ABC do Empresário: O que é o Business to Consumer (B2C)?

Veja como são feitas as transações entre empresas e clientes no modelo business to consumer.

abc_610x253_artigo_b2c

 

ABC do Empresário: O que é o Business to Consumer (B2C)?

O B2C refere-se ao modelo de comércio eletrónico entre uma empresa e o consumidor, pela internet e sem intermediários. A sigla B2C (Business to Consumer) é traduzida pela expressão “empresa para o consumidor”. Trata-se portanto de todas as transações diretas, de produtos ou serviços, entre a empresa e os seus consumidores numa plataforma digital. Esta abordagem B2C visa portanto criar proximidade com os clientes.

Esta modalidade de e-commerce (que por sua vez é uma variante do conceito mais genérico de e-business) baseia-se numa loja virtual ou de comércio eletrónico. O termo tornou-se popular nos anos 90, durante o boom das lojas online e da venda de produtos e serviços de grandes empresas via internet, e teve rápido desenvolvimento no final do século XX – com descontos e promoções em compras na internet. Uma tendência muito apoiada pelo fomento das novas tecnologias.

Os famosos sites Amazon ou a Priceline são exemplos de sites de e-commerce B2C. Muitos deles apoiam-se em fortes estratégias de conteúdo, capazes de desencadear o interesse do seus públicos, criar laços de fidelização e incentivar à compra.

Existem duas características neste modelo de venda B2C. A primeira diz respeito ao processo de tomada de decisão da compra que é mais rápida. O negócio preocupa-se em chamar atenção de potenciais compradores e gerar a necessidade imediata de compra do produto. A segunda característica tem a ver com a escala de compras e, ao mesmo tempo, com sua personalização. Ou seja, ao mesmo tempo que a empresa contacta com um universo mais alargado de pessoas, tem oportunidade de responder de maneira mais direta às necessidades de cada um.

 

Leia também:

Como manter a sua concorrência debaixo de olho na internet

Como gerir uma crise nas redes sociais

Como lançar a sua empresa no Twitter?

Como lançar a sua marca através de um blogue

Como usar o LinkedIn a favor do seu negócio? 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB