Conheça a nova nota de 20 euros com a ajuda do Tetris

A nova nota de 20 euros é apresentada hoje pelo presidente do BCE, Mario Draghi. Conheça alguns dos elementos de segurança da nova nota.

nota 20 eurosFoi hoje conhecida a nova nota de 20 euros que vem substituir a atual nota, em circulação desde 2002. À semelhança do que aconteceu com as notas de 5 e 10 euros, também a nota de 20 euros irá sofrer algumas alterações apesar de manter a cor azul. Esta é a terceira nota da série “Europa” a ser introduzida desde a criação da moeda única. De acordo com as informações do Banco Central Europeu (BCE) esta introdução “visa melhorar a integridade das notas de euro e permanecer na vanguarda face aos contrafatores”.

Para dar a conhecer à população europeia as mudanças que vão acontecer a partir de 25 de novembro, data da entrada em circulação da nova nota, o BCE criou um jogo online ‘Tetris – nova nota de 20 euros’. O objetivo é ficar a conhecer quatro elementos de segurança da nova nota à medida que se passa de nível.

 

Como jogar?

Se já jogou alguma vez ao Tetris durante a sua infância não irá ter dificuldades em ultrapassar de nível e conhecer alguns dos elementos de segurança da nota de 20 euros. Deve mover os blocos que vão caindo e formar uma linha horizontal. À medida que completa linhas, a imagem vai tornando-se mais nítida e será revelado o elemento de segurança correspondente ao nível em que está. Para encorajar os europeus a aderir a este jogo, os residentes da União Europeia com mais de 18 anos podem registar a sua pontuação e podem habilitar-se a ganhar um nota de 10 euros da série “Europa” emoldurada em acrílico. Para tal, deve registar a sua pontuação até ao dia 31 de março de 2015.

 

Quais são os elementos de segurança da nova nota de 20 euros?

O Saldo Positivo aceitou o desafio do BCE e ultrapassou todos os níveis do jogo criado por esta instituição europeia para descobrir quatros elementos de segurança da nota que deverá entrar em circulação no outono. A nota de 20 euros é uma das mais utilizadas na zona euro e também a que sofre mais tentativas de contrafação. Daí a importância da introdução de novos elementos de segurança. Fique então a conhecer as alterações a que deve estar atento.

 

nota de 20 euros

1. Holograma com retrato

Se inclinar a nota, o holograma (a banda prateada à direita da nota) deve exibir um retrato de Europa (uma figura da mitologia grega), bem como o símbolo do euro (€), a imagem principal e os algarismos representativos do valor da nota.

 

2. Número esmeralda

Inclinando a nota, o número brilhante, no canto inferior esquerdo da frente da nota, apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. O número também muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro.

 

3. Marca de água com retrato

Observando a nota contra a luz torna-se visível uma imagem esbatida, que apresenta um retrato de Europa (a figura mitológica grega), os algarismos representativos do valor da nota e a imagem principal. Se colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras.

 

4. Janela com retrato

Esta é verdadeira inovação na produção da nova nota de 20 euros. Observando a nota contra a luz, a janela no holograma torna-se transparente e revela um retrato de Europa (a figura da mitologia grega), que é visível de ambos os lados da nota.

 

Leia também:

Proteja-se das notas falsas

Sabe como surgiu o dinheiro?

Conheça a nova nota de 10 euros

Conheça a nova nota de 5 euros

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB