Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Se quer planear as melhores férias para a sua família, saiba como escolher o local mais adequado para ficarem alojados.

dica família artigo

Qual é o alojamento ideal para a sua família?

Quando o tema em debate é o das férias em família, duas questões assumem especial relevância: o destino de férias e, não menos importante, o tipo de alojamento a escolher. Apesar da palavra “férias” ser quase instantaneamente sinónimo de dormir num hotel, a verdade é que são cada vez mais as opções de estadia para as famílias portuguesas, sejam elas monoparentais, tradicionais (um ou dois filhos) ou numerosas (três ou mais filhos). Para estas últimas, o desafio é, desde logo maior, já que os tipos de alojamento tradicionais (e também os mais baratos) estão na sua maioria formatados para acomodar até três pessoas, ou seja, dois adultos e uma criança em cama extra.

Além dos hotéis, surgem também como principais opções para as famílias de todos os tamanhos os apart-hotéis (com um ou mais quartos e equipados com cozinha), os ‘bungalows’ de várias tipologias, os parques de campismo, os turismos rurais e o aluguer de casas de férias (desde apartamentos em ‘resorts’ a vivendas com piscina). A estas juntam-se ainda outras sugestões (menos típicas mas mais ‘low cost’), como os ‘hostels’ – com preços a partir de oito euros por pessoa – e as pousadas da juventude, em regime de camarata.

Um inquérito levado a cabo pelo ‘site’ Home Away revelou que 88% das famílias preferem ficar alojadas em casas de férias alugadas do que em hotéis, pelo facto de “oferecerem mais espaço, mais privacidade e flexibilidade completa nas horas das refeições, o que é uma enorme vantagem com crianças”. Esta é uma opção cada vez mais procurada pelas famílias portuguesas, sobretudo no caso de férias no estrangeiro, por causa do “fator preço – 50 a 80% mais barato por metro quadrado que um hotel”, refere o Jornal de Negócios.

Não se esqueça ainda de que através de parcerias estabelecidas com a Associação Portuguesa de Família Numerosas, muitas cadeias hoteleiras e outros alojamentos oferecem descontos para as famílias com um maior número de membros. Este é o caso do Grupo Hotéis Real (10% de desconto em todo o país), do grupo Tivoli Hotels & Resorts (Programa Family Room, com 30% de desconto na reserva do 2º quarto) e do parque de campismo Naturwaterpark, em Vila Real (até 20% de desconto no alojamento e 50% de desconto no parque aquático), entre muitas outras ofertas do norte ao sul do país.

 

Número: 7,4%

Este é o peso das famílias numerosas (três ou mais filhos) face ao total do número de núcleos familiares com filhos em Portugal. De acordo com os dados do último Censos realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2011, “são cada vez menos as famílias com descendência numerosa”, já que em 2001 estas representavam 10,1% do total de núcleos com filhos.

 

Leia também os artigos relacionados com o mesmo tema:

Poupar com as famílias numerosas

Passeios em família

Férias que convencem qualquer criança

Poupar nas férias

 

Leia aqui todas as dicas do Especial Mês de Férias:

– Dica 1: Como funciona o cartão europeu de seguro de doença?

– Dica 2: O que saber se vai viajar numa companhia ‘low cost’

– Dica 3: Como conseguir viagens com desconto?

– Dica 4: Cinco sugestões de férias por menos de 250 euros

– Dica 5: Quanto custa acampar?

– Dica 6: Vale a pena fazer um seguro de viagem?

– Dica 7: Quais as diferenças entre um ‘hostel’ e um hotel?

Dica 8: Qual o alojamento ideal para a sua família?

Dica 9: Como manter a sua casa segura durante as férias?

Dica 10: Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

– Dica 11: Como não derrapar o seu orçamento em férias

Dica 12: Arrendamento de casa para férias: O que deve saber?

– Dica 13: O que saber antes de alugar um automóvel?

– Dica 14: Vale a pena optar por um regime “tudo incluído”?

– Dica 15: Como fazer pagamentos no estrangeiro?

– Dica 16: Troca de casa: Como funciona?

– Dica 17: Como garantir que não paga excesso de bagagem?

– Dica 18: Como aplicar o subsídio de férias?

– Dica 19: Como poupar nas telecomunicações durante as férias

– Dica 20: O que fazer se tiver problemas nas férias?

– Dica 21: ‘Free tours’: Como conhecer uma cidade gratuitamente

– Dica 22: Como ocupar as férias dos seus filhos?

– Dica 23: Como poupar dinheiro com a compra de bilhetes de avião?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB