Feiras: Onde vender e comprar com desconto?

Conheça o roteiro das feiras urbanas e as datas dos próximos eventos, que começam já este fim de semana.

vender e comprar com descontoTodos os anos o ritual repete-se: Com a chegada da primavera e das temperaturas mais quentes nesta altura do ano impõe-se a tradicional “limpeza” às gavetas e armários lá de casa – sem esquecer a garagem, o sótão e a arrecadação – para selecionar roupas, sapatos, louças e todos os outros objetos que já não têm uso e estão a ocupar espaço desnecessariamente.

Mas em vez de os colocar numa caixa para deitar fora ou oferecer, porque não vendê-los numa feira de artigos em segunda mão e ainda lucrar com os resultados das vendas? O dinheiro extra que conseguir pode investi-lo, por exemplo, na compra de outras peças que lhe façam mais falta para a nova estação.

Com o verão a fazer-se anunciar e a promessa de bom tempo para os próximos fins de semana multiplicam-se as feiras de oportunidades e os mercados de rua um pouco por todo o país, onde pode fazer compras de artigos com desconto e preços mais competitivos, novos ou usados, ou vender o que já não usa. Conheça o roteiro dos melhores locais para quem quer vender e comprar e as datas dos próximos eventos, que começam já este fim de semana.

 

Stockmarket – Lisboa

Objetivo: Na sua 23ª edição, o Stockmarket é o mais antigo mercado de escoamento de ‘stocks’ em Portugal, com as marcas presentes a oferecerem descontos entre 50 e 80%. O objetivo é criar boas oportunidades de negócio para quem compra e para quem vende. O preço de entrada é de 25 euros (2 pessoas) no dia 2 de maio (das 17 às 23h), e 6,5 euros nos restantes dias (das 11 às 23h).

Destinado a: Público em geral

Quando: 2 a 4 de maio

Onde: Armazém 23, Matinha, Lisboa

Mais informações: https://www.facebook.com/stockmarketshow

 

Feira da Buzina – Lisboa

Objetivo: Inspirada nas “car boot sales’ (vendas de bagageira), muito comuns em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, a primeira edição da Feira da Buzina promete “uma enorme variedade de vendedores”, bem como a possibilidade de encontrar “obras de jovens artistas dentro das mais diversas áreas, transformando assim a feira numa galeria a céu aberto”.

Destinado a: Público em geral, vendedores de artigos em 2ª mão, artistas e artesãos. A entrada é livre. Para vender na feira a inscrição varia entre os 35 e os 45 euros, conforme a participação seja feita num carro ou numa carrinha, respetivamente.

Quando: 4 e 18 de maio, das 10 às 19h. A partir da primeira edição, a feira da Buzina terá uma periodicidade quinzenal.

Onde: Doca Alcântara, em Lisboa

Mais informações: https://www.facebook.com/feiradabuzina

 

Lx Market – Lisboa

Objetivo: Criado a pensar em todas as pessoas que têm a casa cheia de objetos que já não usam, entre roupa, sapatos, peças de decoração, mas que ainda estão em boas condições e podem ser reaproveitados. É o mercado ideal para ir com um grupo de amigos, já que pode dividir o espaço de venda e também o custo da inscrição.

Destinado a: Público em geral. A entra é livre. Para vender a inscrição custa 20 euros+IVA (espaço de 4 metros quadrados).

Quando: Todos os domingos entre as 11h e as 18,

Onde: Lx Factory (Alcântara, Lisboa)

Mais informações: http://www.lxmarket.com.pt/

 

Mercado CCB Novo & Antigo – Lisboa

Objetivo: O Mercado do CCB – Novo & Antigo dedica-se às áreas de design, antiguidades, moda, plantas e gastronomia, numa relação próxima com a programação artística e cultural do CCB. Em todas as edições do mercado há apresentações musicais e descontos de 30% em espetáculos do CCB. Ideal para vender produtos novos ou em segunda mão.

Destinado a: Público em geral. A entrada é gratuita. Para vender o custo de inscrição é de 25 euros.

Quando: 3 e 4 de maio (Edição Especial nos Dias da Música), das 10 às 19h. Repete-se a 1 de junho e em todos os 1º domingos do mês (10h-18h)

Onde: Caminho Pedonal e Praça CCB

Mais informações: http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Projectos/Pages/mercadoCCBnovoeantigo.aspx

 

Pop-Up Rehabbed Market – Lisboa

Objetivo: Já na sua 4ª edição, o Pop-Up Rehabbed Market é um mercado de venda de artigos de qualidade em segunda mão (roupa, calçado e acessórios – high street, vintage e luxury), ‘stock off’ de artigos novos e gourmet, destinados a várias faixas etárias, estilos e orçamentos. Nesta edição estará disponível um espaço op-Up Idea, para marcas emergentes.

Destinado a: Público em geral e lojas de roupa em 2ª mão.

Quando: 10 de maio. Sem periodicidade e local definido, o objetivo do evento é ser itinerante.

Onde: Centro Comercial Amoreiras

Mais informações: https://www.facebook.com/events/610349939042679/?ref=22

 

Crafts & Design – Lisboa

Objetivo: Após três anos de interrupção, o Evento CraftsDesign está de volta ao jardim da Estrela, em Lisboa, com o tema “Back for Good”. O conceito do evento é promover projetos de ‘design’ e artesanato urbano contemporâneo que primem pela originalidade, criatividade e diversidade.

Destinado a: Público em geral. A entrada é gratuita.

Quando: 3 e 4 de maio. Depois disso terá lugar sempre no primeiro fim-de-semana de cada mês, exceto em Janeiro e Agosto,

Onde: Jardim da Estrela, Lisboa

Mais informações: http://www.cardapio.pt/outdoor/6116-crafts-designs-regressa-mensalmente-ao-jardim-da-estrela/

 

Coolares Market – Sintra

Objetivo: Com vista para a serra de Sintra e para o mar, este mercado intitula-se como o primeiro “Hippie Chic Garage Sale” em Portugal, ou seja, a primeira “venda de garagem” com um toque de ‘glamour’. O mercado tem lugar numa quinta centenária e promete “o que há de melhor em design, vintage e gourmet”.

Destinado a: Público em geral. A entrada é gratuita.

Quando: Último fim de semana do mês, todos os meses, das 11 às 19h. O próximo evento terá lugar nos dias 31 de maio e 1 de junho (Kids Market)

Onde: Caza e Quinta de Cima, Pé da Serra, Colares.

Mais informações: https://www.facebook.com/CoolaresMarket

 

Stockfashion Alfândega – Porto

Objetivo: Com descontos até 70%, este é o principal evento de escoamento de ‘stocks’ do norte do país. Os produtos em destaque serão roupa, sapatos, acessórios e decoração. A edição deste ano conta com uma nova área de trocas e telemóveis a baixo custo.

Destinado a: Público em geral.

Quando: 10 e 11 de maio, das 10 às 20 horas.

Onde: Edifício Alfândega, Porto

Mais informações: https://www.facebook.com/stockfashion.alfandega

 

Flea Market – Porto

Objetivo: No Flea Market do Porto é possível vender e trocar todo o tipo de artigos em segunda mão. As feiras decorrem em sítios distintos do Porto, sempre ao fim de semana. Esta será mais uma edição em formato original, com bancas numa zona exterior que fica entre o Museu e o Rio Douro.

Destinado a: Público em geral

Quando: 17 de maio, das 15 às 19 horas.

Onde: Museu Nacional da Imprensa, Porto

Mais informações: https://www.facebook.com/fleamarket.porto

 

Mercado Porto Belo – Porto

Objetivo: Este é um mercado baseado no famoso Portobello Market realizado em Londres, onde se podem comprar discos de vinil, roupa vintage, antiguidades, livros e revistas, produtos biológicos.

Destinado a: Público em geral. A entrada é livre.

Quando: Todos os sábados, das 11h às 17h

Onde: Praça Carlos Alberto, Porto

Mais informações: https://www.facebook.com/mercadoportobelo

 

Feiras Francas – Porto

Objetivo: O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos recuperou a tradição das Feiras Francas portuenses e este ano abrirá as suas portas a jovens criadores e ateliers para que possam expor e comercializar as suas obras e produtos. A próxima edição terá como tema: “A ocasião faz o Artista”. As Feiras Francas são pautadas por performances de teatro, dança e música.

Destinado a: Público em geral.

Quando: 7 e 8 de junho, das 12 às 20h. O evento e bimensal (4 e 5 de outubro; 6 e 7 de dezembro)

Onde: Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, ao Largo de S. Domingos (Porto)

Mais informações: http://www.fjuventude.pt/pt/menu/24/feiras-francas.aspx

 

Trend Market – Coimbra

Objetivo: Com um enfoque na “moda em 2ª mão”, o Trend Market é um mercado para as pessoas que querem vender peças de vestuário usadas mas em excelente estado (quase novo).

Destinado a: Público em geral. A entrada é livre. Para vender o valor da inscrição é de cinco euros.

Quando: Último sábado do mês.

Onde: Galeria Santa Clara, Coimbra. Existe também um Trend Market no Porto.

Mais informações: https://www.facebook.com/trendmarketfashion

 

Dicas para ter sucesso em feiras de rua

A vender

  • Faça um levantamento das principais feiras e mercados e veja as que melhor se adequam ao seu perfil;
  • Inscreva-se com tempo;
  • Arrume todos os objetos que vai levar para vender na véspera e separe-os por categoria e valor. Não se esqueça de levar uma banca para dispor as peças ou um ‘charriot’ para pendurar a roupa;
  • Chegue cedo ao local de venda, para ocupar o melhor espaço e ter tempo de arrumar o seu ‘spot’;
  • Tenha um “mimo” (limonada, café, água) para oferecer aos visitantes e compradores;
  • Não coloque etiquetas com preços mas tenha em mente o valor que quer pedir por cada peça. Esteja preparado para negociar;
  • À medida que o dia avançar vá fazendo promoções para escoar o ´stock’;

 

A comprar

  • Chegue cedo à feira se quer ver tudo o que tem à disposição para comprar e apanhar as peças de melhor qualidade;
  • Se, pelo contrário, quer beneficiar dos preços mais baixos, visite a feira ao final do dia;
  • Não compre logo na primeira banca que encontrar, dê primeiro uma volta a todo o recinto e identifique os pontos de venda onde quer depois regressar;
  • No caso de artigos em 2ª mão, faça perguntas aos vendedores sobre o estado de conservação das peças e verifique se estão operacionais;
  • Não aceite o primeiro preço que lhe peçam, esteja preparado para negociar;

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB