Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

Saiba como planear dias de descanso interessantes e divertidos tendo como base a sua própria casa.

férias em casa artigo

Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

Optar por passar as férias em casa não tem de ser sinónimo de falta de diversão ou dias deprimentes, passados em frente à televisão. Muito por causa da crise económica e das medidas de austeridade, nos últimos anos as famílias portuguesas têm visto o seu orçamento muito reduzido e, na hora de poupar, os gastos com férias são os primeiros a sofrer cortes.

Para não ficar deprimido lembre-se que as férias em casa são cada vez mais uma tendência a nível mundial (e não apenas uma opção por falta de dinheiro), sendo que em 2012 foi inventada nos Estados Unidos uma nova palavra para descrever este tipo de férias: ‘staycation’ (por oposição a ‘vacation’).

Por isso, se não tem disponibilidade financeira para férias luxuosas, ou até mesmo para férias ‘low cost’ mas longe de casa, não se preocupe porque é possível planear dias de descanso igualmente interessantes e divertidos tendo como base a sua própria casa. Para começar, faça uma lista de todos os locais que gostaria de visitar e eventos que deseja ir na sua cidade ou região e nunca tem tempo para o fazer quando está a trabalhar ou aos fins-de semana.

Encarne a personagem e seja um turista na sua própria cidade: vá ao Posto de Turismo, guie-se pelos mapas, descubra ruas e zonas da cidade por onde nunca passou, visite museus e monumentos, assista a concertos, faça um piquenique no jardim, vá a uma matiné de cinema, deixe o carro à porta de casa e ande de bicicleta ou transportes públicos. Para fugir da cidade, e com o calor a apertar, planeie idas às praias mais próximas de casa que nunca tenha visitado, sendo o mesmo conselho válido para o interior do país, onde a oferta de praias fluviais de excelente qualidade é cada vez maior.

Se não lhe apetece sair, opte por programas caseiros diferentes do habitual, como uma sessão de cinema com pipocas na sala, jogos tradicionais, caça ao tesouro, karaoke, pinturas ou churrasco e campismo no jardim. Pode ainda criar os seus próprios produtos de beleza e improvisar um ‘spa’, dedicar-se à culinária e experimentar novas receitas, ler um livro ou dormir uma merecida sesta. A imaginação é o limite.

 

Número: 92.212 km2

Esta é a superfície total de Portugal (89.088,92 km2 no continente; 2321,96 km2 nos Açores e 801,12km2 na Madeira) que tem à disposição para conhecer e explorar nas suas férias caseiras, de acordo com a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) que é publicada todos os anos. Quanto à linha de costa, pela qual Portugal é famoso nacional e internacional, estende-se ao longo de cerca de 1.000 quilómetros, com centenas de praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

 

Leia também: 

10 situações que podem desvalorizar a sua casa

Como escolher a casa onde vai morar

Como poupar na decoração da sua casa?

Liberte-se do excesso em sua casa

 

Leia aqui todas as dicas do Especial Mês de Férias:

– Dica 1: Como funciona o cartão europeu de seguro de doença?

– Dica 2: O que saber se vai viajar numa companhia ‘low cost’

– Dica 3: Como conseguir viagens com desconto?

– Dica 4: Cinco sugestões de férias por menos de 250 euros

– Dica 5: Quanto custa acampar?

– Dica 6: Vale a pena fazer um seguro de viagem?

– Dica 7: Quais as diferenças entre um ‘hostel’ e um hotel?

Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Dica 9: Como manter a sua casa segura durante as férias?

Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

– Dica 11: Como não derrapar o seu orçamento em férias

Dica 12: Arrendamento de casa para férias: O que deve saber?

– Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

– Dica 14: Vale a pena optar por um regime “tudo incluído”?

– Dica 15: Como fazer pagamentos no estrangeiro?

– Dica 16: Troca de casa: Como funciona?

– Dica 17: Como garantir que não paga excesso de bagagem?

– Dica 18: Como aplicar o subsídio de férias?

– Dica 19: Como poupar nas telecomunicações durante as férias

– Dica 20: O que fazer se tiver problemas nas férias?

– Dica 21: ‘Free tours’: como conhecer uma cidade gratuitamente

– Dica 22: Como ocupar as férias dos seus filhos?

– Dica 23: Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB