao E-fatura, entrar na área do consumidor e introduzir a identificação do novo utilizador criado e a senha que lhe foi atribuída.

 

Leia o artigo:

IRS 2015: 10 mudanças que pode esperar na próxima declaração

Conheça 10 despesas que o ajudam a poupar no IRS

Seis erros que está a cometer no E-Fatura

Quanto pode poupar no próximo IRS? Seis casos práticos

Como reclamar as despesas no E-fatura?

Como inserir no E-Fatura as despesas feitas no estrangeiro

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB