Como criar um canal no YouTube?

Faça do YouTube um elemento chave da estratégia de marketing digital da sua empresa, sem custos. O primeiro passo é criar um canal na plataforma.

Como criar um canal no youtube

Como criar um canal no YouTube?

Gratuito e com um alcance ímpar, a plataforma de vídeos YouTube é uma peça fundamental de marketing digital. O potencial é grande. Um bom conteúdo em vídeo pode ser o ‘segredo’ para que a sua marca ganhe alcance viral com recursos ‘low cost’. Só em Portugal, cerca de dois milhões de pessoas têm conta no YouTube, indica a Marktest. Imagine quantos possíveis clientes da sua empresa estarão, neste momento, a navegar nesta plataforma.

A importância do YouTube tem ganho eco no tecido empresarial português.  Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas, 36% das empresas nacionais (com 10 ou mais colaboradores) utilizam websites de partilha de conteúdos. Aqui inclui-se o YouTube, de forma destacada, mas também outras plataformas de menor alcance como o Flickr ou o Vimeo. Descubra como fazer um canal no YouTube.

 

Passo 1: Crie a conta no YouTube

Aceda a www.youtube.com e crie a sua conta no YouTube.

– Clique em “Iniciar Sessão”, no rectângulo azul do canto superior direito. Terá acesso a um ecrã para ‘login’ com a sua conta Google (com a opção de criar uma conta nova). Assim que o ‘login’ estiver feito, voltará automaticamente para o ambiente YouTube, já com um utilizador registado.

Nota: O YouTube faz parte da Google. Conseguirá criar um utilizador e um canal no YouTube se a sua empresa estiver registada com uma conta Google. Das duas uma, ou cria uma nova conta Google para o seu negócio; ou associa uma conta existente (se tiver uma conta de Gmail da sua empresa, por exemplo, já é um utilizador registado). O registo irá gerar também um utilizador na Google+, a rede social da Google.

 

Passo 2: Crie o canal YouTube da sua empresa

Agora que já está registado no YouTube, vai precisar de criar um canal. É a partir deste espaço virtual que poderá carregar vídeos na plataforma (à semelhança do que acontece com os vários canais de televisão, que apresentam os seus próprios conteúdos).

– Na página principal do YouTube, clique no símbolo do utilizador (bola colorida no canto superior direito do ecrã). De seguida, escolha a opção “Creator Studio”.

Clique na frase azul “Criar um canal” que surgirá, em grande destaque, no ecrã.

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– Feito isto, surgirá uma caixa com o título “Utilizar o YouTube como…”. Aproveite e preencha o nome que quer ver associado ao seu canal YouTube (o nome da sua empresa ou da sua marca, por exemplo, para facilitar a pesquisa). Indeciso quanto ao nome que vai usar? Não se preocupe, poderá alterá-lo posteriormente.

Clique em “Criar Canal” para finalizar este processo.

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Passo 3: Personalize o seu canal

Crie uma imagem própria do canal YouTube ao personalizar as imagens de utilizador (via Google+) e de capa. Desta forma, estará a dar uma identidade visual forte ao espaço da sua empresa no YouTube.

Escolha a opção “O meu canal” no menu da coluna da esquerda (na página inicial do YouTube).

Desloque o cursor do rato por cima das imagens do seu canal, até surgir um pequeno ícone de um lápis. Ao clicar neste símbolo, poderá alterar o ícone do canal (quadrado colorido, à esquerda) e de capa/ ‘Channel Art’ (retângulo cinzento). As medidas recomendadas são, respetivamente, 800x800px e 2560x1440px.

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Nota: Teste a visualização do seu canal em vários dispositivos (‘smartphone’, computador e ‘tablet’) para garantir que as imagens se adequam nos diferentes formatos. 

Clique na opção “Descrição do canal” (em baixo da imagem) e descreva, em poucas palavras, a sua marca. Faça-o de forma apelativa e complemente a descrição com um ‘link’ para o site da sua empresa. Aproveite e altere o nome do seu canal (se necessário). Guie-se pelo exemplo do Saldo Positivo.

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Passo 4: Familiarize-se com a gestão do canal

Através do ‘Creator Studio’, conseguirá aceder a ferramentas importantes na gestão do seu canal YouTube. É importante que navegue e conheça os vários módulos e opções, antes de começar a lançar vídeos no YouTube. São estas opções que lhe permitem tirar o máximo partido do canal.

Aceda ao ‘Creator Studio” do seu canal, clicando no ícone de utilizador (bola no canto superior direito da página).

– Vai ser reencaminhado, automaticamente, para o ‘Painel de Controlo’ do seu ‘Creator Studio’. Aqui pode ter acesso aos seus vídeos, estatísticas de visualização dos conteúdos e notificações importantes. Personalize a que módulos quer aceder no ‘Painel de Controlo’ escolhendo a opção “Adicionar ‘widget’”.

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Navegue pelo menu do lado esquerdo para descobrir novas opções do ‘Creator Studio’. Em ‘Canal’, por exemplo, tem acesso às configurações principais do seu canal (incluindo o editor de vídeos, a possibilidade de transmissões em direto, a inclusão de anúncios nos seus vídeos ou a pré-configuração de opções para os futuros vídeos que vai lançar).

– Além de “Canal”, o menu do lado esquerdo dá-lhe acesso a opções de “Gestor de Vídeos”, “Transmissão em Direto”, “Comunidade” (onde poderá fazer a gestão de comentários aos seus vídeos), “Analytics” (estatísticas sobre os seus conteúdos), “Traduções e Transcrições” e “Criar” (com acesso a uma biblioteca de músicas e ao editor de vídeos).

 

Passo 5: Faça o upload do seu primeiro vídeo

Chegou o momento de carregar o primeiro vídeo. Crie um conteúdo apelativo e lance  a sua presença no YouTube. Para começar, poderá fazer um ‘trailer’ sobre a sua empresa. Ou seja, um vídeo curto e dinâmico sobre as suas marca e negócio.

Clique na seta cinzenta que está no topo da página (ao canto direito, perto do ícone de utilizador e dos alertas).

Escolha o vídeo que quer lançar no seu canal (tem de estar disponível no seu computador, tablet, ou smartphone).

– Enquanto o ‘upload’ (carregamento) é finalizado, complete as informações sobre o seu vídeo. Escolha um título, uma descrição e etiquetas apropriadas. Defina também se o seu vídeo vai ser público (visível a qualquer utilizador) ou privado.

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