Conheça o livro que ensina às crianças o que são os impostos

Para muitos, o mundo dos impostos é um “bicho-papão”. Mas a OCC quer desmistificar esta visão, apostando na educação fiscal das crianças.

joaninha -artigoPorque pagamos impostos? Para onde vai o dinheiro que pagamos com o IRS, o IVA ou o IMI? Estas são algumas questões que muitos portugueses colocam a si próprios quando, por exemplo, olham para o recibo de vencimento e veem a percentagem do seu ordenado que ficou retida para pagamento do IRS ou quando anualmente recebem a nota de liquidação do IMI nas suas caixas de correio.

Se para os adultos o mundo da fiscalidade é muitas vezes um “bicho-papão” e de difícil compreensão, explicar como funcionam os impostos às crianças parece ser uma tarefa impossível. No entanto, Clotilde Celorico Palma, fiscalista e professora universitária, decidiu concretizar aquilo que à primeira vista seria uma tarefa hercúlea e escreveu um livro sobre este tema dirigido aos mais pequenos: “A Joaninha e os Impostos”.

O livro, que é uma iniciativa da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), foi apresentado em novembro de 2015, durante a primeira Conferência Internacional para a Cidadania e Educação Fiscal. Segundo explicou a autora ao Saldo Positivo, a obra foi escrita a pensar nas crianças entre os sete e os 12 anos e conta a história da Joaninha, uma menina de oito anos, que ouve frequentemente os pais falarem sobre impostos e sobre como os preços estão a aumentar e se questiona sobre o que são os impostos e porque é que todas as pessoas têm de os pagar.

“A Joana ouve falar muito do IRS. Ela não sabe bem o que é afinal um imposto. Falam tão mal dos impostos. O pai, a mãe, os avós, os amigos, todos dizem que pagam muitos impostos, mas será para quê? Será que recebem alguma coisa em troca? O quê?” Está é apenas uma das passagens deste pequeno livro de 49 páginas e que foi escrito em apenas três horas pela autora. Para ajudar a cativar as crianças para esta temática, a história é acompanhada por ilustrações e com exemplos da vida real, o que ajuda as crianças a identificarem a história da Joaninha com a história das suas próprias famílias.

Ao Saldo Positivo, Clotilde Celorico Palma explicou ainda os motivos que a levaram escrever um livro para este público-alvo. Além do propósito principal de explicar aos mais pequenos como funciona o mundo dos impostos, a autora salienta também que “as crianças são um grande veículo de comunicação nas famílias e podem ser um motor de sensibilização dos adultos para os temas da cidadania fiscal e do combate à economia paralela”.

Por isso mesmo, ao escrever este livro, a fiscalista teve em mente dois grandes objetivos: Por um lado quis “transmitir de forma simples alguns conceitos básicos de fiscalidade”. Por outro lado, a autora tentou “explicar o porquê de termos de pagar os impostos e a ideia de que temos o dever enquanto cidadãos de pagar os impostos mas que também há o dever da parte do Estado em assegurar devidamente os serviços públicos”.

 

Mais dois livros da Joaninha serão lançados em breve

Após quase três meses do lançamento da “Joaninha e os Impostos”, Clotilde Celorico Palma garante que a recetividade das crianças à história da Joaninha tem sido “ótima”. E em breve haverá novidades: A Joaninha, protagonista deste livro, vai voltar a ser a estrela de mais dois livros relacionados com o tema da educação e da cidadania fiscal, desta vez dedicados aos jovens adolescentes e aos estudantes universitários. A saber: A 1 de março será lançado, em Coimbra, o livro “A Joana na Universidade”, da autoria professora universitária Cidália Lopes. E a 28 de abril será apresentada uma nova aventura da “Joaninha no Liceu”, escrita pela professora universitária Ana Maria Rodrigues.

 

Leia também os seguintes artigos:

– Guia do E-Fatura: Passo a passo para não perder deduções

– Como tornar o seu filho num milionário

– 10 Dicas financeiras de pais para filhos

– E-Fatura: Como validar as faturas dos filhos?

– Quatro erros que os pais cometem na educação financeira dos filhos 

– Como ensinar o valor do dinheiro aos seus filhos

2 respostas a “Conheça o livro que ensina às crianças o que são os impostos”

  1. Liliana

    Bom dia,

    Agradeço que me informem onde poderei comprar o livro “Joaninha e os Impostos”.

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sra. Liliana,
      Este livro ainda não está disponível, para já, para venda ao público. Se pretender um exemplar deverá contactar diretamente a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Aqui segue a área do site da OCC onde poderá encontrar os contactos: http://www.occ.pt/pt/a-ordem/contactos/
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB