Como saber qual é a Loja do Cidadão mais perto de si

Com a nova 'app’ Mapa do Cidadão, já não vai perder tempo. Descubra a nova plataforma online para os serviços do Estado.

carroselmapacidadao

Como saber qual é a Loja do Cidadão mais perto de si

Como faço para alterar a morada? Que documentos necessito? Qual é a loja do cidadão mais próxima de casa? Todas estas informações estão agora disponíveis à distância de um simples clique, na ‘app’ Mapa do Cidadão. O objetivo desta aplicação, criada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e lançada no início de junho, é melhorar o dia-a-dia dos cidadãos e diminuir as filas de espera nos estabelecimentos públicos.

De fácil intuição, a plataforma está disponível para computador, ‘tablet’ e ‘smartphone’.  A ferramenta permite, por exemplo, saber qual a localização dos serviços de Administração Pública, quais os contactos e o horário de funcionamento. E melhor: Em qualquer parte do País. Leia também o artigo:  “10 números de telefone que deve conhecer”

A partir de julho a ‘app’ permitirá também obter pela internet uma senha de atendimento nestes espaços, controlar o tempo de espera, quantas pessoas estão à sua frente e que senha está a ser chamada. Tudo em tempo real. Desta forma, o Mapa Cidadão pretende simplificar o relacionamento dos cidadãos nas ações burocráticas relacionadas com o Estado, evitando constrangimentos e perdas de tempo. É uma espécie de GPS com todas as informações necessárias.

Através de filtros, conseguirá saber qual é a esquadra da PSP, as conservatórias, as Finanças e os tribunais mais próximos. A ‘app’ informa também sobre os serviços disponibilizados em cada uma destas instituições e explicando quais os documentos que são necessários, os custos, os prazos de entrega e outras informações importantes.Leia também o artigo: O que fazer se perder a carteira?

Dentro da ferramenta, nos “ Eventos de Vida”, por exemplo, saberá todos as informações necessárias sobre o processo de casamento, seja no registro civil em Portugal ou para casar no estrangeiro.

Os estabelecimentos de ensino serão os próximos a ser abrangidos por esta aplicação.

 

 Leia também:

Perdeu o Cartão de Cidadão? Saiba o que fazer

Já tem estas aplicações no seu ‘smartphone’?

6 ‘apps’ que o ajudam a poupar

12 ‘apps´para todas as etapas escolares dos seus filhos

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB