Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

Alugar automóvel pode ser bastante prático, mas saiba o que deve ter em conta antes de celebrar o contrato.

alugar

Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

Se vai fazer uma viagem e não leva automóvel próprio, recorrer ao aluguer de um veículo pode trazer inúmeras vantagens: pode explorar melhor o destino e evita tempo de espera com táxis ou autocarros. No entanto, antes de alugar o carro, há alguns aspetos que deverá saber para evitar que a fatura final das férias suba desnecessariamente.

Quando ainda está a fazer a reserva do veículo, coloque algumas questões, quer seja via telefone ou via correio eletrónico, como por exemplo: A tarifa inclui quilometragem ilimitada? O que é o pagamento de franquia? A taxa de IVA está incluída no preço? Terei de pagar mais algum valor quando for entregar o automóvel? Tenho de entregar o carro no mesmo sítio da recolha? Quais as restrições de utilização do automóvel (por exemplo, se tem de entregar o veículo a alguma hora específica)?.

Outra questão importante: Sabia que se pretender levar o veículo para fora do país onde alugou o automóvel terá de informar a empresa de aluguer? Se esta autorizar, não se esqueça de levar sempre toda a documentação necessária, assim como seguro com cobertura de assistência e substituição de veículo. Pergunte ainda sobre as regras específicas de condução do país que pretende visitar.

Quando for levantar o automóvel, certifique-se que sabe quais as especificidades do aluguer. E se lhe for solicitado o pagamento de quilómetros extra, certifique-se também que percebeu os quilómetros diários incluídos na tarifa e como se calculam os adicionais. Deverá ainda garantir que a quilometragem do carro está em linha com o que consta no contrato de aluguer.

Desde que vai buscar o automóvel alugado até à sua devolução, fica responsável por tudo o que acontece à viatura. Por regra, a companhia vai sugerir a cobertura de danos por colisão e roubo. Esclareça as exclusões ao contrato: por vezes, os pneus ou para-brisas não estão cobertos.

No que diz respeito ao combustível, podem sugerir-lhe três hipóteses: atestar o depósito quando levanta o automóvel e devolver vazio; levantar e devolver cheio, ou pagar o combustível em falta quando for altura de devolver.

Informe-se ainda sobre se a empresa oferece assistência em viagem, para o caso de haver alguma avaria. Em caso de acidente, não assuma a responsabilidade perante terceiros envolvidos no acidente. Deverá obter nomes e moradas de todos envolvidos e contactar a estação mais próxima da empresa onde efetuou o aluguer. A declaração de acidente só deve ser preenchida quando devolver o veículo.

 

Número: 14 mil

Este foi o número de viagens que os portugueses realizaram no ano de 2012, de acordo com dados do Eurostat. A grande aposta caiu foi para o turismo interno e regional, sendo que as férias no estrangeiro apenas representaram 9% do total de movimentos. Neste ano, o número de viagens cresceu por comparação aos dados de 2011, onde se verificaram um total de 11 096.

 

Leia também:

Sabe a que férias tem direito?

Cuidados a ter na marcação de férias pela internet

Com as férias à porta, prepare o orçamento

Conflitos em férias: Onde reclamar e quem o pode ajudar?

 

Leia aqui todas as dicas do Especial Mês de Férias:

– Dica 1: Como funciona o cartão europeu de seguro de doença?

– Dica 2: O que saber se vai viajar numa companhia ‘low cost’

– Dica 3: Como conseguir viagens com desconto?

– Dica 4: Cinco sugestões de férias por menos de 250 euros

– Dica 5: Quanto custa acampar?

– Dica 6: Vale a pena fazer um seguro de viagem?

– Dica 7: Quais as diferenças entre um ‘hostel’ e um hotel?

Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Dica 9: Como manter a sua casa segura durante as férias?

Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

– Dica 11: Como não derrapar o seu orçamento em férias

Dica 12: Arrendamento de casa para férias: O que deve saber?

– Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

– Dica 14: Vale a pena optar por um regime “tudo incluído”?

– Dica 15: Como fazer pagamentos no estrangeiro?

– Dica 16: Troca de casa: Como funciona?

– Dica 17: Como garantir que não paga excesso de bagagem?

– Dica 18: Como aplicar o subsídio de férias?

– Dica 19: Como poupar nas telecomunicações durante as férias

– Dica 20: O que fazer se tiver problemas nas férias?

– Dica 21: ‘Free tours’: como conhecer uma cidade gratuitamente

– Dica 22: Como ocupar as férias dos seus filhos?

– Dica 23: Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB