ABC do Empresário: O que é um ‘pitch’?

Saiba como fazer um 'pitch' perfeito e conseguir cativar o interesse de investidores para o seu negócio.

Pitch_610x253_artigo

ABC do Empresário: O que é um ‘pitch’?

O ‘pitch’ é uma pequena apresentação de três a cinco minutos com o objetivo de apresentar produtos ou serviços a clientes e dar a conhecer ideias de negócio a investidores. A ideia subjacente a um ‘pitch’ é captar o interesse, iniciar uma conversa, ou fechar uma venda.

A apresentação deve conter apenas as informações essenciais do projeto, porque os empreendedores têm um momento muito curto para cativar a audiência (daí a expressão ‘elevator pitch’). O ‘pitch’ deve ser conciso, objetivo e simples para que qualquer pessoa que esteja ouvir entenda a mensagem. Não se esqueça de mencionar alguns elementos essenciais no seu discurso, como por exemplo qual é o projeto; qual o mercado onde irá atuar; qual a solução que vai apresentar; o que procura.

O ‘pitch’ é, normalmente, apresentado verbalmente e acompanhado de três a cinco slides que ilustrem o conceito do projeto que está em cima da mesa. Também conhecidas como “apresentações-relâmpago”, os ‘pitchs’ são uma oportunidade de ouro para os empreendedores verem o seu projeto avaliado. Por isso, fale de uma forma clara, demonstre conhecimento total do projeto, e a sua capacidade de executá-lo.

Para ter sucesso na sua apresentação, tome ainda nota das seguintes dicas:

– Pense bem no que vai falar.

– Escreva numa folha os pontos essenciais do seu negócio.

– Ensaie. Em casa, em frente ao espelho. A preparação é fundamental para que não se esqueça de dizer nada relevante. Assim ganhará mais confiança e tranquilidade quando enfrentar a audiência.

– Peça opinião. Apresente a sua ideia a alguém e veja se a sua mensagem foi passada.

 

Leia também os seguintes artigos: 

– Como fazer uma boa apresentação em menos de 20 minutos 

– Dicionário para startups: Conheça 20 termos obrigatórios

– Sete perguntas que os investidores fazem aos empreendedores

– Dicas low cost para sete áreas da sua empresa

– Pitch: Como brilhar numa entrevista em três minutos

– Seis programas de televisão para empreendedores

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB