Conheça os principais elementos da nova nota de 20 euros

A nova nota de 20 euros entra em circulação no dia 25 de novembro. Fique a conhecer os principais elementos para poder identificá-la.

nota20_2Em maio de 2013 iniciou-se o processo da introdução de novas notas de euro. A circular no mercado europeu já estão as notas de cinco, dez euros e a de 20 está quase a chegar (25 de novembro). Seguir-se-á a nota de 50 euros, em data a definir. A nova nota será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e de máquinas de distribuição de notas. Não é necessário trocar as velhas notas pelas novas, mas quem o quiser fazer deve dirigir-se a um banco ou a uma tesouraria do Banco de Portugal.

A segunda série de notas de euro incorpora vários elementos de segurança que podem ser facilmente verificados. Basta tocar, observar e inclinar. Fique a conhecer sete elementos que deve conhecer da nova nota de 20 euros. Leia o artigo:  Conheça a nova nota de 20 euros com a ajuda do Tetris

 

Porquê notas novas?

A segunda série de notas de euro foi desenvolvida pelo Banco Central Europeu em sintonia com os bancos centrais nacionais do Eurosistema. O objetivo principal é reforçar a segurança. As novas notas são mais resistentes do que as da primeira série e os elementos de segurança foram aprimorados, o que ajudará a tornar as notas mais seguras e a manter a confiança no Euro.

 

Sete elementos para reconhecer a nova nota de 20 euros

1. Impressões em relevo. Nas margens esquerda e direita da frente da nota estão pequenas linhas, impressas a relevo, que facilitam a identificação da nota através do toque. Isto é particularmente útil para o caso dos cegos e amblíopes. A tinta também é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota.

2. Janela com retrato. Se observar a nota contra a luz, a janela na parte superior da banda holográfica torna-se transparente e revela um retrato de Europa, que é visível na frente e no verso da nota. Quando se inclina a nota, a janela exibe também linhas multicolores em redor do algarismo “20”

3. Marca de água com retrato. Se observar a nota contra a luz, consegue ver um retrato de Europa (figura mitológica grega), o número 20 e o motivo principal. Por outro lado, ao colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras. O retrato é igualmente reproduzido no holograma.

4. Filete de segurança. Mais uma vez, se observar a nota contra a luz, pode ver, sensivelmente a meio da nota, o filete de segurança, que é uma linha escura que tem carateres brancos minúsculos, o símbolo do euro (€) e número 20.

5. Holograma com retrato. Se inclinar a nota, poderá ver à direita uma banda prateada com um retrato de Europa, assim como o símbolo do euro, o motivo principal e o número 20.

6. Número esmeralda. Ao inclinar a nota poderá ver, no canto inferior esquerdo, o número da nota (20) com um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente, que muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro.

7. Microimpressão. Com a ajuda de uma lupa pode observar carateres minúsculos em algumas partes da nota.

 

A série “Europa”

Esta nova série de notas denomina-se “Europa” devido ao retrato de Europa que aparece no holograma e na marca de água das notas. Europa é a figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente.

 

Para mais informações, leia o folheto para o público  e o folheto para  profissionais, do Banco de Portugal.

Leia também:

Conheça a nova nota de 10 euros

Conheça a nova nota de cinco euros

Três lições sobre gestão de dinheiro dadas pelo Monopólio

Guia: 100 dicas de poupança

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB