Dica 23: Como poupar na compra de bilhetes de avião?

Se vai viajar para o estrangeiro conheça alguns estratégias para conseguir bilhetes de avião mais em conta.

bilhetes de avião

Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Para quem vai de férias para o estrangeiro, poupar nos bilhetes de avião é uma das prioridades. Os meses de verão, à semelhança das épocas festivas, como o Natal ou a Páscoa, são uma das alturas eleitas por muitos consumidores para viajarem. Segundo dados disponibilizados pelo INE, no ano passado os portugueses realizaram 1,2 milhões de viagens utilizando o avião como meio de transporte.

Para quem utiliza este meio de transporte com frequência um dos principais desafios passa por conseguir as tarifas aéreas mais baratas. E existem várias estratégias que podem ser implementadas para conseguir alcançar este objetivo. Um dos conselhos mais importantes é não deixar para a última hora a marcação da sua viagem. Se o fizer, o mais provável é que o número de lugares disponíveis seja muito reduzido e os preços das tarifas aéreas disparem. Algumas estatísticas referem que se os passageiros comprarem os seus bilhetes com dois meses de antecedência poderão conseguir obter uma poupança entre 18% e 61%, do que se fizerem a reserva mais em cima da data de partida. No entanto, alguns sites referem que comprar os bilhetes com muitos meses de antecedência também poderá não ser a estratégia mais certeira.

Outro conselho importante é conseguir ser flexível tanto nas datas como nas horas da viagem. Como os preços dos bilhetes seguem a lei da oferta e da procura, se evitar viajar nos dias de maior movimento (sextas-feiras e domingos) e optar por viajar nos dias mais calmos (como as terças e quartas-feiras), poderá sentir um alívio dos encargos com a compra dos bilhetes de avião. Da mesma forma, se não se importar de viajar muito cedo ou mais ao final do dia, também deverá obter uma tarifa mais reduzida. Imagine então que vai viajar para Londres no fim de semana de 5 a 7 de setembro: Uma simulação feita numa companhia aérea mostra que a mesma viagem (Lisboa-Londres, ida e volta), realizada nos mesmos dias e na mesma transportadora aérea em classe económica pode custar (com todas as taxas já incluídas) 222 euros ou 299 euros, dependendo do horário do voo escolhido. Ou seja: Neste caso específico, a escolha do horário mais certeiro poderia fazê-lo poupar 77 euros por pessoa nos bilhetes de avião.

Uma ferramenta que qualquer viajante deverá ter presente se quer poupar algum dinheiro nos bilhetes de avião são os sites comparadores de preços. Um dos mais conhecidos é o Skyscanner. Este site permite-lhe pesquisar as ofertas disponíveis em centenas de companhias áreas em todo o mundo e identificar o voo pretendido. Mais: O site reencaminha-o para o operador que tem a tarifa escolhida por si para poder efetuar a reserva da sua viagem. Pegando no exemplo anterior de uma viagem (ida e volta) Lisboa-Londres (via Heathrow) para o fim de semana de 5 a 7 de setembro. Numa pesquisa neste site é possível verificar que o custo pode oscilar entre os 169 euros e os 529 euros (preços para voos diretos), consoante a companhia escolhida. Existem ainda outros sites comparadores de preços a que poderá recorrer. É o caso do Momondo e do Air Asia. Este último pode ser interessante para quem pretende viajar para os países asiáticos.

Por último, não se esqueça de contabilizar os custos escondidos. Este conselho é particularmente importante para quem viaje em companhias ‘low cost’. Já que ao comprar um bilhete numa transportadora aérea de baixo custo estará a pagar apenas a deslocação. Tudo o resto é taxado. Por isso, além do preço indicado terá ainda de contar com as taxas adicionais a pagar, como por exemplo: se quiser enviar a bagagem para o porão, escolher o lugar no avião, comer qualquer coisa ou se fizer o ‘check in’ ao balcão, em vez de o fazer pela internet.

 

Número: Quatro milhões

Segundo os dados do Inquérito às Deslocações dos Residentes, do INE, no ano passado cerca de quatro milhões de portugueses realizaram viagens turísticas em que dormiram pelo menos uma noite fora da sua área de residência.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

– 10 Sites para fazer férias baratas

– Oito dicas para encontrar bilhetes de avião baratos

– Nove sugestões para fazer férias solidárias

– Sabe a que férias tem direito?

 

Leia aqui todas as dicas do Especial Mês de Férias:

– Dica 1: Como funciona o cartão europeu de seguro de doença?

– Dica 2: O que saber se vai viajar numa companhia ‘low cost’

– Dica 3: Como conseguir viagens com desconto?

– Dica 4: Cinco sugestões de férias por menos de 250 euros

– Dica 5: Quanto custa acampar?

– Dica 6: Vale a pena fazer um seguro de viagem?

– Dica 7: Quais as diferenças entre um ‘hostel’ e um hotel?

Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Dica 9: Como manter a sua casa segura durante as férias?

Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

– Dica 11: Como não derrapar o seu orçamento em férias

Dica 12: Arrendamento de casa para férias: O que deve saber?

– Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

– Dica 14: Vale a pena optar por um regime “tudo incluído”?

– Dica 15: Como fazer pagamentos no estrangeiro?

– Dica 16: Troca de casa: Como funciona?

– Dica 17: Como garantir que não paga excesso de bagagem?

– Dica 18: Como aplicar o subsídio de férias?

– Dica 19: Como poupar nas telecomunicações durante as férias

– Dica 20: O que fazer se tiver problemas nas férias?

– Dica 21: ‘Free tours’: como conhecer uma cidade gratuitamente

– Dica 22: Como ocupar as férias dos seus filhos?

– Dica 23: Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB