8 dicas para motivar trabalhadores

Um trabalhador feliz é um trabalhador motivado. Saiba como pode motivar os seus trabalhadores.

motivaçãoNo filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin a mensagem é clara: profissões com tarefas demasiado especializadas conduzem à exaustão e à loucura. Claro que no cinema o famoso personagem caricatural é uma imagem da extrema divisão de tarefas, mas há algumas lições que se podem tirar para saber como se desenham empregos e tarefas motivadoras para os trabalhadores.

A necessidade de gestão eficaz na motivação é fundamental se se olhar aos números de alguns estudos de recursos humanos. Por exemplo, a consultora de recursos humanos TowersWatson apresentou em 2009 um estudo que indicava que apenas 21 por cento dos trabalhadores nas empresas estavam envolvidos plenamente no trabalho (contribuindo ativamente para o sucesso da empresa). Se quer motivar os colaboradores da sua empresa e não contribuir para o afastamento do capital humano de maior valor conheça algumas dicas.

1. Preocupe-se com sinceridade
Seja sincero nas suas preocupações com o bem-estar dos trabalhadores. Se o salário e as oportunidades de crescimento são fatores que contribuem para trazer os melhorers quadros para a sua empresa, preocupar-se com o bem-estar da sua equipa é um dos fatores mais valorizados pelos trabalhadores.

2. Aumente as competências da sua equipa
Se as competências da sua equipa estão ao mesmo nível de ano para ano, não está a potenciar o envolvimento dos seus recursos humanos no sucesso da sua empresa. Um dos fatores apreciados pelos trabalhadores para se envolverem profundamente na estratégia ganhadora de um negócio passa pelo aumentar das suas competências de ano para ano.

3. Dê mais voz
No processo de tomada de decisões da sua empresa, qual é o papel dos trabalhadores? Dar mais voz de input nos diferentes departamentos pode ser um forte incentivo à participação e esta é uma das qualidades apreciadas pelos trabalhadores que se empenham no sucesso das empresas.

4. Reconheça o bom trabalho
Num estudo da consultora McKinsey de 2009, o fator não monetário mais relevante na motivação dos trabalhadores era o elogio dos gestores mais próximos. Por isso, não se esqueça de reconhecer o bom trabalho e motivar quem merece na sua empresa essa distinção.

5. Estabeleça altos padrões e apoie a inovação
Altos padrões empresariais é o que valorizam os trabalhadores mais envolvidos da TomersWatson, bem com os incentivos a uma atitude inovadora que seja criadora.

6. Crie um mundo de oportunidades
Se uma empresa não oferecer oportunidades de crescimento aos colaboradores pode estar a reduzir a motivação dos seus empregados. Segundo o estudo da McKinsey, um dos três fatores motivadores não monetários está relacionado com oportunidades de liderar equipas ou projetos, por isso criar oportunidades de liderança de tarefas e de aplicação das competências de excelência podem fazer a diferença de motivação.

7. Alargue desafios para lá das competências
Esta é uma das caraterísticas apontadas pelos trabalhadores mais envolvidos na estratégia de sucesso da empresa. Motivar trabalhadores não é só cativar os melhores recursos no momento de contratar. Crie um ambiente que favoreça o alargamento de desafios que ultrapassem as competências dos trabalhadores.

8. Mantenha bom relacionamento
Não há motivação sem boas relações interpessoais entre os gestores e os outros colaboradores. Fomente o bom relacionamento entre os seus trabalhadores e solucione os atritos que podem danificar a engrenagem da sua máquina empresarial.

Uma resposta a “8 dicas para motivar trabalhadores”

  1. sergio

    liderança para muitas pessoas só é compreendida a base do pulso forte ,eu também concordo com a vossa openião mas onde trabalho não pensam assim

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB