Três receitas para fazer com os seus filhos

Conheça algumas receitas saudáveis e baratas para fazer com os seus filhos, sugeridas pela blogger Joana Roque.

dia da criançaMuitas são as atividades que pode fazer com os mais pequenos. Além das “borlas” que poderá usufruir em alguns museus, pode também passar o fim-de-semana a fazer atividades com os seus filhos em casa. A pensar nisso mesmo, Joana Roque, autora dos blogues “A economia cá de casa” e “As minhas receitas” selecionou, a pedido do Saldo Positivo, um conjunto de algumas receitas com três características em comum: são saudáveis, divertidas de serem preparadas pelos pais e filhos e, além disso, têm ainda a vantagem de serem baratas.

O facto de serem receitas ‘low cost’ reveste-se de especial importância tendo em conta o contexto económico atual. Num momento em que muitas famílias precisam de ideias para não cortarem na parcela do seu orçamento dedicada à alimentação, Joana Roque deixa algumas sugestões económicas a colocar em prática na cozinha: “Comprar legumes e fruta da época, e preferencialmente nacionais, é sempre mais barato que outras opções. Reduzir o consumo de carne e peixe, que comemos muitas vezes em excesso, pode tornar mais leve a conta do supermercado. Qual é o mal de fazer uma refeição, ao jantar por exemplo, de sopa de legumes com um pãozinho com omelete ou ovo mexido e terminar com uma pera ou uma maçã? É saudável e ‘low cost’. Mas claro que é preciso saber fazer boas escolhas e ensinar as pessoas a saberem fazer essas escolhas e essas refeições”, explicou a autora do livro “Feito em casa” ao Saldo Positivo.

Quando questionada sobre as receitas que mais marcaram a sua própria infância, Joana Roque confessa que a pescada cozida e as iscas (que não gostava e que a obrigavam a comer) tiveram repercussões na idade adulta: Até hoje não gosta de comer estes dois pratos.

Para os pais que sentem que os seus filhos podiam comer mais vegetais, Joana Roque deixa uma sugestão: “Uma estratégia interessante poderá ser levá-los às compras e pedir-lhes para serem eles a escolherem os vegetais que querem comer e por que não ajudarem a cozinhá-los. E depois há sempre a solução de pôr os miúdos a comer vegetais escondidos numa bolonhesa, numa sopa ou até num bolo”.

Conheça então as três receitas sugerida pela blogger e que poderá preparar com a ajuda dos seus filhos:

Geladinhos de Fruta e Iogurte (Receita sem glúten):dia da criança

Ingredientes para cerca de 12 geladinhos:

4 iogurtes de pedaços de morangos

200ml de natas frias

250g de fruta variada e arranjada (banana, pera, pêssego…)

Açúcar q.b.

 

Preparação:

Bata as natas com um pouco de açúcar até ficarem firmes. Reserve. Com a varinha mágica reduza a fruta a puré e junte os iogurtes até ficar com uma mistura homogénea. Acrescente depois as natas batidas envolvendo bem.

Divida a mistura em copinhos plásticos de café e cubra com película aderente. Espete então a meio um pauzinho e leve ao congelador algumas horas.

Na altura de servir desenforme rapidamente colocando os copinhos em água quente e sirva numa taça com gelo.

 

dia da criançaMini- Hambúrgueres (Receita sem lactose):

Ingredientes para cerca de 20 mini-hambúrgueres:

2 cacetes rústicos ou ciabatta

500g de carne de porco ou vaca picada

Sal e pimenta q.b.

1 ovo

2 colheres de sopa de pão ralado

Alface ou rúcula

 

Preparação:

Comece por fazer os hambúrgueres. Misture a carne com o ovo e o pão ralado e tempere com sal e pimenta. Faça depois pequenas bolas, achate-as para formar hambúrgueres e coloque-as no frigorífico para ficarem firmes, num mínimo de 30 minutos.

Corte depois o pão em pequenas porções e abra ao meio, de modo a ficar com pequenos pãezinhos. Coloque uma folha de alface ou um pouco de rúcula.

Entretanto grelhe os hambúrgueres até ficarem bem cozinhados. Coloque um pequeno hambúrguer sobre cada pãozinho com alface e feche com a ajuda de um palitinho ou garfinho de bambu. Sirva ainda quentes.

 

Mini- queques de Chocolate com Cobertura:dia da criança

Ingredientes para cerca de 24 mini- queques:

200g de farinha

50g de chocolate em pó

150g de açúcar

2 colheres de chá de fermento em pó

2 ovos

250ml de leite

100ml de óleo vegetal

 

Cobertura:

100g de manteiga

200g de chocolate (negro ou de leite)

50ml de natas

 

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o açúcar, o fermento e o chocolate em pó. Noutra taça misture os ovos com o leite e o óleo. Misture então os dois com uma colher de pau envolvendo bem. Forre um tabuleiro de mini-queques (ou de pequenas forminhas individuais) com formas de papel frisado do mesmo tamanho e encha-as até 2/3 com o preparado anterior. Leve-as ao forno já aquecido (180ºC) cerca de 10 a 15 minutos até os queques estarem cozinhados e dourados. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Entretanto prepare a cobertura derretendo o chocolate juntamente com a manteiga e as natas. Deixe depois arrefecer até a mistura endurecer.

Cubra depois com uma colher ou com o saco de pasteleiro os queques já completamente arrefecidos com a cobertura de chocolate. Decore a gosto com gomas, açúcar em pó, açúcar colorido ou pepitas de chocolate. Poderá usar estes mini-queques para fazer uma lagarta de queques para decorar a mesa, ou ainda para colocar num suporte ou prato apropriado com pé e decorar com bandeirolas coloridas.

 

Leia também: 

Como ensinar os seus filhos a poupar? 

Os erros financeiros mais cometidos pelos jovens

Como reduzir os gastos na educação do seu filho? 

Gaste menos com as festas dos seus filhos

Vale a pena colocar o seu filho num centro de estudos? 

2 respostas a “Três receitas para fazer com os seus filhos”

  1. daniela Soares

    Fantástico ótimas e ideias originais e sem gastar muito conseguimos juntar o útil ao agradável e com Saúde parabéns:)

    Responder
  2. Ema Botelho

    Vocês tiveram ótimas ideais
    E isso agrada – em .

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB