Como reduzir as despesas aderindo às lojas de trocas

Conheça algumas lojas de trocas que podem ajudá-lo a obter os artigos que necessita, sem ter de gastar dinheiro.

6. Trokaki

Esta é uma loja itinerante criada em março e é gerida por um grupo de moradores e instituições de Carnide, em Lisboa. Aqui ao entregar o seu artigo recebe automaticamente créditos, chamados ‘troks’, que pode utilizar mais tarde para trocar por outros produtos. Pode encontrá-la no primeiro sábado de cada mês, espalhada por vários locais de Carnide. Para mais informações, visite a página do facebook.

 

7. Entre Nós

É uma loja comunitária na Alta de Lisboa e surgiu graças a várias conversas entre pais que não sabiam como combater as dificuldades financeiras. Foi então criada uma loja comunitária onde todos podiam trocar e adquirir artigos e objetos através de créditos. Esta loja abre também no primeiro sábado de cada mês, em local a designar e aceita todo o tipo de objetos desde que esteja confirmado o seu bom estado. Poderá obter mais informações aqui.

 

8. Movimento Reutilizar

Este projeto iniciou-se com a vontade de criar bancos de recolha de livros escolares em bom estado por todo o País, para que possam ser utilizados por quem precise. O grande objetivo do Movimento Reutilizar é mesmo tornar a reutilização de livros escolares universal, de forma a que chegue a todos e se reduza o desperdício que é gasto todos os anos com a compra de novos manuais escolares. Poderá saber mais informações sobre o Movimento Reutilizar nesta página.

 

9. Bookcrossing

Se gosta de ler, então este ponto é especialmente para si. Imagine que encontra um livro num jardim ou numa paragem de autocarro. O seu primeiro instinto deverá ser perguntar a quem pertence. No entanto, se este livro fizer parte do bookcrossing poderá perfeitamente levá-lo para casa e lê-lo. Quando acabar, basta deixá-lo de novo num qualquer sítio público para que outra pessoa o possa ler. O objetivo deste movimento é transformar o mundo numa biblioteca, de forma a que todos possam ter acesso à cultura e à leitura. Poderá ter mais informações sobre o bookcrossing e seguir os livros que deixa nos jardins da sua cidade aqui.

 

Para saber mais sobre como reduzir os gastos nas compras leia também: 

Como poupar em compras

Como poupar na compra de roupa

Vá às compras ecologicamente

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB