Como preencher o IRS?

O Saldo Positivo dá-lhe a conhecer alguns conselhos a ter em conta sobre como preencher o IRS sem sobressaltos.

A época para entrega do IRS através da internet está prestes a começar (abril). Se faz parte do grupo de portugueses que prefere fazê-lo através deste meio, tenha em conta os procedimentos corretos, porque uma falha poderá fazê-lo pagar uma multa. Saiba como preencher o IRS através da ‘internet’.

Para garantir uma entrega de declaração sem sobressaltos, o Saldo Positivo consultou o especialista Celso Pinto, da Modelo 3, que indicou três passos para que tudo corra bem. Aqui ficam os seus conselhos:

Valide a senha de acesso ao Portal das Finanças através de um acesso. Caso ainda não possua uma, deve requisitá-la atempadamente.

Respeite os prazos de entrega: para trabalhadores por conta de outrem e pensionistas (rendimentos obtidos em território nacional ou estrangeiro), a data limite para entrega é o dia 30 de Abril. Para todos os outros rendimentos, a data limite de entrega é 31 de Maio. Um esquecimento pode custar-lhe 100 euros ou mais.

Recolher todos os recibos de despesas dedutíveis: guarde todos os recibos numa pasta, verifique que todos os recibos são válidos e incluem o nome e número de identificação fiscal do beneficiário.

Não se esqueça que para maximizar a declaração de IRS ao limite, deverá guardar todos os recibos de saúde, educação e despesas de habitação. Diz o especialista que é preferível ultrapassar os limites do que não os atingir.

Leia na página seguinte quais são os principais erros cometidos no preenchimento do IRS

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

21 respostas a “Como preencher o IRS?”

  1. carla

    Recibos de renda de casa entram?

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Carla,
      Sim, poderá deduzir na sua declaração de IRS 15% das rendas pagas até a um limite de 502 euros. Para tal, deverá indicar o montante total gasto com rendas no quadro 7 do anexo H.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  2. Silvia Patricio

    O condomínio do prédio tem a casa de porteira alugada.É obrigatório cada condómino declarar este rendimento preenchendo o anexo F ? E se não declarar, poderei ser penalizada?

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sra. Sílvia,
      Sim, poderá ter de declarar este rendimento. Aconselhamos que se informe directamente junto da gestão do condomínio sobre o tipo de contrato de arrendamento que foi celebrado e sobre como cada um dos condóminos deverá proceder em termos fiscais.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  3. marina

    Já preenchi a minha declaração mas
    Qdo simulo pede a idade do dependente a 31 dez … Ora o meu filho tinha 6 meses nessa data como coloco ?

    Responder
  4. Ana Gomes

    Boa tarde
    Posso colocar a alimentação da minha filha, que come no refeitório da escola, no IRS?
    Obrigado

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sra. Ana,
      Em relação à questão que nos colocou a resposta é negativa, porque as despesas de alimentação no refeitório da escola não são consideradas pelas Finanças como despesas de educação.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  5. Marta

    Boa noite
    Queria colocar a seguinte questão:
    Sou casada dá para apresentar a declaração em separado do meu marido, quais as vantagens ?
    Obrigado. Boa Noite

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sra. Marta,
      Sendo casada, a senhora terá de entregar obrigatoriamente a sua declaração de IRS em conjunto com o seu marido.
      O Governo admitiu recentemente a possibilidade de alterar as regras, para que no futuro, os contribuintes que sejam casados possam entregar as suas declarações em separado. Mas até ao momento ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre esta matéria.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  6. Claudia Pires

    Boa tarde.
    Como regime de recibos verdes simplificado até 10.000eur anuais, posso apresentar despesas de saúde, renda de habitação e despesas de educação?
    Grata pela vossa disponibilidade?

    Responder
  7. Cláudia Ferreira

    Boa tarde, em 2013 fui trabalhadora por conta de outrem e a recibos verdes, qual é o prazo de entrega neste caso? Obrigada

    Responder
  8. Jorge Vale

    Boa noite,
    Sou trabalhador por conta de outrem mas este ano de 2013 também tive alguns rendimentos provenientes da compra e venda de ações. Quando é que devo apresentar o meu IRS???

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sr. Jorge,
      Se optar por entregar a declaração em papel tem até ao final deste mês para preencher o IRS. Se faz a entrega da declaração pela Internet, então neste caso deverá preencher o IRS ao longo do mês de Maio.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  9. Teixeira

    Boa tarde,

    Tenho rendimentos de Categoria A/H. Faço o IRS via internet. Em 2013 vendi um pequeno imóvel no valor de 1250euros. Na aplicação não dá para acrescentar o anexo G(G1). Sou obrigado a fazer a entrega em Maio?

    Obrigado

    Responder
  10. Maria Gomes

    Bom dia,
    Estou a pagar um empréstimo de estudante, posso colocar em alguma parte do IRS? Obrigada

    Responder
  11. Maria Gomes

    Bom dia, vou fazer o IRS pela primeira vez, sendo que em 2012 era depedente, mas em Janeiro de 2013 começei um estágio Profissional que teve a duração de 9 meses, a partir de Novembro 2013 como encontrava-me desempregada recebi um Subsidio Social de Desemprego que dura até hoje, o que que devo declarar de 2013, uma vez que fiz estágio profissional de Janeiro a Outubro 2013, e desde Novembro 2013 até hoje recebo Subsidio de Desemprego? Qual o prazo neste caso para mim, para entrega via Internet? Já pedi a password mas ainda não chegou. Depois de ter a password, o que devo fazer. Muito obrigada pela atenção.

    Responder
  12. Daniela

    Boa tarde,
    Possuo crédito à habitação (considerada habitação permanente). Encontro-me divorciada, mas o meu nome ainda consta da escritura. No entanto, encontro-me em casa alugada, a pagar renda. Não posso deduzir o valor da renda?

    Responder
  13. Paula

    Bom dia.
    Tenho uma dúvida, onde posso deduzir as despesas de oficina na irs, em que quadro? e as despesas de saúde?
    Obrigada

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sra. Paula,
      As despesas de saúde são declaradas no Anexo H, no quadro 8.
      A situação é diferente no que diz respeito às despesas de oficina. Estas despesas só são aceites no âmbito do benefício fiscal de 15% do IVA. E como neste caso, estes encargos (que podem ser consultadas no E-Fatura) são contabilizados automaticamente pelo Fisco, os contribuintes não têm de as assinalar em nenhum campo da declaração de IRS. Sugerimos-lhe um artigo, onde poderá consultar mais detalhes sobre este tema:
      http://saldopositivo.cgd.pt/dia-7-como-devo-incluir-o-iva-para-efeitos-beneficio-fiscal-na-declaracao-irs/
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB