Qual é a diferença entre incubadoras e aceleradores?

Incubadoras e aceleradores empresariais são frequentes no ecossistema empreendedor. Descubra o que distingue estes apoios.

Aceleradores empresariais e incubadoras: qual a diferença?

ABC do Empresário: Qual a diferença entre incubadoras e aceleradores?

Para quem tem uma ideia de negócio e quer prosseguir caminho no mundo das startups, a opção mais acertada é procurar apoio especializado. No ecossistema de empreendedorismo português, a oferta de incubadoras e aceleradores empresariais (também conhecidos por programas de aceleração) começa a ser ampla. Ambos ajudam ao desenvolvimento de uma startup, mas existem diferenças cruciais. Sobretudo no que diz respeito à duração do apoio e estado de maturação das empresas abrangidas. Descubra as diferenças.

 

Incubadoras: um ninho para ideias de negócio

Como o próprio nome indica, as incubadoras ‘protegem’ as startups em início de vida, até que estas tenham condições para sobreviver e seguir caminho por si próprias. Vocacionadas para startups em estado inicial (por vezes apenas equipas com uma ideia de negócio, sem uma empresa formada), as incubadoras disponibilizam espaço de trabalho e apoio de especialistas com experiência no mundo empresarial.

A duração da incubação é, por norma, prolongada (frequentemente, mais de ano e meio), o que permite às startups desenvolver a sua ideia de negócio sem constrangimentos de tempo e orçamento. Até porque a maioria das incubadoras oferece apoio (espaço de trabalho e serviços) a custo reduzido ou de forma gratuita. Descubra mais no artigo “Incubadoras empresariais: Conheça as vantagens”.

Como muitas incubadoras são criadas por iniciativa de universidades, autarquias ou entidades sem fins lucrativos, não é exigida participação na empresa (‘equity’) em troca da incubação. No entanto, certas incubadoras (com maior prestígio ou serviços mais abrangentes) podem requerer uma ‘equity’ às startup apoiadas.

 

Aceleradores empresariais: o valor da formação intensiva

Enquanto uma incubadora é uma estrutura fixa e continuada, os aceleradores são programas de duração mais limitada (entre dois a quatro meses, na sua maioria) e formação intensiva. Com sessões frequentes de tutoria especializada, os aceleradores são sobretudo vocacionados para empresas em early-stage, que querem preparar-se para financiamento de capital de risco. No final de cada acelerador, é organizado um ‘Demo Day’, de apresentação das empresas a investidores. Interessado num programa de aceleração em Portugal? Consulte o artigo “8 programas de aceleração de Norte a Sul”.

 

Tome nota:

A Portugal Ventures, organismo público de capital de risco, define ‘Early Stage’ como a “fase inicial do ciclo de vida de uma empresa”, abrangendo as etapas ‘Seed’ (antes do arranque formal de uma empresa) e ‘Startup’ (empresa recém-criada ou em fase de constituição). A fase ‘Early Stage’ decorre “até se iniciarem vendas recorrentes de produtos ou serviços”.

 

A maioria dos aceleradores empresariais exige às startups, em contrapartida, uma participação na empresa. Sobretudo se as participantes receberem um montante de investimento inicial para desenvolverem o produto, logo no arranque do programa de aceleração. Como complemento, algumas destas iniciativas incluem ainda espaço de trabalho a tempo inteiro para as participantes.

 

Qual a melhor opção para a sua startup?

Indeciso entre uma candidatura a incubação ou a um programa de aceleração? Para escolher a melhor opção, deverá ter em conta o perfil da sua empresa e as necessidades atuais – necessita de desenvolvimento a longo prazo ou investimento em capital de risco? Para saber mais, leia o artigo “Incubação ou aceleração: Qual é a melhor aposta?

 

Leia também:

5 ensinamentos Caixa Empreender Award para empreendedores

Dicionário para ‘startups’: Conheça 20 conceitos obrigatórios

Cinco cursos online para empreendedores

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB