ABC do Empresário: O que é um desconto comercial?

Este produto financeiro permite às empresas antecipar o recebimento de receitas. Veja como funciona.

610x253_artigo

O que é um desconto comercial?

Um dos principais desafios que as empresas enfrentam é conseguir gerir de uma forma eficaz os pagamentos (por exemplo, aos seus fornecedores e aos trabalhadores) e os recebimentos, a haver do lado dos clientes. Essa boa gestão é fulcral para que não existam problemas de tesouraria que ponham em causa a gestão do dia-a-dia de uma empresa.

Para facilitar esta gestão, existem no mercado algumas soluções financeiras disponibilizadas pelos bancos e sociedades financeiras que permitem às empresas antecipar o recebimento de receitas. Uma dessas soluções é o chamado desconto comercial.

Em termos resumidos, um desconto comercial permite aos empresários antecipar as receitas provenientes de transações comerciais, vendas ou prestações de serviços, designadamente as que tenham sido suportadas em Letras (ver caixa em baixo).

Ou seja, através desta operação, o banco vai adiantar ao empresário o valor nominal do título de crédito, deduzido de uma quantia correspondente aos juros calculados até à data de vencimento, outros encargos e impostos. Ou seja, o empresário não tem que esperar pelo vencimento das Letras para obter as receitas que tem a haver. Por isso mesmo, o desconto comercial é uma forma das empresas obterem pontualmente recursos de uma forma fácil e rápida.

Esta solução financeira poderá ser mais vantajosa para as empresas com atividade sazonal, uma vez que permite a distribuição temporal das receitas.

 

O que é uma Letra?

A Letra é um dos mais tradicionais títulos de crédito no mercado. Através da Letra, o sacador (o emitente do título) ordena a uma pessoa ou entidade (sacado) o pagamento (saque) de uma determinada importância a seu favor ou a favor de uma terceira pessoa.

 

Leia também os seguintes artigos:

– O que é o factoring?

– Como travar os pagamentos em atraso na sua empresa

– ABC do Empresário: O que é o IVA de Caixa?

– Fundo de maneio: Perceba a sua importância para a sua empresa

– Conciliação bancária: Como fazer passo a passo

– Dicas low cost para sete áreas da sua empresa

PUB

Conheça a oferta da Caixa para soluções de tesouraria das empresas aqui

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB