Como fazer donativos ao preencher a declaração de IRS

Gostava de apoiar a Culturgest? Agora pode consignar 0,5% do IRS a pagar ou doar a dedução por exigência de fatura a uma instituição cultural.

donativos ao preencher a declaração de IRS

Sabia que quando estiver a preencher a declaração de IRS poderá beneficiar uma instituição à sua escolha? A grande novidade é que, este ano, já é possível realizar esta doação a uma entidade cultural, que esteja inscrita para esse efeito, como a Culturgest – Fundação da Caixa Geral de Depósitos.

Atualmente existem duas formas de doar uma parte do seu IRS. Pode consignar 0,5% do imposto (se tiver de pagar) ou atribuir o benefício de 15% do IVA a entidades sociais, ambientais ou culturais. Tenha em atenção que existem diferenças entre estas duas formas. A primeira é gratuita, mas a segunda implica que abdique da dedução por exigência de fatura. O Saldo Positivo explica as diferenças.

 

1. Consignação de 0,5% do IRS

Ao optar pela consignação de 0,5% do IRS estará a canalizar uma parte do imposto a pagar ao Estado para uma das instituições que faça parte da listagem publicada pelo Ministério das Finanças. Esta opção é totalmente gratuita para os contribuintes, uma vez que apenas está a encaminhar 0,5% do IRS pago a uma entidade terceira, ou seja, em vez de esse dinheiro ir para os cofres do Estado, irá para as mãos da instituição ou entidade cultural que escolheu.

 

2. Doação de 15% do IVA

A segunda hipótese, em vigor desde o ano passado, passa por atribuir o benefício fiscal a que teria direito por pedir fatura em alguns serviços (restauração, alojamento, cabeleireiros, reparação de automóveis e veterinários) à instituição ou entidade cultural que escolheu. Neste caso, perde o direito a receber a dedução à coleta relativa ao IVA. Esse valor será entregue à entidade que indicar.

 

Passo a passo: Como consignar o IRS?

Se desejar beneficiar uma instituição ou entidade cultural, deverá assinalar essa intenção no quadro 11 da folha de rosto da declaração Modelo 3. Este quadro destina-se a identificar a entidade para a qual pretende consignar 0,5% do IRS liquidado ou o montante correspondente a 15% do IVA suportado relativamente a algumas prestações de serviço.

CI

Passo: Identificar a natureza da entidade, assinalando com “X” o quadrado referente à natureza da entidade escolhida (comunidade religiosa, instituição de solidariedade ou cultural, por exemplo);

Passo: Indicar o NIF da entidade que pretende beneficiar, no campo “NIF”;

Passo: Assinalar com “X” se pretende consignar 0,5% do IRS pago ou doar o benefício do IVA (ou as duas opções).

 

Apoie a Fundação Culturgest

A Culturgest é uma fundação criada pela Caixa Geral de Depósitos para apoiar as artes. Organiza e apresenta atividades culturais e científicas, como exposições, espetáculos de dança, teatro, música, ópera, cinema ou conferências. Veja aqui o programa.

Para o fazer, basta que, quando estiver a preencher a declaração de IRS, assinale essa intenção no quadro 11 da folha de rosto da declaração Modelo 3, colocando uma cruz no quadrado “Instituições culturais com estatuto de utilidade pública” e o número de identificação fiscal da Fundação: 508122554.

 

Leia também:

Como assinalar guarda conjunta na declaração de IRS

Como colocar despesas de refeições escolares no IRS?

Tem direito ao IRS automático? Saiba o que fazer

Declaração IRS: Ainda posso registar despesas?

Especial IRS de 2016: Conheça todas as novidades

Seis obrigações dos trabalhadores independentes no IRS de 2016

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB