INFOGRAFIAS

Impostos: Como se calcula o IRS

Todos os anos são milhões os portugueses que esperam pelas boas ou más notícias das Finanças, que ditarão se há IRS a pagar ou IRS a receber.

Todos os anos são milhões os portugueses que esperam pelas boas ou más notícias das Finanças, que ditarão se há IRS a pagar ou IRS a receber. Com os simuladores, a incerteza reduziu-se, mas por detrás da nota de liquidação que chega à sua casa, estão cálculos que levam à entrada ou saída de dinheiro da sua conta.

Entrega de IRS
As contas do IRS fazem-se das suas retenções durante o ano e das suas despesas.

Saiba como se calcula o imposto a pagar ou a receber através do exemplo abaixo da “Família Silva”, uma família composta por um casal com algumas despesas dedutíveis, que vive no continente e que, se existisse, entregaria a sua declaração na primeira fase, por terem rendimentos exclusivamente da categoria A (trabalho dependente).

Juntas as facturas, os registos de vencimentos e retenções pela entidade empregadora, todos os recibos elegíveis para aliviar o fardo fiscal é hora de calcular se o que se pagou de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares durante o ano ultrapassa ou fica àquem do imposto apurado.

No caso do exemplo da “Família Silva”, o agregado tem a receber quase 1000 €.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB