O SEU DINHEIRO

Comparar bem para escolher melhor

Comparar o custo dos serviços bancários seria o sonho de qualquer utilizador ou cliente bancário. Pagar comissões mais altas implica maior cautela na ...

Comparar o custo dos serviços bancários seria o sonho de qualquer utilizador ou cliente bancário. Numa altura em que estas comissões são badaladas pela sua tendência de subida, mais custos implicam maior cautela na escolha pelos clientes

O portal do Banco de Portugal lançou em Outubro – uma funcionalidade que permite comparar as comissões praticadas pelas diversas entidades bancárias. O objetivo é informar, mas também defender a clareza e a transparência da informação e com isso, apoiar – de maneira simples e imediata – a decisão de utilizadores e clientes bancários.

A vantagem desta nova valência que vem complementar a que está já online desde maio de 2017, e que já incluía a comparação entre comissões bancárias praticadas para a manutenção da conta base e de serviços mínimos bancários, passa por um esforço de facilitar a leitura da tabela de preços.

Como nem todos classificam os seus serviços da mesma maneira, as entidades bancárias devem, nos termos do Banco de Portugal, contar com uma terminologia harmonizada na classificação de cada serviço.

O Banco de Portugal dá exemplos, “a comissão associada à gestão de uma conta de depósito à ordem ou de outra conta de pagamento passa a ser designada de comissão de manutenção de conta. Os encargos associados à emissão e à anuidade de um cartão de débito ou de crédito passam a estar incluídos no serviço de disponibilização de um cartão de débito ou de disponibilização de um cartão de crédito”.

 

Facilidade na consulta e pesquisa

Na prática, estamos falar de 93 tipologias de comissão em consulta para as 200 entidades onde estas comissões são postas em prática, de acordo com a lista a publicar pelo Banco de Portugal. Algumas das que pode encontrar nesta lista incluem os seguintes serviços:

  • Manutenção de uma conta de pagamento com características simples (uma conta de depósito à ordem que não esteja associada a outros produtos ou serviços, por exemplo);
  • Manutenção de contas pacote;
  • Disponibilização de cartões de débito e de cartões de crédito;
  • Disponibilização de cartões de crédito privados;
  • Levantamento de numerário;
  • Adiantamento de numerário a crédito;
  • Requisição e entrega de cheques cruzados, à ordem e não à ordem;
  • Transferências a crédito;
  • Ordens permanentes

O cliente terá assim a possibilidade de aceder a filtros que lhe darão o exato formato de cada consulta. Quer seja por tipologia de serviço nas várias entidades, quer por cada instituição, onde pode aceder a todos os serviços disponíveis.

A funcionalidade permite ainda comparar preços pelos valores mais baixos ou mais altos em cada entidade, que por sua vez, devem garantir uma atualização regular dos valores apresentados na plataforma do Banco de Portugal.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB