ABC do Empresário: O que é um ‘business angel’?

Saiba como pode recorrer a um 'business angel' para financiar a sua 'startup'.

610x253_ABC Empresário

O que é um ‘business angel’?

De acordo com a Associação Portuguesa de Business Angels (APBA), “um business angel é um investidor privado que realiza investimentos em oportunidades nascentes (por exemplo, ‘startup’ ou ‘early stage’) e participa nos projetos com ‘smart money’, ou seja, além da capacidade financeira também contribui com a sua experiência e ‘network’ de negócios”.

Para os empresários em início de atividade, os ‘business angels’ podem assim ser considerados como uma espécie de “padrinhos”, que contribuem com capital em troca de uma participação no negócio, tal como no capital de risco. Na mira dos ‘business angels’ está também um elevado retorno nos projetos em que investem, mas também novos desafios empresariais. Além de se assumirem como mentores – prestando uma ajuda preciosa com a sua experiência e ‘know how’ na gestão de pequenos negócios – os ‘business angels’ realizam investimentos que, por norma, variam entre os 25.000 e os 500.000 euros. Um capital cedido a empresas emergentes, cuja dimensão é ainda muito pequena para atraírem fundos de capital de risco de maior dimensão.

Desta forma, os ‘business angels’ são muitas vezes os primeiros investidores individuais a que o empreendedor tem acesso. Trata-se de pessoas com experiência na área da gestão que apoiam o empreendedor – com capital; com o seu ‘know how’; e também a encontrar os primeiros clientes ou parceiros. Em 2014 foi criada a nova Linha de Financiamento a Business Angels (IN2BA), no valor de 15 milhões de euros para apoio ao empreendedorismo através de ‘business angels’. Para mais informações sobre o investimento através de ‘business angels’ pode visitar o site da APBA.

 

Leia também: 

Microcrédito: Conheça três negócios até 15 mil euros

Financiamento: Saiba como funcionam as ‘convertible notes’?

 Investe Jovem: O novo apoio para lançar o seu negócio

Saiba como atrair os investidores para o seu negócio

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB