Conheça a nova nota de 10 euros

O mês de setembro marca a entrada em vigor da nova nova de 10 euros. Conheça as características desta nota.

10€Depois da nota de cinco euros já estar perfeitamente integrada no mercado, a nova nota de 10 euros da série “Europa” já foi apresentada e estará em circulação no dia 23 de Setembro de 2014. “A nova nota de dez euros é semelhante à da primeira série, mas é ainda mais segura, mais resistente e mais duradoura, graças aos progressos entretanto alcançados na tecnologia de produção de notas”, afirmou Carlos da Silva Costa, governador do Banco de Portugal durante a apresentação da nova nota.

Assim como aconteceu com a nota de cinco euros, a transição para a nova nota de 10 euros será simples. “Os portugueses não terão de trocar quaisquer notas e poderão continuar a utilizar a atual nota de dez euros para fazer pagamentos. Ou seja, as duas notas vão circular ao mesmo tempo, como já acontece com as notas de cinco euros da primeira e da segunda séries”, assegurou Carlos da Silva Costa. E adiantou ainda:“A data em que as notas da primeira série deixarão de ter curso legal ainda não é conhecida, mas será anunciada com muita antecedência”. Seja como for, as notas da primeira série não perdem valor e podem ser trocadas no Banco de Portugal por um período ilimitado.

 

Conheça a nova nota de 10 euros

À semelhança da nova nota de cinco euros, a nova nota de dez euros inclui um retrato de Europa – a figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente – na marca de água e no holograma das notas.

Os novos elementos de segurança da série Europa são fáceis de identificar através do método “tocar, observar e inclinar”. Através do toque poderá identificar os novos elementos: na margem esquerda e direita da nota sente-se uma série de pequenas linhas impressas em relevo.

Ao “observar” a nota contra a luz poderá ver uma imagem esbatida que apresenta o número do valor da nota (10), uma janela e o elemento novo: uma imagem de “Europa”. Se olhar para o filete de segurança também poderá ver em letras brancas o número do valor da nota (10) e o símbolo do Euro.

Ao “inclinar” verá a banda prateada à direita: o holograma. Até agora, este apenas continha os algarismos representativos do valor da nota e o símbolo do euro. A nova nota terá um retrato de “Europa” e uma janela, assim como o números esmeralda, que muda de cor consoante a posição da nota.

Para mais informações leia aqui o dossier do Banco de Portugal sobre a nova nota de dez euros.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

Reconheça uma nota falsa em seis passos

6 verdades sobre notas e moedas

Sabe como surgiu o dinheiro?

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB