10 Passos para ser uma mulher de sucesso

Conheça as melhores dicas da presidente da Remax Portugal, Beatriz Rubio, para as mulheres empreendedoras.

mulher de sucesso
A presidente da Remax Portugal, Beatriz Rubio (à direita na foto), foi a convidada de Maria José Amich (à esquerda), responsável da Associação WomenWinwin, para partilhar a sua experiência como empresária de sucesso.

Não é segredo nenhum que, na hora de gerir, liderar e empreender, homens e mulheres agem de maneira bastante diferente. Eles são mais racionais na forma de implementar as suas ideias de negócio, elas mais emocionais mas também mais determinadas em perseguirem os seus sonhos. De acordo com os últimos dados da consultora Informa D&B, sobre a “Gestão e Liderança Feminina em Portugal”, as mulheres ocupam 31,1% das funções de gestão e direção e lideram 26,8% das empresas portuguesas. A provar que o empreendedorismo feminino está em alta, o mesmo relatório confirma que é nas empresas jovens (com menos de cinco anos) que a presença feminina na gestão e liderança é maior.

Neste contexto do empreendedorismo e da liderança no feminino, a Associação WomenWinWin, em parceria com a plataforma womenwinwin.com – Connecting Women & Business, e com o apoio da CGD, organizou o evento “Empower Women – Dar o Poder às Mulheres”, que teve como oradora principal Beatriz Rubio, presidente da Remax Portugal e fundadora da empresa de ‘coaching’ em gestão e liderança Motiva-te.

Em declarações ao Saldo Positivo, a gestora e empresária confirmou que “os portugueses são muito empreendedores, mas têm de colocar mais paixão naquilo que fazem, tanto homens como mulheres”. Enquanto presença feminina que se afirmou no competitivo mundo dos negócios, Beatriz Rubio acredita, no entanto, que o futuro é das mulheres empresárias. “A mulher tem cada vez mais força e atitude, mais motivação”, garante.

Antes de revelar à audiência do evento “Empower Women” os seus “10 Passos para uma Mulher de Sucesso”, Beatriz Rubio deixou um aviso: “O caminho para o sucesso varia de pessoa para pessoa. Não existe uma fórmula única. Mas uma coisa é certa: quem concretiza os seus sonhos, os seus projetos, é porque dá um passo em frente, faz acontecer, empreende”.

Conheça então as dicas da presidente da Remax Portugal para as mulheres empreendedoras.

 

1. Impaciência

Para correr atrás dos seus sonhos e realizar os seus projetos deve ter uma natureza impaciente, não se acomodar às situações. Comece por ter um sonho, traçar um plano, dar o passo em frente e passar à ação. Se perder muito tempo a ponderar todos os cenários possíveis já não conseguirá fazer nada. O seu sucesso pode ser pessoal ou profissional, os dois completam-se. Mas lembre-se: a diferença entre ter ou não sucesso é passar à ação.

 

2. Consciência

Para ganhar consciência é preciso parar e refletir. Nunca esquecer quem é e de onde veio, porque a vida muda-nos ao longo do caminho. Aproveite as alturas de maior caos para prestar atenção às reflexões e às tomadas de consciência. “Vim trabalhar para Portugal aos 28 anos, já com um cargo de liderança, por isso era muito insegura e transformei-me numa pessoa bruta e dura. Tive de libertar-me dessa pessoa que não queria ser”, explicou a gestora da Remax.

 

3. Inovação

“Em 1998, quando ouvimos nas notícias que não existiam camas suficientes para receber os visitantes da Expo98 em Lisboa, eu e o meu marido decidimos criar um ‘camping’ temporário em Alcochete. Tivemos muitos problemas e contratempos, mas no final o projeto deu lucro e com esse dinheiro comprámos os direitos da Remax para Portugal”, contou Beatriz Rubio. A história ilustra bem a importância de uma ideia inovadora no sucesso de um negócio. Se continuar a fazer tudo igual aos outros nunca conseguirá destacar-se da multidão de empreendedores. Para isso é preciso arriscar, pensar fora da caixa, inovar nas ideias e nas ações.

 

4. Pragmatismo

Ser pragmático é fazer acontecer e nunca recuar perante as dificuldades. Acredite que tudo é possível, mesmo que ainda não tenha sido feito, não quer dizer que não se possa fazer. Beatriz Rubio deu alguns exemplos pessoais de como teve de ser pragmática para ultrapassar algumas dificuldades: “Enquanto o meu marido lançava a Remax em Portugal, eu trabalhava para a Jerónimo Martins em Braga, onde passava a semana, com as minhas filhas, nessa altura bebés. Às segundas-feiras fazia o percurso de Lisboa para Braga de madrugada, para começar a trabalhar às 8h30, por isso mandei instalar um micro-ondas no carro, para aquecer o leite nas viagens”.

 

5. Criatividade

Porque todos temos ideias criativas, aproveite as melhores para os seus negócios. Mantenha a cabeça aberta e lembre-se: o mundo é de quem é criativo. A presidente da Remax exemplifica: “Um dia estava a experimentar umas calças nos saldos da Zara e reparei que a loja estava cheia. Pensei logo: porque não fazer saldos na Remax? Quando contei a ideia à minha equipa pensaram que estava maluca. Importámos o conceito e fizemos os primeiros saldos numa imobiliária. Foi um sucesso. Às três da manhã ainda tínhamos clientes nas lojas a escolher casas”.

 

6. Sedução

Aqui a ideia é “criar um clube de fãs das suas ideias”, alguém que dê apoio ao seu espírito empreendedor e motive para levar o projeto avante. Construa uma rede de suporte, na qual possa confiar. Desta forma, se esmorecer a rede de apoio irá ajudar. Para isso, tem de seduzir os outros para conseguir a ajuda para seguir em frente. Lembre-se: o seu “clube de fãs” não tem de ser a família ou os amigos, porque às vezes quem está mais perto trava ímpeto empreendedor, por ter medo do risco.

 

7. Flexibilidade

Seja flexível e esteja disponível para apanhar as ondas de mudança. “Em 2008 os bancos fecharam a torneira do crédito e a Remax esteve quatro meses sem vender uma única casa. Tivemos de nos adaptar e mudar o negócio todo para o mercado de arrendamento. Depois disso, os dois melhores anos de negócio da Remax foram durante a crise”, afirmou Beatriz Rubio.

 

8. Conciliação

Um aspeto central, sobretudo para as mulheres empreendedoras, é a conciliação entre a vida familiar e profissional. “Não é por trabalhar muito e querer realizar-me profissionalmente que sou uma pior mãe”, assegurou a presidente da Remax.

 

9. Determinação

Aproveite o facto de as mulheres serem, por natureza, mais determinadas. Para ter sucesso é necessário atrever-se e arriscar mais vezes. Faça tentativas sucessivas até acertar. Lembre-se: A vida não se divide apenas em êxito ou fracasso, porque podemos ter vários fracassos até chegar ao sucesso. Sobre este tema, Beatriz Rubio admite: “Depois de muitas tentativas falhadas estive a um passo de desistir, mas ainda bem que não o fiz porque tentei mais uma vez e consegui realizar o que queria”.

 

10. Paixão

Se fizer tudo com paixão vai ter ainda mais força para realizar os seus projetos. Entregue-se a cada um deles 500%. E lembre-se de formar uma boa equipa, porque ninguém tem sucesso sozinho.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB