Dica 22: Como ocupar as férias das crianças?

Campos de férias, passeios e ateliers. Estas são algumas actividades que poderão preencher as férias de verão das suas crianças.

crianças

Como ocupar as férias das crianças?

Todos os anos sempre que o ano escolar termina, começa o drama de muitos pais: como ocupar as crianças que se encontram de férias, enquanto os progenitores têm de continuar a trabalhar? Quem tem avós e outros familiares com tempo livre e disponibilidade para tomar conta dos petizes tem a vida facilitada e a carteira mais salvaguardada. Isto porque existem muitas atividades gratuitas (ou com um custo reduzido) que podem ser úteis não só para ocupar as crianças como também para dotá-las de novos conhecimentos e capacidades. Além das tradicionais idas à praia, existem ateliers e passeios que podem fazer as alegrias das suas crianças. Para conseguir encontrar atividades à medida da sua carteira perto da sua área de residência consulte sites como o “Estrelas e Ouriços” ou o “Pumpkin”, que estão vocacionados para fornecer dicas e sugestões de atividades em família.

Outra solução a ter em conta é a dos campos de férias. Muitos destes campos são em regime fechado, o que significa que as crianças e jovens dormem no campo. Estes espaços têm várias vantagens: ao mesmo tempo que promovem o sentido de autonomia da criança (pois ela fica longe dos pais por um período de uma semana, pelo menos), o extenso rol de atividades ajudam a desenvolver competências pessoais importantes na formação da personalidade da criança. As atividades promovidas nestes campos variam de empresa para empresa, mas é vulgar incluírem, entre outras: peddy-papers; slide, canoagem, jogos aquáticos, ateliers diversos, musica, passeios culturais, paintball e jogos noturnos. O grande contra são os preços, que podem ser elevados para as capacidades financeiras de muitas famílias portuguesas.

Segundo um artigo publicado recentemente no Diário Económico, o custo de colocar uma criança num campo de férias em regime fechado ronda os 250/300 euros por semana. Já se estiverem em causa programas de duas semanas os preços disparam para os 500/550 euros.

Mas há alguns campos que também têm programas em regime aberto, nos quais as crianças têm o dia todo ocupado com idas à praia/piscina, piqueniques, brincadeiras em parques e jardins. Como não incluem todas as refeições, nem dormida, estes programas em regime aberto tornam-se mais acessíveis no preço face aos programas de regime fechado.

 

Número: 5.000-8.000

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Campos de Férias, em declarações ao Diário Económico, entre cinco mil e oito mil crianças frequentam os campos de férias em Portugal.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

– Crianças em férias: Saiba como ocupá-las

– Como organizar festas de aniversário low cost para crianças

– Cuidados a ter na marcação de férias pela internet

– Orçamento de férias: a não esquecer

 

Leia aqui todas as dicas do Especial Mês de Férias:

– Dica 1: Como funciona o cartão europeu de seguro de doença?

– Dica 2: O que saber se vai viajar numa companhia ‘low cost’

– Dica 3: Como conseguir viagens com desconto?

– Dica 4: Cinco sugestões de férias por menos de 250 euros

– Dica 5: Quanto custa acampar?

– Dica 6: Vale a pena fazer um seguro de viagem?

– Dica 7: Quais as diferenças entre um ‘hostel’ e um hotel?

Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Dica 9: Como manter a sua casa segura durante as férias?

Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

– Dica 11: Como não derrapar o seu orçamento em férias

Dica 12: Arrendamento de casa para férias: O que deve saber?

– Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

– Dica 14: Vale a pena optar por um regime “tudo incluído”?

– Dica 15: Como fazer pagamentos no estrangeiro?

– Dica 16: Troca de casa: Como funciona?

– Dica 17: Como garantir que não paga excesso de bagagem?

– Dica 18: Como aplicar o subsídio de férias?

– Dica 19: Como poupar nas telecomunicações durante as férias

– Dica 20: O que fazer se tiver problemas nas férias?

– Dica 21: ‘Free tours’: como conhecer uma cidade gratuitamente

– Dica 22: Como ocupar as férias dos seus filhos?

– Dica 23: Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB