AICEP promove internacionalização em ‘roadshow’

Arranca esta quarta-feira o 'roadshow' promovido pela AICEP e que irá levar o tema da internacionalização das empresas a 12 cidades lusas.

internacionalizaçãoDurante 12 Meses, em 12 cidades, um ‘roadshow’ totalmente dedicado à internacionalização das empresas portuguesas. Esta é a mais recente proposta da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que realizará, de 17 de setembro de 2014 a 17 de setembro de 2015, o “Roadshow Portugal Global”. Durante o próximo ano, este ‘roadshow’ irá percorrer doze cidades do norte ao sul do país “com o objetivo de reforçar a sua política de proximidade, indo ao encontro das empresas que querem iniciar ou aumentar os seus negócios internacionais”.

De acordo com a AICEP, esta iniciativa justifica-se pelos números relativos às exportações portuguesas em 2014, que demonstram que as empresas nacionais continuam a apostar forte na comercialização com os mercados internacionais. “A palavra exportação faz cada vez mais parte do léxico das empresas e Portugal é hoje um país mais exportador. As exportações, acompanhadas pela contenção nas importações, continuam a ser o principal motor desta dinâmica económica que está a levar a economia portuguesa a crescer”, explicou ao Saldo Positivo fonte oficial da AICEP, sublinhando que cada vez mais os gestores percebem “que o mercado interno é pequeno para as suas aspirações”.

Segundo dados atualizados do Instituto Nacional de Estatística, citados pela AICEP, entre janeiro e julho de 2014 as exportações de bens cresceram 4% face ao mesmo período do ano passado, a que se soma o aumento das exportações pelo quarto ano consecutivo em 2013, tendo o saldo global da balança comercial melhorado cerca de 3.000 milhões de euros. Por outro lado, refere a AICEP, no primeiro trimestre de 2014 as exportações de bens também aumentaram (5,5%, face ao período homólogo), sendo o mês de Janeiro o período de maior crescimento destas, registando um acréscimo de 2,3% em relação a 2013.

 

12 meses, 12 cidades para promover a internacionalização

Leiria, Braga, Coimbra, Guarda, Aveiro, Faro, Viseu, Bragança, Ponta Delgada, Évora, Lisboa e Porto serão as cidades visitadas nos próximos 12 meses (uma por mês). Em cada um destes pontos de paragem do ‘roadshow’ serão apresentados os perfis dos mercados em análise e suas oportunidades de negócio nos diversos sectores de atividade, assim como o testemunho na primeira pessoa de empresas portuguesas. “Com esta iniciativa, a AICEP pretende igualmente descentralizar a atividade de capacitação empresarial, para além de Lisboa e Porto, adaptando-as às necessidades das empresas exportadoras das cidades e regiões contempladas no programa”, explicou fonte oficial da AICEP em declarações ao Saldo Positivo.

Além disso, o “Roadshow Portugal Global” trará a Portugal representantes da AICEP em vários pontos do mundo e contará também com o conhecimento de diversos agentes económicos, nacionais e regionais, sobre a melhor forma de abordar os mercados estrangeiros que serão analisados ao pormenor. A lista de mercados inclui países como o Japão, Polónia, França, Moçambique, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Alemanha, Argélia, Reino Unido, Canadá, Angola, Brasil, Colômbia, Peru e México, entre outros.

A primeira etapa deste ‘roadshow’ realiza-se já no próximo dia 17 de setembro em Leiria, com o apoio da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e dará destaque aos mercados do Japão e da Polónia. Serão também analisadas as oportunidades de negócio para os setores relevantes da região (casa, agroalimentar e moldes), assim como os apoios à internacionalização das empresas.

Nesta sessão, caberá à NERLEI fazer um enquadramento da região de Leiria no plano das exportações, seguindo-se a intervenção do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, sobre a internacionalização das empresas e da economia portuguesa. Por seu lado, os diretores da AICEP no Japão e na Polónia irão apresentar um perfil destes mercados e oportunidades de negócio. Além de patrocinar o “Roadshow Portugal Global”, em Leiria a Caixa Geral de Depósitos enquadrará os apoios financeiros às empresas em processo de internacionalização.

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas ‘online’ até 15 de setembro. Pode consultar o programa aqui.

 

Calendário do Roadshow Portugal Global

  • Leiria – 17 setembro 2014
  • Braga – 23 outubro 2014
  • Coimbra – 26 novembro 2014
  • Guarda – 10 dezembro 2014
  • Aveiro – 14 janeiro 2015
  • Faro – 11 fevereiro 2015
  • Viseu – 18 março 2015
  • Bragança – 15 abril 2015
  • Ponta Delgada – 13 maio 2015
  • Évora – 17 junho 2015
  • Lisboa – 15 julho 2015
  • Porto – 17 setembro 2015

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

-Caixa lança microsite de apoio à internacionalização

-Siga os conselhos para investir em Angola

-Quais as formalidades para exportar?

-Guia: Como levar a sua empresa para a China

 

Para saber mais sobre as oportunidades de investimento em Angola, veja este vídeo da Caixa Geral de Depósitos

PUB

Conheça a oferta da Caixa

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB